Franquia ou marca própria: qual é o melhor negócio?

Saiba escolher entre franquia ou negócio próprio de acordo com as características desses empreendimentos e com seus objetivos como comerciante.

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Com dinheiro no bolso e pronto para ter um comércio para chamar de “seu”, a grande maioria dos empreendedores esbarra numa questão intrigante: virar franqueado ou criar uma marca própria? 

Os dois modelos têm benefícios, e para decidir entre franquia ou marca própria o empreendedor precisa saber qual se encaixa com o seu perfil. Pensando nisso, selecionamos alguns prós e contras de cada modelo que devem ser avaliados antes de começar os investimentos.

Então bora embarcar nesse tema!

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Franquia ou negócio próprio: qual a diferença?

Para você que deseja abrir um comércio mas tem dúvida entre uma franquia ou negócio próprio, saiba que existem muitas diferenças entre esses modelos, e são elas que vão guiar na sua escolha.

A franquia é uma é um modelo de negócio já estabelecido, uma empresa que com o objetivo de expandir, permite replicar um negócio, uma marca de sucesso e operá-la através do modelo de franquia, em troca de taxas e participações de lucro.

Já o negócio próprio, funciona de forma independente e não possui um modelo previamente estabelecido com regras metódicas de padronização e divisão de lucros.

Vantagens e desvantagens de uma franquia

Vamos ver agora as vantagens e desvantagens de ser franqueado de uma empresa consolidada, começando com vantagens de aderir esse modelo.

Marca consolidada

Uma vantagem muito grande de aderir a uma franquia, é a notoriedade já estabelecida da marca, ou seja, o nome dela já está estabelecido no mercado. A partir disso seu dever é zelar pela reputação, mas não há preocupação alguma de divulgação e construção da marca.

Rápida operação

Com um modelo de negócio padronizado, fica muito mais fácil aplicar atividades já comprovadas eficazes no meio operacional. Além disso, as franqueadoras disponibilizam treinamento e suporte para que as franquias se adaptem da melhor maneira possível e acompanhem o ritmo.

Fornecedores estabelecidos

O processo de encontrar fornecedores com preços acessíveis, transporte seguro, pontual, dentre outros atributos, não é fácil e nem rápido.

As franquias já possuem fornecedores estabelecidos de acordo com as necessidades do negócio e isso é um grande facilitador.

Produto validado no mercado

Franquias só são franquias porque seus produtos deram certo!

Uma das etapas mais desafiadoras de uma marca é a validação, popularidade e consolidação do seu produto no mercado e no caso das franquias, você não precisa se preocupar com essa etapa, apenas com a manutenção da sua qualidade e reputação já existente.

Empréstimos facilitados

Ao ter uma franquia, o empreendedor consegue obter empréstimos mais facilmente, porque ela trabalha como um órgão garantidor e o franqueado consegue uma linha de crédito especial no banco, que pode ser utilizada para começar o negócio, caso não possua todo o investimento inicial, ou para captar mais verba no meio do trajeto, caso precise.

Retorno financeiro mais rápido

Com o modelo de franquia pronto, a fase inicial de investimento é logo tomada pelo retorno financeiro, que por ter um suporte, acaba sendo mais rápido e amadurecendo mais rapidamente, de 3 a 6 meses, diferente dos negócios independentes que costumam demorar mais, podendo passar de 1 ou 2 anos.

Suporte ao franqueado

As franquias possuem manuais prontos e modelos de gestão já estabelecidos e costumam ter um período muito menor de maturação. 

Além disso, treinamentos, consultorias e suporte são realizados aos franqueados, para que eles possam replicar o modelo de franquia da melhor forma.

Menor investimento em divulgação

Ser franqueado é trabalhar com uma marca reconhecida pelo público, que já possui seu nome estabelecido no mercado. Isso reduz os gastos com estratégias de divulgação da marca que podem vir a ser muito caras. 

Estimativa de margem de lucro

Primeiramente é importante saber que a franquia tem custos fixos, como taxas, verbas para marketing e royalties. Mas falando em estimativa da margem de lucro, ela vai depender de acordo com a franquia escolhida e é importante que você faça uma pesquisa de mercado antes de tomar essa decisão.

Redução de riscos

A franquia certamente já foi testada em outras regiões por outros empresários e, por isso, o modelo é tido como o mais seguro.

Contudo, foi criado no Brasil um mito de que esse modelo de negócio não tem risco, o que é um erro básico. É papel do empresário usar a sua capacidade de gestão e disciplina para reduzir os riscos tanto em uma marca própria como numa franquia.

Pouca liberdade e autonomia

Agora falando de desvantagens em abrir uma franquia, é importante saber que quando se trata de franquias, a decisão na hora de vender os produtos e onde será instalado o negócio geralmente é do franqueador. E caso este já tenha outro franqueado na região onde você quer atuar, abrir um negócio não será possível.

Por a franquia já ser uma marca consolidada, ela possui muitas restrições contratuais que impedem processos de autonomia, por isso pode não ser o modelo ideal para os empreendedores criativos.

Escolha do ponto comercial pré-determinada

A localização da franquia é geralmente estabelecida pela franqueadora. Ela é baseada em localidades com uma boa circulação de clientes em potencial, além disso, custos de aluguel e despesas operacionais também podem variar com a localização.

Pagamento de taxas e royalties

As empresas que concedem as franquias frequentemente impõem encargos contínuos, como royalties (uma proporção das receitas totais) e demais taxas. Esses gastos têm impacto direto no lucro da franquia.

Competição entre as unidades

Unidades próximas tendem a ter um clima de rivalidade maior, já que apesar de pertencerem à mesma marca, nem sempre são administradas pelo mesmo empresário. Competitividade em temas como atendimento, qualidade do serviço e atração de clientes são comuns em unidades “rivais”.

Dependência do franqueador

Alguns assuntos específicos e liberações são apenas resolvidos com o contato direto com o franqueador, que pode ou não demorar a atender sua demanda, que provavelmente não é a única, já que franquias são conhecidas pela rápida expansão e número de unidades.

Vantagens e desvantagens de um negócio próprio

Na jornada entre franquia ou negócio próprio é necessário apontar ambos os modelos de negócio para uma decisão mais assertiva. Veja a seguir quais as vantagens e desvantagens de um negócio próprio, começando pelos pontos positivos:

Marca própria

Não é segredo que quem começa uma loja do zero precisa de mais capital para divulgar a sua marca. Mais do que recursos financeiros, esse processo leva tempo. 

Mas se essas condições não são limitadoras, do ponto de vista da marca, o negócio próprio acaba sendo mais vantajoso e dando maior autonomia ao empreendedor que deseja seguir uma ideia de negócio mais original.

Mais liberdade e autonomia

Liberdade e autonomia são símbolos que seu negócio próprio te proporciona. Estou falando de liberdade e autonomia para aplicar coisas simples e cotidianas, mas que fazem toda diferença, como ideias inovadoras, mudança no fluxo de determinadas atividades ou seguir seu próprio caminho como comerciante.

Maior flexibilidade

Ser seu próprio patrão tem suas vantagens, mas não é bagunça!

A flexibilidade nada tem a ver com inconsistência, mas sim com a possibilidade de transitar em mais de uma situação sem que isso prejudique a sua empresa. Isso é bem exemplificado por horário de trabalho, local e período trabalhado.

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Maior escalabilidade

Você pode elevar seu negócio próprio a maiores níveis com o tempo, sem ter um contrato de limitação de espaço, comportamentos, investimentos ou local estabelecido (como em franquias).

Gastos maiores

O controle financeiro de um negócio próprio depende unicamente de você e isso inclui gastos e despesas, que para um comércio em crescimento acaba sendo uma grande dificuldade.

Dificuldade para destacar-se no mercado

O cenário comercial está cada vez mais competitivo e sem as ferramentas certas, seu negócio pode encontrar muita dificuldade em se destacar dos concorrentes já estabelecidos no mercado.

Falta de suporte

A falta de direcionamento e suporte é uma realidade entre os comerciantes, que muitas vezes se encontram sem as ferramentas necessárias para alavancar seu negócio. 

Levantamento de fundos mais dificultoso

Sem um histórico de comprovação do seu lucro, ou uma boa forma de provar que seu negócio é viável e com credibilidade, o levantamento de fundos se torna muito mais difícil.

Burocracias de abertura

As documentações e aprovações de abertura como alvarás de funcionamento, dentre outros procedimentos, são essenciais para a autenticação e legalidade do negócio, mas são processos que a depender do local, pode levar tempo.

O que deve ser levado em consideração para escolher entre uma franquia ou um negócio próprio?

Separei uma lista com alguns fatores importantes que você deve considerar na hora de escolher entre franquia ou negócio próprio, veja:

  • Valor de investimento: franquias possuem um menor investimento.
  • Flexibilidade de horário: no negócio próprio você pode flexibilizar sua jornada.
  • Tempo de retorno: as franquias retornam um lucro mais rapidamente.
  • Ideias inovadoras: se essa é uma característica sua, melhor optar pelo negócio próprio.
  • Burocracias: como as franquias já estão estabelecidas no mercado, boa parte das burocracias empresariais já foram resolvidas.

Afinal, qual é a melhor opção: ter uma franquia ou um negócio próprio?

E mesmo com todas as informações, sempre fica uma pulga atrás da orelha: devo escolher franquia ou negócio próprio? 

O modelo de franquia é mais adequado para quem não tem muita experiência e nem um produto ou serviço específico para lançar, e deseja uma fórmula de negócio já pronta e testada para começar e engrenar o negócio mais rapidamente.

Para isso precisará abrir mão de um pouco de autonomia e da margem financeira. A franquia também permite o empresário a replicar o seu negócio mais facilmente. 

Por conta da necessidade de criar tudo do zero a marca própria acaba elevando um pouco o risco do negócio, mas se bem sucedida pode compensar pela autonomia e poder de decisão que não são possíveis nas franquias.

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Conclusão

Na busca por entender se a melhor escolha é a franquia ou o negócio próprio, foi trazido hoje as principais características de cada modelo, incluindo vantagens e desvantagens.

Vimos que ser um franqueado ou abrir seu próprio negócio depende muito do seu objetivo como comerciante e suas ambições a médio e longo prazo. Entre vantagens e desvantagens de uma franquia ou negócio próprio, não existe modelo certo ou errado, apenas meios e fins que atendem a diferentes objetivos de negócio.

Obrigada pela leitura e nos vemos nos próximos textos!

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