O consumidor é movido pela emoção. Cabe à vitrine de lojas causar o primeiro impacto e atrair a atenção para produtos e marcas. O espaço envidraçado gera o desejo de compra e estabelece uma conexão direta com o cliente. Por isso, criar vitrines criativas exige do comerciante atenção especial.
De acordo com o Sebrae, 80% das decisões de compra são tomadas ainda diante da vitrine, e sua reformulação pode impulsionar as vendas em até 25%. Esses dados reforçam a importância estratégica de investir em vitrines de lojas bem pensadas.
Mas quais são os segredos para se ter uma vitrine eficiente e capaz de estabelecer uma comunicação eficaz com o público-alvo da loja?
O ponto de partida é transmitir um conceito sobre a marca e os produtos, utilizando cores, elementos gráficos, objetos e iluminação. O comerciante precisa saber a importância deste elemento, pois a vitrine apresenta a melhor relação custo/benefício em termos de merchandising.
Quer transformar o interesse dos clientes na vitrine da sua loja em vendas? Depois de atrair olhares com uma boa iluminação e organização, facilite o próximo passo: conheça o Catálogo Online do Nex e mostre seus produtos também no digital!
Iluminação é a alma da vitrine
Uma vitrine precisa da luz para chamar a atenção do consumidor. Busca-se a melhor apresentação dos produtos expostos, sem sombras ou reflexos que dificultem a sua visualização. Neste aspecto, é importante analisar a incidência de raios solares (no caso de lojas de rua), o que requer a avaliação acerca da necessidade de investir em luzes mais intensas e artificiais.
Luzes amarelas funcionam perfeitamente para vitrines de lojas instaladas em shopping centers ou para as de estabelecimentos de rua e que são acionadas à noite. As lâmpadas dicroicas, as mais utilizadas na iluminação para vitrine, ajudam a realçar as cores de tecidos e objetos de decoração, criando um efeito visual mais atrativo.
O posicionamento da luz na iluminação para vitrine de loja de roupas depende do tamanho e da disposição dos objetos. Manequins pedem luz de cima para baixo, enquanto sapatos e produtos menores precisam de pontos de luz laterais ou abaixo dos mostruários para ganhar destaque.
Cuidados na hora de montar a vitrine
Além do preço, a vitrine precisa apresentar elementos que despertem a atenção do consumidor. Mas cuidado com a poluição visual. O excesso de informação confunde e afasta o cliente.
Os móveis para vitrine de loja e os objetos de apoio para vestuário devem manter uma boa distância entre si. Isso evita poluição visual e valoriza cada peça exposta. Nada de encher a vitrine com faixas, cartazes, mercadorias e itens de composição.
No que se refere aos produtos, a vitrine deve trazer poucos itens, preferencialmente aqueles que tenham o poder de incitar as vendas e atrair o cliente para o interior da loja. A opção indicada é selecionar as melhores peças da coleção ou aquelas com preços mais convidativos.
Como organizar
Antes de iniciar a organização da vitrine, o lojista precisa se perguntar: “Qual a mensagem que desejo passar para o cliente?”. O questionamento é o ponto de partida para o processo criativo. O responsável pela montagem pode buscar referências em anúncios, revistas, filmes, redes sociais, na cultura pop etc. O importante é estar antenado com o que acontece. Isso se transforma em fonte de novas ideias para a vitrine.
Muita atenção também na hora de fazer o acabamento da vitrine. As peças expostas precisam estar impecáveis, tudo para estimular o desejo de compra no consumidor. Quem se interessa por adquirir, por exemplo, uma roupa que aparece amarrotada na vitrine?
O estímulo das imagens levará o consumidor a decidir se vai assistir ao filme, da mesma forma que definirá se vai entrar na loja. Nessa hora, a capacidade de seduzir o cliente fará toda a diferença.
Tudo que sua loja física vender, direto no sistema online de vendas. Através do sistema de gestão Nex, você realiza vendas, cadastros, tem acesso a estatísticas do seu comércio e muito mais! Crie sua conta no Nex e garanta para seu comércio uma solução simples, rápida e eficiente.
Conclusão
Uma vitrine de loja bem planejada é só o começo. Com criatividade, boa iluminação e atenção aos detalhes, você atrai mais olhares e aumenta as chances de venda. E para dar continuidade a esse interesse, vale apostar em soluções que levem o cliente além da vitrine, como um catálogo online fácil de acessar e compartilhar. Afinal, quanto mais fácil for comprar, melhor para o seu negócio!
Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.