Bundling: entenda o que é e venda mais com essa estratégia

Bundling: o que é? Nesse texto, você verá o significado e de como funciona essa estratégia de venda!

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O que você vai ver nesse texto:

O mercado digital está cada vez mais competitivo e ganhando espaço nas lojas de pequeno, médio e grande porte. Nesse cenário, uma estratégia que tem se destacado é o "bundling", uma abordagem que visa não apenas maximizar as vendas, mas também aprimorar a experiência de compra do cliente.

O bundling consiste em oferecer produtos ou serviços complementares como um pacote único, atraindo os consumidores ao proporcionar valor adicional e conveniência.

Ao longo do texto, irei compartilhar com você os tipos de bundling, as vantagens de tê-lo na sua loja online e como implementá-lo na sua estratégia de venda. Confira! 

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O que é bundling?

O bundling, a sua tradução para o português, significa agrupamento. Ele é conhecido no Brasil como agrupamento de produtos, é uma estratégia de vendas que envolve a combinação de dois ou mais produtos relacionados em um pacote para oferecer aos clientes. 

Ele permite que os consumidores comprem vários produtos por um preço único, geralmente o valor final é atrativo do se comprassem os itens individualmente. 

Por exemplo, uma loja de cosméticos pode oferecer um bundle que inclui um hidrante corporal, um esfoliante e um sabonete líquido corporal que combinam entre si, permitindo que o consumidor tenha um cuidado com a pele completa de forma fácil e com um preço atrativo. 

Tipos de bundling

A seguir, você verá os tipos de bundle e como utilizá-los na sua loja online. 

Bundle tradicional

O bundle tradicional consiste em oferecer um conjunto fixo de produtos em um pacote. Os itens dessa estratégia são pré-selecionados e não podem ser alterados ou substituídos. 

Por exemplo, um bundle tradicional pode incluir um lápis, uma borracha e um apontador. 

Bundle de produtos iguais

O bundle de produtos iguais, o foco é oferecer múltiplas mercadorias idênticas como parte de um único pacote. 

Essa estratégia incentiva a compra em maior quantidade, oferecendo um desconto ou uma vantagem atrativa. Por exemplo, o bundle de produtos iguais pode ser a famosa produção do “compre 1 e leve 2”, onde o cliente adquire dois itens iguais pelo preço de um. 

Exemplo de uma promoção de produtos iguais: 

Bundle de produtos relacionados

Já o bundle de produtos relacionados são itens agrupados que estão relacionados, mas não são necessariamente idênticos. 

Por exemplo, um bundle de produtos relacionados poderia ser um kit de eletrônicos e acessórios, como um fone de ouvido, uma capa protetora e um carregador. Esses itens são complementares entre si e oferecem o suporte necessário para o cliente utilizar o celular no dia a dia. 

Bundle flexível

O bundle flexível, como o próprio nome diz, os clientes podem personalizar o pacote conforme as suas necessidades e preferências. Eles têm a liberdade de escolher os produtos que desejam incluir no pacote a partir de uma pré-seleção. 

Um exemplo de bundle flexível é uma loja de roupas que permite que os clientes escolham as peças que desejam incluir no pacote. 

Bundle por assinatura

Por último, mas não menos importante, os consumidores pagam uma taxa mensal ou anual para terem acesso a um conjunto de produtos por um determinado tempo. É comum ver essa estratégia em streaming de música, vídeos ou assinaturas de produtos de caixas mensais. 

Um exemplo de bundle por assinatura é a livraria Tag livros, a loja tem diversos pacotes para os clientes assinarem e receberem mensalmente livros diversos em suas casas.

Fonte: Tag livros

Vantagens da estratégia de bundling

Para os negócios

As vantagens de utilizar a estratégia de bundling no negócio são várias, sendo elas: 

  • Aumento das vendas: uma das principais vantagens da estratégia de bundling é o aumento nas vendas. Ao oferecer produtos relacionados em um único pacote, os comércios podem atrair clientes que estão interessados em obter mais mercadorias por um preço mais atrativo do que comprariam os itens separadamente.
  • Maior rentabilidade: ao criar bundles, as lojas podem aumentar sua rentabilidade, uma vez que os custos de distribuição podem ser reduzidos quando os produtos são agrupados. Além disso, bundles podem estimular a compra de produtos complementares, que talvez não teriam sido adquiridos de outra forma.
  • Diferenciação no mercado: o bundling pode ser uma forma eficaz de diferenciação no mercado competitivo. Oferecer pacotes exclusivos e personalizados pode ajudar a empresa a se destacar dos concorrentes e conquistar uma posição única na mente do consumidor.
  • Fidelização de clientes: ao oferecer bundles atraentes e vantajosos, os negócios podem construir lealdade e fidelização entre seus clientes. Os consumidores tendem a apreciar a conveniência de adquirir produtos em um único pacote e, assim, podem voltar a comprar com a empresa no futuro.
  • Promoção de produtos menos populares: o bundling também pode ser uma forma eficaz de promover produtos menos populares ou de lançamento recente. Ao combiná-los com produtos mais procurados, a loja pode aumentar a visibilidade e as vendas desses itens menos conhecidos.

Para os clientes

O bundling não é apenas vantajoso para os negócios, os consumidores têm muitas vantagens a pegarem promoções de conjuntos de produtos, como: 

  • Valor atrativo: uma das principais vantagens para os clientes é o valor adicional que recebem ao comprar um bundle. Eles têm acesso a produtos ou serviços complementares, muitas vezes por um preço mais atraente do que se comprassem cada item separadamente.
  • Maior conveniência: o bundling oferece ao cliente maior conveniência, pois eles podem adquirir vários produtos em uma única transação. Isso economiza tempo e esforço na busca por cada item individualmente.
  • Experimentação de novos produtos: os bundles podem incentivar os clientes a experimentar novos produtos que talvez não considerassem comprar separadamente. Essa abordagem abre novas possibilidades e oportunidades para os consumidores descobrirem e explorarem novidades.
  • Redução da sensação de escolha excessiva: em um mercado com muitas opções, os clientes podem sentir-se sobrecarregados com a quantidade de escolhas disponíveis. Os bundles ajudam a simplificar o processo de compra, facilitando a decisão do cliente.
  • Satisfação do cliente: quando os clientes percebem que obtiveram um bom negócio e valor pelo dinheiro gasto, sua satisfação tende a aumentar. Isso pode levar a uma experiência positiva de compra e, consequentemente, à fidelização do cliente.

Bundling e venda casada: qual a diferença?

É muito comum que os comerciantes e clientes confundam bundling e venda casada, porém elas são conceitos de ofertas diferentes em objetivos e legalidade. 

Como já foi dito anteriormente, o bundling é uma estratégia na qual os produtos são combinados e oferecidos como um pacote. Essa venda fornece conveniência aos clientes, aumentando o valor dos produtos e impulsionando a venda. 

Nesse caso, os consumidores têm duas opções: adquirir o pacote completo ou apenas os itens individualmente. 

O bundling é uma prática legal e é utilizada por empresas para impulsionar o valor da venda, criar diferenciação no mercado e oferecer uma solução completa aos clientes. 

Já a venda casada refere-se a uma prática ilegal em que um vendedor exige que os clientes comprem um item adicional como uma condição para adquirir o produto desejado. Nesse contexto, os clientes não têm a opção de escolher os produtos separadamente. 

Como implementar a estratégia de bundling?

Após saber quais os tipos de bundling, está na hora de saber aplicá-lo no seu negócio. Ao utilizá-lo na sua loja digital, você pode aumentar as vendas, alcançar mais clientes e tornar a experiência de compra satisfatória. 

Então, confira abaixo alguns passos para implementá-lo de maneira correta: 

Analise seu público-alvo

O primeiro passo para aplicar o bundling na sua estratégia de venda, é conhecer o público-alvo a fundo, como as suas necessidades, as preferências e os comportamentos de compra. Isso permitirá que você crie pacotes que sejam atrativos para os clientes. 

Você pode buscar esses conhecimentos através da criação de uma persona - personagens semi físicos que representam o seu cliente, ou até mesmo fazer uma pesquisa breve nas redes sociais, ou no Google. 

Conheça bem seus produtos e identifique oportunidades

Após entender o seu público, está na hora de analisar os seus produtos para identificar aqueles que são complementares. 

Nessa etapa, é importante considerar quais itens podem ser agrupados para um criar um pacote que seja atraente e valioso para os clientes. 

Defina a estrutura do pacote a ser ofertado

Nessa etapa, você já separou os produtos complementares, o que falta é definir a estrutura do pacote que vai ser ofertado. Você pode criar opções diferentes de kits de produtos ou optar por oferecer um pacote fixo que inclui um conjunto específico de mercadorias. 

Estabeleça preços atrativos

Além dos produtos ofertados que devem ser convidativos, é importante que o preço do pacote também seja atraente para o cliente. Mas lembre-se é essencial estabelecer um preço que seja justo para o seu negócio e seus clientes. 

Para que você não coloque um valor abaixo ou acima do esperado, faça uma pesquisa de mercado para descobrir a faixa de preço que os consumidores estão dispostos a pagar e ajuste sua oferta de acordo com isso. 

Invista em marketing e crie campanhas de divulgação

A promoção dos pacotes é fundamental para alcançar o público-alvo e incentivar a compra. Mas para que isso aconteça, utilizar os recursos de marketing digital, como as redes sociais, as campanhas de e-mail marketing ou por anúncios pagos pode ser uma forma de alavancar as vendas. 

Caso queira saber mais sobre esse assunto, recomendo que leia o texto “Como fazer anúncios e impulsionar suas vendas” no blog do Nex!

Monitore os resultados e ajuste a estratégia se necessário

Após você ter realizado todos os passos acima, é importante monitorar os resultados dos seus pacotes, como os feedbacks dos clientes e as vendas. 

Você pode utilizar ferramentas para facilitar o monitoramento das vendas e o engajamento, como, por exemplo, o Google meu perfil da empresa. 

Além disso, certifique que as suas ofertas são atraentes e adaptadas às necessidades dos seus clientes. 

Use um sistema de gestão para controlar seu estoque

Ter um controle eficiente de estoque é essencial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou segmento. Gerenciar os produtos disponíveis, as quantidades e as datas de validade é um desafio constante, e é nesse cenário que um sistema de gestão se torna uma ferramenta indispensável para os empreendedores.

Um sistema de gestão, como o Nex, por exemplo, é uma solução que oferece uma série de recursos que facilitam o controle do estoque e aprimoram a administração do negócio. Com ele, é possível acompanhar em tempo real as movimentações do estoque, ter acesso a relatórios precisos sobre o desempenho das vendas, prever demandas futuras, entre outras funcionalidades que otimizam o processo de gestão.

Uma das funcionalidades estratégicas que o Sistema Nex oferece é o recurso de Kit/Combo. Trata-se da possibilidade de agrupar produtos diferentes em um único pacote, com um preço especial e atrativo para o cliente. 

As vantagens do recurso de Kit/Combo Oferta são diversas, sendo elas: 

  • O cliente tem a sensação de estar adquirindo um pacote de produtos vantajoso, o que pode incentivar a compra mesmo que ele não estivesse planejando adquirir todos esses itens separadamente. 
  • Além disso, essa estratégia pode ajudar a liquidar produtos com pouca saída, já que ao serem incluídos em um combo atraente, eles tornam-se mais atrativos para os consumidores. 
  • O controle de estoque torna-se mais eficiente, uma vez que o sistema reconhece a venda de um kit como a baixa individual dos produtos que o compõem.

Para exemplificar o recurso de Kit/Combo Oferta, apresentamos abaixo uma imagem de tela de um combo publicado no Nex:

Fonte: Conhecendo cosmeticos | Catálogo online Nex 

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Conclusão 

Chegamos ao final de mais um texto! Para concluir, vamos retomar alguns pontos importantes? 

O bundling é uma estratégia poderosa que permite aos negócios maximizar suas vendas e proporcionar maior valor aos clientes. Ao agrupar produtos ou serviços complementares em pacotes atrativos, os comércios conseguem estimular o interesse dos consumidores, aumentar as vendas e fortalecer sua posição no mercado. 

No entanto, é essencial equilibrar cuidadosamente a oferta para garantir que o pacote seja verdadeiramente vantajoso para os clientes e lucrativo para o negócio. 

Caso tenha alguma dúvida, pode escrever nos comentários ou voltar a ler esse texto quantas vezes for necessário. 

Te vejo nos próximos conteúdos. 

Até mais e boas vendas!

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Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

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