Pós-venda: saiba o que fazer para encantar seus clientes

O pós-venda é um conjunto de ações destinadas a manter ativa sua relação com o cliente mesmo após a venda de um produto. Saiba mais sobre pós-venda aqui!

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O que você vai ver nesse texto:

Se você pensa que a relação com seus clientes acaba após a venda do seu produto, saiba que está enganado! 

O processo de pós-venda é fundamental para fortalecer os laços com o seu cliente e potencializar suas vendas. 

No decorrer deste texto, você vai aprender mais sobre o objetivo do pós-venda, seus benefícios e como implementar essa etapa de maneira eficiente em seu negócio. 

Aproveite o texto!

Afinal, o que é pós-venda?

O pós-venda é um conjunto de ações destinadas a manter ativa sua relação com o cliente mesmo após a venda de um produto. 

A etapa do pós-venda cria a sensação de proximidade do consumidor com sua marca, deixando ele mais confiante e seguro para adquirir outros produtos do seu comércio.

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Qual é o objetivo do pós-venda?

O objetivo do pós-venda é estreitar a relação de um comércio com seus consumidores, criando uma relação duradoura e de qualidade que beneficie ambas as partes. 

Quando você procura atender as necessidades do seu cliente após ele efetuar uma compra, demonstra que está preocupado não somente com fechar uma venda, mas também com a satisfação do consumidor em relação ao seu produto.

Os 3 benefícios de um pós-venda eficiente

Fidelização do consumidor

Atrair novos clientes para o seu negócio é sempre importante, mas manter uma ligação com aqueles que já adquiriram seu produto é mais vantajoso do que você imagina. 

Quando você deseja atrair novos clientes precisa conquistá-los do zero, você e seus concorrentes estarão em uma disputa por esse consumidor e vencerá aquele que desperte maior interesse para ele.

Quando você já tem um cliente e mantém uma relação duradoura com ele após uma compra, por meio de um pós-venda eficiente, ajuda a preservar o interesse daquele consumidor pela sua marca.

Assim, quando seu cliente pensar em algum produto ou serviço que você comercialize, irá comprar de você e não da concorrência, pois conhece e confia em seu negócio.

Aumento de vendas

Segundo dados da Invesp, empresa de serviços de software, especialista em otimização de conversão, a probabilidade de vender novamente para um consumidor que já teve contato com seu negócio é de 60% a 70% maior do que vender para um consumidor que não conhece sua marca. 

Além disso, de acordo com estudos, clientes fidelizados compram até 10 vezes mais que novos consumidores. 

Ou seja, quanto maior sua taxa de retenção de clientes, maiores serão os lucros gerados.

Redução de custos

Investir no pós-venda ajuda a reduzir os custos com prospecção de clientes, como afirma Philip Kotler, considerado o pai do marketing, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual”.

Vale ressaltar que clientes satisfeitos trazem novos clientes para o seu comércio. 

Ter clientes fiéis que indiquem sua marca para outras pessoas é uma forma simples e gratuita de promover seu negócio.

Clientes felizes ajudam no marketing do seu comércio!

Como encantar seu cliente com o pós-venda

Faça follow up

Acompanhar seus clientes e saber a opinião deles em relação ao seu produto ou serviço é fundamental para manter uma relação duradoura e de qualidade. 

Entre em contato através de ligações, e-mails ou redes sociais e procure saber se as expectativas foram atendidas, se há dúvidas em relação ao produto… 

Lembre a ele que sua empresa está por perto para ajudá-lo sempre.

O follow up é muito utilizado para agradecer ao cliente pela sua compra e fazer pesquisas de satisfação, mas não se limite a isso, entre em contato em datas comemorativas como aniversários, se você tem um produto novo apresente seu lançamento, ofereça ofertas exclusivas, essa é uma maneira de encantar seus consumidores e fidelizá-los. 

Utilize cross selling ou up selling

Essas estratégias de venda podem ser aplicadas momentos antes de uma venda ou mesmo no pós-venda. Saiba um pouco mais:

O cross selling se resume a oferecer para seu cliente um produto complementar àquele que ele adquiriu ou pretende adquirir. 

Imagine que você tem uma loja de calçados e seu cliente comprou um tênis esportivo, você pode oferecer para ele um par de meias. 

Oferecer produtos complementares estimula o cliente a comprar mais produtos de forma natural.

Já o up selling acontece quando você oferece para seu consumidor um upgrade da compra efetuada, em outras palavras, incentivar o cliente a gastar um pouco mais por um produto melhor do que ele iria comprar. 

Se você tem um restaurante, por exemplo, e um cliente deseja comprar um almoço, você pode oferecer para ele substituir a salada pequena, que vem como cortesia, por uma salada completa se ele pagar R$5,00 a mais.

Cross selling e up selling são técnicas utilizadas para aumentar seu volume de vendas e melhorar a experiência do cliente.

Crie programas de fidelidade

Para que um cliente mantenha uma relação fiel com seu negócio, ele precisa sentir que, assim como você, vai ter algum benefício nesse relacionamento.

Por isso, uma ótima maneira de fazer com que seu cliente se sinta especial, é criar programas de fidelidade

Você pode optar por um dos programas mais populares: Sistema de Pontos, a cada compra seu cliente acumula pontos que geram descontos ou até mesmo brindes.

Você também pode oferecer acesso a serviços/produtos exclusivos ou criar parcerias com outras empresas e oferecer benefícios para seus clientes mais fiéis.

Em nossa seção “Histórias que Inspiram”, nosso cliente Wilde pode ajudar você com alguns conselhos para fidelizar seus clientes no texto: 3 dicas de um empreendedor para loja de alimentos naturais

Siga as dicas do baiano que fez do seu trabalho da faculdade, um negócio de sucesso!

Contrate um sistema de controle de vendas

Implementar um sistema de controle de vendas ajudará você a ter uma gestão melhor do seu negócio. 

Ele será o responsável por reter todas as informações sobre suas vendas e seus clientes, fornecendo relatório detalhados, analisando as métricas e apontando as melhores oportunidades de vendas para você.

Qual o melhor sistema para ajudar no pós-venda?

O melhor sistema sempre será aquele que consiga atender suas necessidades, de forma simples e intuitiva.

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Conclusão

Agora que você já sabe a importância de um pós-venda eficiente e o impacto que ele pode gerar em seu comércio, não deixe de colocá-lo em prática. Aumente suas vendas fidelizando seus clientes! Destaque-se da concorrência e promova seu negócio ainda mais.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Não deixe de comentar.


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Camila Upegui

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!

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