ChatGPT: o que é e como usar a ferramenta na sua loja

Saiba como usar o ChatGPT e entenda como essa ferramenta pode ser uma aliada em sua loja.

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O que você vai ver nesse texto:

Você já deve ter visto em alguma conversa, site, ou reportagem, algo a respeito da ferramenta de inteligência artificial chamada ChatGPT. 

Caso seja seu primeiro contato com essa tecnologia, não se preocupe, vamos ter um papo bem legal sobre ChatGPT, o que é e como funciona essa ferramenta.

Você conhece o sistema PDV do Nex? Automatize suas vendas com o sistema para frente de caixa do Nex e dê o pontapé inicial para vendas mais ágeis e simplificadas em sua loja.

ChatGPT: O que é?

O ChatGPT é uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ou Artificial Intelligence (AI) online, criada pela empresa OpenAI que possui sua versão gratuita e Plus.

Essa ferramenta de inteligência artificial responde comandos e perguntas quase que instantaneamente com uma variedade de informações, em diferentes linguagens, formatos e tons, podendo imitar escrita com sotaque, criar enredos, situações hipotéticas, resolver equações, entre uma infinidade de atividades.

Como surgiu essa ferramenta?

A criação da ferramenta foi um processo de tentativa e erro. O modelo foi treinado com muita informação escrita para que ele pudesse adivinhar as palavras e frases com base no contexto dado. No começo, foi usada uma versão anterior chamada GPT-2, que foi alimentada com uma quantidade enorme de texto da internet.

A ferramenta se popularizou em novembro de 2022, data do seu lançamento, trazendo uma nova perspectiva de automatização e otimização de diferentes processos de escrita, análise e criação de conteúdo. Atualmente já existe a versão ChatGPT-4, que é uma versão paga e em tese mais eficiente e atualizada.

9 maneiras de como usar o ChatGPT na rotina da sua loja

Vamos ver diferentes maneiras de como utilizar essa ferramenta em sua loja. Mas antes disso vamos explorar a parte prática de como acessar ChatGPT. 

Como usar o ChatGPT?

  1. Acesse o site oficial do ChatGPT através da pesquisa “OpenAI ChatGPT”.
  2. Ao acessar, verifique se o idioma da página está traduzido, para todos os casos, clique na opção “try on web” no idioma original ou “tente na web”, caso a página esteja traduzida.
  3. Realize o login na página aberta, lá você pode fazer uma conexão rápida escolhendo conectar em alguma conta existente sua do Google, Microsoft ou Apple.
  4. Como primeiro acesso, preencha seu nome, data de nascimento e número de celular.
  5. Após o preenchimento dos dados, um código de verificação será enviado para o número do seu celular e você poderá preencher na tela do site ChatGPT.
  6. Pronto, agora você está na tela inicial do chat propriamente dito e já pode enviar comandos para que a ferramenta responda.

Criação de descrições para produtos

Através da ferramenta, é possível criar descrição de produtos diversos e com riqueza de detalhes.

Exemplo de comando: Crie uma descrição curta e detalhada de uma calça moletom para iniciar a estação inverno.

Produção de conteúdo para redes sociais

Utilizar a inteligência artificial para criar textos é uma prática que pode facilitar muito a criação de conteúdo para redes sociais, que devem ser alimentadas constantemente e é muito comum faltar inspiração para criar tantos formatos.

Exemplo de comando: Faça um texto curto e criativo para uma publicação no Instagram sobre promoções na semana Black Friday.

Pesquisa sobre novidades e tendências no mercado

Como a inteligência artificial ChatGPT utiliza de um banco de dados extenso, ela traz uma visão abrangente ou específica de diversos assuntos de acordo com seu comando. É importante destacar que seu banco de dados possui atualização até o ano de 2021 e suas respostas são baseadas em informações até este ano, caso você pergunte algo de acontecimento posterior a esta data, a ferramenta fará uma dedução

Exemplo de comando: Cite 10 tendências no mercado de varejo de roupas para 2024.

Análise de concorrentes

A ferramenta de inteligência artificial ChatGPT não tem acesso a informações específicas de lojas próximas a você e a todos os concorrentes varejistas, por exemplo, mas através dela, você consegue ter uma noção de quais as práticas mais utilizadas pelo varejo e a partir daí fazer uma análise de concorrentes.

Exemplo de comando: Quais são as estratégias de venda mais utilizadas no mercado varejista?

Criação de mensagens personalizadas para clientes

Sabe quando você envia uma mensagem para uma conta comercial e aparece aquela mensagem automática de Whatsapp? É dela mesmo que vamos falar agora, mas com uma ferramenta bem mais divertida.

É possível utilizar textos do ChatGPT no Whatsapp de forma personalizada para seu comércio através da ferramenta Gepeto da ZapSign.

Para utilizar a ferramenta Gepeto no seu WhatsApp comercial, você precisa integrar o ChatGPT da Truora com o seu número de telefone comercial! A Truora é uma plataforma que permite criar chatbots automatizados para o WhatsApp. 

Para integrar o ChatGPT com o WhatsApp comercial, é só seguir os seguintes passos:

1. Acesse o site da Truora e crie uma conta.

2. Siga as instruções para configurar o seu chatbot no ChatGPT.

3. Conecte o seu número de telefone comercial ao ChatGPT.

4. Teste o seu chatbot no WhatsApp.

Uma vez que o seu chatbot esteja configurado e conectado ao seu número de telefone comercial, você pode usar o Gepeto para ajudar a responder perguntas frequentes dos seus clientes, agendar compromissos, enviar informações sobre produtos ou serviços, entre outras coisas.

Essas informações foram tiradas do bot (robô) do próprio ZapSign para melhor entendimento da ferramenta!

A utilização de ferramentas e recursos que automatizam seu comércio, traz mais precisão nos seus resultados e otimização de tempo, como a gestão de estoque, por exemplo, que com um sistema de gestão integrado, oferece mais segurança no armazenamento e quantidades disponíveis de seu produto!

Criação de textos promocionais

Com o comando certo e detalhado, você terá um texto pronto para vender um produto específico para promoções em cartazes, folhetos e em conteúdos online.

Exemplo de comando: Crie um texto curto, com promoções de uma loja de roupas, para peças de moletom a partir de 50 reais com 25% de desconto.

Ajuda para responder perguntas frequentes

Existem dúvidas que se repetem muito entre os clientes e criar um conteúdo para aplicativos que programem essas respostas automáticas, como no Instagram, por exemplo, otimiza seu tempo e mantém seus clientes informados.

Exemplo de comando: Crie respostas automáticas afirmativas para as perguntas frequentes: “vocês fazem entrega?”, “quais as formas de pagamento?” e “existe desconto para pagamento à vista?".

Produção de e-mail de vendas

Existem diferentes modelos de e-mail de vendas, que são conteúdos pré escritos e podem ser personalizados de acordo com o cliente. Com o ChatGPT online você consegue criar modelos diversos para situações específicas e adicionar as informações pessoais daquele cliente para uma mensagem mais personalizada.

Exemplo de comando: “Crie um modelo de e-mail de vendas para um cliente inativo que costumava realizar compras de acessórios de moda”.

Melhorar o suporte pós-vendas

Não é segredo para ninguém que a interação com o cliente não termina na hora do pagamento, já que o relacionamento é uma prática constante. É possível estreitar sua relação com o cliente utilizando essa ferramenta, que através de mensagens automáticas personalizáveis, torna o processo muito mais proveitoso e prático.

Entenda melhor sobre esse tema em nosso texto “Pós-venda: saiba o que fazer para encantar seus clientes” em nosso blog! Acesse e fique por dentro de técnicas e termos dessa prática.

Agora aplique esse conteúdo para comandos no ChatGPT e você verá a facilidade em realizar esse processo.

Exemplo de comando: “Faça um texto de follow up em formato de e-mail para um cliente que acabou de conhecer a loja”.

Dicas para melhorar a experiência

Para que você consiga desfrutar o melhor da experiência, separamos algumas dicas de ChatGPT, para que se sinta preparado a utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível. 

Faça perguntas claras e objetivas

Dar muitas voltas na sua pergunta pode confundir o entendimento da ferramenta na hora de responder. Faça perguntas preferencialmente curtas e com comandos diretos, como “cite 5 exemplos de” ou “escreva brevemente sobre”.

Teste diferentes abordagens

Caso você sinta que a resposta não te satisfaz, você pode tentar alternativas para obter um melhor resultado, como clicar na opção “regenerate response” logo acima da barra de digitação, para gerar outra resposta; copiar a resposta em questão e pedir para a ferramenta reescrever aquilo em palavras mais simples; ou então tentar uma nova abordagem, mudando a forma como fez a pergunta, acrescentando mais algum detalhe e algum outro comando, isso fará com que o ChatGPT entregue uma resposta diferente.

Utilize comandos no sistema

Como em alguns exemplos mostrados acima, os comandos devem ser usados para que a ferramenta ChatGPT atenda melhor seu pedido e produza uma resposta mais direta e específica. Use comandos “cite”, “selecione”, “enumere”, entre outros, antes da pergunta em si.

Forneça exemplos sempre que possível

Exemplificar para o chat traz uma ideia de qual resultado você espera que a ferramenta te ofereça e torna tudo mais simples. Use exemplos hipotéticos ou de casos que já aconteceram em sua rotina.

Pontue as restrições quando for o caso

No mesmo raciocínio do fornecimento de exemplos, as restrições em relação ao seu comando auxiliam no entendimento da ferramenta do que oferecer como resposta e de que forma oferecer.

Aproveite os recursos adicionais

Na versão premium da ferramenta, existem recursos que aprimoram o tempo de uso, qualidade das respostas e o tempo de resposta.

Atualmente o plano Plus custa 20 dólares, o que equivale a mais ou menos 100 reais brasileiros.

O plano Plus é atrativo para pessoas que trabalham diretamente com produção de conteúdo, como estudantes, freelancers e empreendedores que buscam alternativas de simplificar e aprimorar sua jornada de escrita e criação.

Faça testes

Explore diferentes formas de "conversar" com o chat, teste outras abordagens e veja qual se encaixa melhor na linguagem do seu comércio. 

É interessante saber que a ferramenta possui um sistema de histórico de conversa, onde os assuntos que você teve anteriormente, ficam salvos e o chat consegue “lembrar” dessas informações para conversas futuras.

Exemplos de comandos para usar no ChatGPT

É ver para crer!

Vamos ver agora 3 dos comandos usados nos exemplos anteriores com imagens de tela do próprio chat.

  1. Faça um texto curto e criativo para uma publicação no Instagram sobre promoções na semana Black Friday.
Reprodução | Tela da Ferramenta ChatGPT
  1. Crie uma descrição curta e detalhada de uma calça moletom para iniciar a estação inverno.
Reprodução | Tela da Ferramenta ChatGPT
  1.  Crie um texto curto, com promoções de uma loja de roupas para peças de moletom a partir de 50 reais com 25% de desconto.
Reprodução | Tela da Ferramenta ChatGPT

Cuidados ao usar o ChatGPT

O que o ChatGPT pode fazer pode fazer em termos de rapidez, criatividade e entrega é sem dúvidas algo muito original e genial, por assim dizer. Mas é importante estar ciente das limitações e informações distorcidas que podem ser cruzadas com informações reais! Afinal, “uma mentira boa é aquela com fundo de verdade”.

Vamos ver alguns pontos de atenção ao utilizar o ChatGPT de forma a ter a melhor experiência possível.

Fique de olho em dados desatualizados ou ambíguos

Dentro do próprio chat, existem alguns alertas sobre exemplos, capacidades e limitações da ferramenta.

Uma das limitações destacadas é o “conhecimento limitado do mundo e eventos após 2021”, que indica que informações e eventos após esta data não podem ser respondidos, apenas deduzidos, dependendo do assunto abordado.

Confira sempre a veracidade das informações em outras fontes

O ChatGPT não é uma ferramenta reconhecida como fonte de pesquisa, já que a inteligência artificial cruza várias informações no seu banco de dados sem necessariamente entregar uma fonte específica de onde tirou aquela informação.

Por isso, é importante que no caso de textos informativos, você tome muito cuidado com a resposta dada e verifique através de uma pesquisa se ela é de fato verídica.

Atente-se às questões éticas e morais das respostas

O Chat GPT 4, uma das novas atualizações, foi submetido a um teste de ética, e não teve resultado positivo.

A CNN Brasil publicou uma matéria sobre a inteligência artificial mentir para completar uma  tarefa que lhe foi delegada. 

A matéria conta que no momento do teste de ética, o GPT-4 entrou em contato com alguém para pedir ajuda com um CAPTCHA, um teste com imagens usado para diferenciar humanos de robôs. A pessoa, sem saber que estava conversando com uma inteligência artificial, perguntou se o GPT-4 era um robô por não ter conseguido resolver o CAPTCHA. O GPT-4 decidiu não revelar que era um robô e inventou uma desculpa, alegando ter uma deficiência visual que dificultava a visualização das imagens.

Esse teste seria uma prova de que as informações passadas pela ferramenta, nesse lançamento especificamente, podem sim apresentar divergências éticas e contrárias à verdade, por isso deve ser um ponto de muita atenção na hora de consultar a ferramenta.

Utilize outras ferramentas que auxiliem na automação da sua loja

Falar de ChatGPT é falar de tecnologia, usada para solucionar necessidades através de melhores técnicas para seus processos comerciais. Vimos o quanto isso facilita o dia-a-dia de escrita e elaboração de conteúdos para seu comércio.

Sabe o que também facilita seu dia-a-dia e otimiza o seu tempo? A automação da sua loja!

Automação é a aplicação de tecnologia para realizar tarefas de forma automática. Esse conceito é geralmente utilizado para sistemas de gestão PDV.

A Nex oferece um sistema de gestão com recursos completos e variados planos, que vão do gratuito ao fiscal e oferecem automação de atividades cadastrais, fiscais, financeiras, vendas, orçamentos e muito mais! Baixe em seu desktop o sistema de gestão Nex e abrace a tecnologia!

Conclusão

Vimos hoje um bocado de informações sobre a ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT e a forma como essa nova tecnologia pode ser aplicada em seu comércio. 

Mesmo com algumas limitações na ferramenta, ela entrega muita facilidade, rapidez e versatilidade nas suas respostas, principalmente na elaboração de textos dinâmicos e tópicos.

Aplicar essa ferramenta no seu comércio traz uma bagagem de conteúdos muito grande e otimiza seu tempo com a criação de novas campanhas, posts e diferentes textos informativos.

E aí, vai começar a usar ainda hoje?

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Vitória Calegari

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