Se você, assim como tantos brasileiros, deseja empreender, abrir uma loja de material de construção pode ser uma excelente oportunidade.
De acordo com previsões do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Paulo Engler, o faturamento do setor deve passar dos 3% em 2025 em comparação com 2024, superando a projeção inicial de 2,8%. Isso mostra uma crescente interessante para quem tem o desejo de investir no setor.
Para quem busca saber como montar uma loja de material de construção ou revitalizar a que já tem, é essencial contar com um bom planejamento e entender as demandas do mercado para se destacar.
Por isso, separei algumas dicas para quem deseja montar uma loja de material de construção de sucesso ou para quem deseja revitalizar a sua!
Continue lendo para saber mais.
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Como começar a montar uma loja de material de construção?

Se você está procurando dicas de como montar uma loja de material de construção, separei alguns tópicos sobre planejamento, produtos, equipe, divulgação e outros. Confira:
Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro é um dos pilares fundamentais para o crescimento sustentável de qualquer negócio. O primeiro passo é descobrir quanto custa montar uma loja de materiais de construção.
Assim, você pode elaborar uma projeção de custos e lucros para a sua loja. Para isso, calcule detalhadamente todas as despesas, receitas, investimentos e o faturamento esperado, sempre com base em projeções realistas.
Nesse primeiro momento, é muito importante ser realista, mesmo com um nível de confiança alto ou sendo um comerciante experiente.
É importante também que seu planejamento financeiro contenha informações como:
- Custos iniciais de documentação, equipamentos e insumos da loja.
- Projeção de despesas fixas e variáveis para os próximos meses.
- Orçamento pré-definido para cada área da empresa (materiais, divulgação, funcionários, prestadores de serviço, etc).
- Projeções futuras para a empresa (crescimento do espaço físico, parcerias maiores, diversificação dos produtos oferecidos, etc).
Além disso, defina objetivos claros e estabeleça metas que auxiliem na viabilidade do planejamento. Desenvolva um plano de ação para organizar e gerenciar suas finanças de forma eficiente.
Quer saber mais sobre o assunto? Aprenda o que é e como fazer um planejamento financeiro para sua empresa.
Estude a concorrência
A análise de mercado é mais um fator decisivo para definir aspectos importantes de sua loja de material de construção de forma estratégica, como localização e mercadoria.
Estudar a situação atual do mercado e seus principais concorrentes ajuda na análise de viabilidade do negócio e a identificar novas oportunidades e principais ameaças no mercado.
Além disso, o estudo da concorrência no processo de abertura ajuda a entender melhor qual será seu diferencial competitivo em relação ao que os concorrentes oferecem: seus preços, canais de venda, localização e até mesmo a forma como se relacionam com os clientes é essencial para encontrar oportunidades. Muitas vezes, o que falta na concorrência pode ser justamente seu diferencial.
Uma etapa interessante no estudo da concorrência é a criação do nome da sua loja, é importante que você se certifique que não há nenhuma marca registrada no mesmo nome, isso pode evitar confusões futuras na busca de clientes por determinado nome. Você pode criar uma conta no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e conferir se já existe algum nome registrado na base de dados das marcas já existentes.
Escolha a melhor localização e estrutura
A localização de sua loja de material de construção é determinante para o seu sucesso.
No momento de abertura inicial, o negócio tem geralmente como potenciais clientes moradores da região em torno da loja.
Portanto, atente-se para um ponto comercial de fácil acesso para pedestres e prefira locais com estacionamentos ou ruas que permitam que seus clientes em veículos possam estacionar próximo à loja.
Sugiro também que escolha locais mais movimentados para aumentar a visibilidade de sua loja, como as principais vias de acesso ao bairro.
Evite locais em frente a pontos de ônibus ou árvores. Para mais dicas leia o texto sobre ponto comercial.
A estrutura de sua loja de material de construção pode ser simples, mas é essencial que ela seja organizada e bem planejada.
O espaço físico de sua loja deve permitir uma boa mobilidade de funcionários e clientes, facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais e ainda ter espaço suficiente para expor suas mercadorias de forma adequada.
É recomendado que a estrutura de sua loja tenha uma área de pelo menos 100m2 e seja dividida entre escritório, depósito e showroom (ambiente para a exposição dos produtos) para melhor organização.
Não se esqueça de fatores como beleza, boa iluminação e ventilação para criar um ambiente atrativo e aconchegante.
Defina os produtos e/ou serviços
Para iniciar a venda de material de construção, é fundamental realizar uma análise cuidadosa do mercado. Observe seus concorrentes e identifique as principais demandas dos consumidores na sua região.
Minha dica para quem está começando é focar em fornecer produtos básicos antes de ampliar o mix de produtos.
Os produtos mais vendidos em material de construção que não podem faltar são:
- Areia, argamassa, cimento, brita e cal.
- Arame, ferro, madeiras.
- Ferramentas (alicate, chave Philips, chave de fenda, chave inglesa, etc).
- Massa corrida, rejunte e tintas.
- Materiais elétricos (fios, interruptor, tomada, lâmpadas, etc).
- Materiais hidráulicos (canos, tubos, luvas, ralos, torneiras, chuveiros, etc).
- Pregos, parafusos e itens de sustentação.
- Pisos, revestimentos, tijolos e telhas
- Pincéis e rolos de pintura.
Conforme a demanda por determinados produtos for surgindo, adapte os produtos e/ou serviços de sua loja, incluindo itens de decoração e eletrodomésticos, por exemplo.
É comum que em lojas de materiais de construção, existam muitos itens parecidos, mas com variações tamanhos e preços diferentes. Uma dica que facilita muito na gestão desses e outros produtos da loja, é ter um sistema de gestão que identifique nome, variação, valor e quantidade em estoque.
Além da identificação, é importante que o sistema tenha a opção de venda por fração, caso você faça venda por quilo, pois o cálculo do valor se torna automático e muito mais simples, evitando erros e agilizando o atendimento.
Saiba que o Nex oferece tudo isso e muito mais! Dê uma olhada em nosso recurso de cadastro de produtos e veja os benefícios para sua loja.
Pesquise fornecedores
Quando falamos de pequenos comércios, como um varejão da construção, os fornecedores se tornam grandes aliados para a eficiência e o sucesso do negócio. Por isso, é essencial escolher parceiros confiáveis que possam melhorar os processos de venda da sua loja.
Existem alguns aspectos bastante significativos para considerar na hora de escolher seu fornecedor: qualidade dos produtos, preço, logística, orientação técnica e atendimento.
Analise quais deles são mais importantes, de acordo com o objetivo do seu negócio, e procure por parceiros com os quais seja possível estabelecer uma relação de ganha ganha, assim ambas as partes são beneficiadas.
Para se aprofundar mais no assunto sugiro a leitura dos seguintes temas:
Gestão de compras: Como negociar com fornecedores
Gestão de fornecedores: descubra a importância e como fazer
Escolha uma boa equipe

Sua equipe de trabalho é determinante na escolha do cliente de retornar ou não ao seu negócio, pois é com ela que o consumidor tem o primeiro contato com sua marca.
Por isso, a escolha de profissionais que atenderão seus clientes deve ser feita com muito cuidado e responsabilidade, além de oferecer capacitação e treinamentos adequados para um atendimento de qualidade.
Para cada função é necessário conhecimento e habilidades diferentes, para fazer uma boa seleção de funcionários considere o perfil adequado para cada função.
Em relação ao tamanho da equipe, ela deve ser proporcional ao porte de sua loja, na fase inicial, onde sua loja de material de construção é ainda pequena, é indicado manter uma equipe mais reduzida, devendo-se ajustar o quadro conforme a demanda e o crescimento da loja.
Para evitar uma alta rotatividade de pessoal, que pode trazer prejuízo, promova um ambiente de trabalho agradável e considere adotar uma política de retenção de pessoal oferecendo benefícios para seus funcionários.
Com isso você economiza custos e tempo com recrutamento e seleção, treinamento e demissões.
Legalize sua loja de material de construção
Para abrir seu negócio com o pé direito e evitar dores de cabeça no futuro, é importante cumprir com as exigências legais, como o registro da empresa e as licenças para operar.
Para garantir que tudo está de acordo com a legislação e não ter problemas mais tarde considere contratar um contador, ele irá auxiliá-lo na elaboração dos atos constitutivos do negócio e vai orientá-lo no processo de legislação tributária.
Além disso, existem algumas etapas indispensáveis para abrir sua loja de material de construção de acordo com a legislação.
Depois de ter escolhido o melhor ponto comercial para sua loja, é necessário verificar com os órgãos responsáveis se a atividade de seu empreendimento é permitida no local escolhido.
O órgão responsável pode variar dependendo da região de abertura, mas sugiro que contate a Prefeitura Municipal ou a Administração Regional para falar sobre a Lei de Zoneamento.
Outros documentos necessários são:
- Contrato Social ou Requerimento do Empresário.
- CNPJ.
- Inscrição Estadual e Municipal Registro na Secretaria da Fazenda Estadual.
- Alvará de Funcionamento.
- Cadastro na Caixa Econômica Federal.
Para mais detalhes, aprenda como abrir uma empresa do zero.
Faça uma boa divulgação do seu negócio
A divulgação de um negócio é uma parte fundamental para seu crescimento. Você já deve ter ouvido a seguinte frase: ”quem não é visto, não é lembrado”. E é exatamente isso que a divulgação faz pelo seu negócio, ajuda os clientes a lembrarem de você!
Boas estratégias de marketing ajudam você a colocar seu nome no mercado, além de manter e melhorar a percepção de valor e marca de sua loja, destacando seu comércio dos concorrentes.
Quando pensamos em negócios pequenos, um grande diferencial em relação às grandes empresas, é a possibilidade de estabelecer uma conexão mais próxima com seu público.
A divulgação de sua loja também ajuda a construir uma relação com o público e passar maior credibilidade na sua área, aumentando suas vendas e a visibilidade do seu negócio, atraindo ainda mais consumidores.
O Nex está aqui para te ajudar em diversas áreas do seu negócio, e é claro que com a divulgação dos seus produtos isso não poderia ser diferente! Com o recurso do pedido online no catálogo digital, o seu cliente escolhe os produtos e pede diretamente da sua página!
Veja aqui um exemplo de catálogo para materiais de construção:

Além disso, o catálogo tem o estoque sincronizado com o sistema de gestão, isso significa que quando um produto esgota, o catálogo é atualizado automaticamente, evitando pedidos de itens indisponíveis! Confira tudo sobre esse recurso clicando aqui.
Sobre as outras estratégias de divulgação, tenho algumas dicas de textos que falam sobre como divulgar seu comércio de forma eficiente. Confira:
- Marketing local: como implementar, melhores estratégias.
- Como criar um catálogo de produtos digital gratuito e aumentar suas vendas.
- Criação de conteúdo para redes sociais: saiba como fazer.
Já tem uma loja de material de construção e quer revitalizá-la? Confira 7 dicas!
Se você já possui um negócio no ramo e busca por ideias para sua loja de material de construção, separei algumas dicas que podem ajudar a dar aquela repaginada.
1. Invista em iluminação
Resolvi começar por esse item por ser determinante no sucesso desse tipo de comércio. A loja precisa de iluminação do tipo geral (veja ilustração abaixo) e farta em toda a área de exposição de produtos. Porque são itens pequenos, em cores escuras ou uniformes e, em alguns casos, precisam da iluminação para serem bem expostos. É o caso dos pisos externos. Na pesquisa que fiz sobre o assunto, li algo interessante. Os pisos expostos na entrada da loja com luz natural, tem seus detalhes de relevo valorizados.
Tudo o que é bonito, atrai. Então escolha bem os pisos e a forma de expor. Se eles formam um desenho, arrume-os de forma que na exposição esse desenho esteja formado. Se tem muitos detalhes de relevo, aproveite a luz!

Dentro da loja, um piso claro unido a uma iluminação farta vai aumentar essa sensação de conforto, porque tudo estará visível. Mesmo numa loja pequena, aproveite a luz natural ao máximo.
Outra dica legal, é escolher a iluminação da loja com um bom Índice de Reprodução de Cor (IRC), pois é ele que garante a fidelidade das cores que vemos. É sempre usado como base o IRC do Sol, que é de 100, então quanto mais próximo disso melhor (acima de 90 já é o ideal).
2. Monte vitrines chamativas
Não é só loja de roupa que precisa de uma boa vitrine para atrair seus clientes. Se sua loja tem a entrada em vidro, aproveite!
Faça montagens começando por pisos e revestimentos e continuando com tintas e objetos coloridos (mesmo que não tenha objetos de decoração vale tudo que for colorido). Crie um ambiente de demonstração. Eu posso dizer pelas experiências passadas, que entraria numa loja assim, sem pensar!
3. Organize a disposição dos produtos
Item de extrema importância. Os produtos precisam estar expostos de forma muito organizada. Separe por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e coloque os valores em etiquetas, nas prateleiras de exposição bem abaixo dos itens.
Nada melhor para entender isso do que essa foto de uma loja de materiais de construção modelo, exposta num evento de empreendedores pelo SEBRAE:

Se sua loja tem pouco espaço de exposição, procure ter um espaço anexo para depósito. A área de exposição é para expor e não para servir como um estoque.
Veja que, no exemplo acima, os produtos estão todos lá, porém em poucas quantidades. Outra dica quando não há muito espaço de armazenagem diz respeito ao gerenciamento de seu estoque. Nosso próximo assunto.
4. Gerencie o estoque
O que o gerenciamento de estoque tem a ver com a sensação do cliente na sua loja? Tudo!
Um estoque bem gerenciado evita que seu espaço fique atolado com produtos de pouco giro. Para quem se pergunta como organizar uma loja de material de construção, aqui vão algumas dicas essenciais:
Algo bacana que li foi de uma consultora do Sebrae: “tenha muitos fornecedores e pouco estoque”. Programe suas compras e analise a saída de produtos. Você vai conseguir separar quais têm mais saída e quais estão ali há meses.
Dessa forma você pode gerenciar o que precisa ou não comprar na data programada e deixa seu estoque mais eficiente e menos abarrotado. Assim, seu depósito também fica mais organizado e com menor chance de atrasar entregas por desorganização.
Outra dica: dê baixa em seus produtos somente após a entrega no cliente para evitar que o retorno de alguns produtos não gere um entra e sai de estoque.
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5. Ofereça opções de orçamento
Nesse setor é indispensável oferecer ao cliente um orçamento detalhado, com todas as informações de compra de forma clara e fácil de encontrar.
Os orçamentos são uma forma de manter contato com aquele cliente que passou para uma pesquisa de produtos e preços.
Apesar da venda de materiais de construção ser um dos ramos mais sólidos, a concorrência é intensa. Por isso, é fundamental usar esse cenário como referência e destacar o seu diferencial competitivo, como por exemplo, oferecer um modelo completo de orçamento, com detalhes, valores, descontos e descrições do produto. Isso traz mais segurança para o cliente e diferencia você da concorrência.
Além disso, valorize suas vantagens: proximidade, facilidade de troca, possibilidade de manter um depósito de crédito do cliente, entrega rápida, atendimento personalizado. Você tem tudo isso em seu negócio. Aproveite!
Tudo pronto para oferecer orçamentos aos seus clientes? Com um sistema de gestão como o Nex, você cria modelos prontos, acompanha cada detalhe e imprime sempre que precisar. Clique aqui e conheça o gerador de orçamentos do Nex!
6. Crie um depósito de crédito do cliente
Esse é um ramo em que é mais comum o cliente depositar um valor e ir retirando os produtos em momentos diferentes do que a pendura.
Para um cliente que está realizando uma reforma e não tem como comparecer à loja com frequência para retirar novos itens é “uma mão na roda” ter a possibilidade de depositar um valor que será gerenciado pelo próprio fornecedor. No caso, sua loja!
7. Controle suas atividades operacionais
Para realizar todas essas importantes ações de organização de estoque, gerenciamento de orçamento e crédito do cliente, você precisa criar uma rotina de controle e gerenciamento dessas atividades.
Organização exige disciplina diária. Para que o estoque esteja atualizado, os orçamentos sejam precisos e o crédito dos clientes seja acompanhado de forma correta, é essencial estabelecer uma rotina de controle das atividades operacionais.
Esse acompanhamento envolve registrar movimentações de entrada e saída de mercadorias, monitorar prazos de pagamento de contas, abrir e fechar o caixa diariamente, analisar relatórios financeiros e garantir que o atendimento ao cliente esteja nos conformes.
Criar esse hábito de gestão evita erros que podem gerar prejuízos, facilita a tomada de decisões estratégicas e proporciona mais segurança para o crescimento da empresa.
O Nex ajuda na sua gestão de loja

A gestão comercial é o coração de qualquer negócio. Sem uma gestão eficiente fica impossível ter um negócio de sucesso.
Imagine uma loja de material de construção que não administre as vendas, o estoque, as despesas e o faturamento, fica complicado manter o negócio em pé, certo?
Mas como em qualquer negócio, é preciso ficar atento a muitos aspectos ao mesmo tempo, sendo improvável controlar tudo de forma apropriada apenas com papel e caneta. É para isso que foram criados os sistemas de gestão, para facilitar sua rotina!
O sistema de gestão ideal para seu comércio vai ajudar na tomada de decisão, integrar todas as informações importantes em um só lugar, reduzir os custos operacionais, aumentar sua produtividade e otimizar a gestão do seu negócio.
E o Nex oferece tudo isso! Com ele você não precisa parar a loja para lançar todos os produtos antes de começar a usar esse sistema, nem anotar cada venda manualmente, além disso, ele possui diversos recursos para te ajudar na sua rotina, como:
- Gerador de orçamentos.
- Controle de estoque.
- Cadastro de produtos.
- Impressão de etiquetas.
- Contas a pagar.
- E mais!
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Conclusão
Agora que você acompanhou todas as nossas dicas, já está pronto para montar sua loja de material de construção de sucesso!
Não deixe de se atualizar sobre o mercado e as novidades do setor para atrair e conquistar cada vez mais clientes.
Para mais conteúdos sobre gestão, visite nosso blog, trazemos conteúdos novos toda semana.
Sucesso em sua loja e boas vendas!

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!