
Margem de Lucro Automática
Com o recurso de margem de lucro (Markup) do Nex você pode:
- Defina, nas configurações, um Markup padrão ou específico para cada mercadoria
- Uma vez configurado o Markup, basta inserir o custo do produto que o seu preço de venda é calculado automaticamente
- Além do preço de venda, o Nex também recalcula e atualiza os custos unitários dos produtos automaticamente!
- Basta fazer a entrada de estoque da compra via XML da nota fiscal
- Você não precisa atualizar os valores a cada compra realizada
- Acompanhe seu lucro em tempo real, pelo seu celular com os relatórios de vendas do App do Nex
- Receba também relatórios de lucratividade por período no Nex do seu desktop
Sistema de Gestão Comercial
Baixando o Nex você não tem apenas uma calculadora de margem de lucro, você tem um Sistema de Gestão Comercial!
Administre sua loja por completo usando recursos como:
- Controle de Estoque e Vendas
- Site para vendas online
- Orçamentos
- Contas a Pagar
- Controle de caixa
- Aplicativo de Vendas
- Relatórios Financeiros e muito mais
Primeiros Passos com o Nex
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O que as pessoas dizem sobre o Nex
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Sobre nósPerguntas frequentes
Apesar de parecer abstrato e numericamente complexo, o conceito é simples: margem de lucro é o valor (em forma de porcentagem) adicionado ao custo de produção de um produto, para que se chegue ao preço definitivo de venda. O principal papel da margem de lucro, então, é servir de instrumento para precificar os seus produtos, e, dessa forma, monitorar a saúde financeira do negócio.
Porém, a fim precificar as mercadorias com maior precisão e garantir que todas as despesas sejam cobertas, o índice Markup acaba sendo mais completo. Ele é calculado levando em consideração todas as despesas envolvidas na venda de um produto e a própria margem de lucro, e é aí que o Nex entra na jogada: uma vez que essa porcentagem é calculada, você pode configurar o sistema para inserir automaticamente os preços dos itens a partir de seus custos.
1. Para precificar bem os seus produtos, você precisa definir seu Markup.
2. O Markup é uma porcentagem baseada em todas as despesas para a venda de um produto, somadas à margem de lucro que você definir
3. Entenda por despesas: contas de água e luz, aluguel, internet, despesas bancárias, impostos, salários e ordenado, etc.
4. Uma vez definida a porcentagem fixa de markup, basta multiplicá-la pelo custo de produção de cada mercadoria
Se quiser saber em detalhes como precificar seus produtos da melhor forma, clique aqui e leia este texto do blog.
Mesmo se você optar por precificar seus produtos a partir do Markup, o cálculo da margem de lucro é necessário. Para isso, há uma fórmula simples que você deve utilizar:
Margem de lucro líquida = Margem de Lucro Líquida = Lucro líquido / Receita total x 100
Já para o Markup, a conta é um pouquinho diferente e, mesmo que essas questões matemáticas possam parecer complicadas no início, não se preocupe, com a prática vem o costume, e as fórmulas vão ficando quase que automáticas em sua mente. Primeiro, vamos categorizar os tipos de despesas do negócio e abreviá-las para ficar mais fácil:
DF: Despesas Fixas
DV: Despesas Variáveis
ML: Margem de Lucro
Agora, é só aplicar os resultados obtidos em sua loja, em determinado período, na fórmula abaixo:
Markup = 100/100-(DF+DV+ML)
Saiba mais, clicando aqui.
A margem de lucro ideal acaba sendo uma grande questão para muitos comerciantes e empresários, pois nem sempre é fácil conciliar a rentabilidade do negócio com a demanda dos consumidores e os preços de mercado. Embora o valor possa variar enormemente de acordo com o ramo de atividade e cada mercadoria vendida, existem alguns valores gerais para te guiar melhor: para o comércio, a margem ideal fica entre 10% e 20%; na indústria, valores de 8% a 10% são o indicado; por último, no caso dos serviços a porcentagem costuma ser mais alta, algo entre 20% e 30%.
É importante mencionar que, para o PROCON, a margem de lucro do comércio é considerada abusiva quando está acima de 20% entre o valor pago pelos estabelecimentos às distribuidoras e o preço cobrado ao consumidor final. Ou seja, esse valor não considera o manuseio, preparo ou confecção, somente a revenda de produtos.
Aqui neste espaço você já recebeu dicas bem valiosas, mas se quiser ficar por dentro de tudo que envolve margem de lucro, tenho uma boa notícia! No nosso blog, temos um texto completo só sobre este assunto. Clique aqui e confira.