Como montar uma vitrine vendedora

Já parou para pensar que a sua vitrine é seu cartão de visita? Leia aqui algumas dicas para fazer da sua vitrine um estímulo de compras para seus clientes.

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O consumidor é movido pela emoção. Cabe à vitrine de lojas causar o primeiro impacto e atrair a atenção para produtos e marcas. O espaço envidraçado gera o desejo de compra e estabelece uma conexão direta com o cliente. Por isso, criar vitrines criativas exige do comerciante atenção especial. 

De acordo com o Sebrae, 80% das decisões de compra são tomadas ainda diante da vitrine, e sua reformulação pode impulsionar as vendas em até 25%. Esses dados reforçam a importância estratégica de investir em vitrines de lojas bem pensadas.

Mas quais são os segredos para se ter uma vitrine eficiente e capaz de estabelecer uma comunicação eficaz com o público-alvo da loja? 

O ponto de partida é transmitir um conceito sobre a marca e os produtos, utilizando cores, elementos gráficos, objetos e iluminação. O comerciante precisa saber a importância deste elemento, pois a vitrine apresenta a melhor relação custo/benefício em termos de merchandising.

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Iluminação é a alma da vitrine

Uma vitrine precisa da luz para chamar a atenção do consumidor. Busca-se a melhor apresentação dos produtos expostos, sem sombras ou reflexos que dificultem a sua visualização. Neste aspecto, é importante analisar a incidência de raios solares (no caso de lojas de rua), o que requer a avaliação acerca da necessidade de investir em luzes mais intensas e artificiais.

Luzes amarelas funcionam perfeitamente para vitrines de lojas instaladas em shopping centers ou para as de estabelecimentos de rua e que são acionadas à noite. As lâmpadas dicroicas, as mais utilizadas na iluminação para vitrine, ajudam a realçar as cores de tecidos e objetos de decoração, criando um efeito visual mais atrativo.

O posicionamento da luz na iluminação para vitrine de loja de roupas depende do tamanho e da disposição dos objetos. Manequins pedem luz de cima para baixo, enquanto sapatos e produtos menores precisam de pontos de luz laterais ou abaixo dos mostruários para ganhar destaque.

Cuidados na hora de montar a vitrine

Além do preço, a vitrine precisa apresentar elementos que despertem a atenção do consumidor. Mas cuidado com a poluição visual. O excesso de informação confunde e afasta o cliente. 

Os móveis para vitrine de loja e os objetos de apoio para vestuário devem manter uma boa distância entre si. Isso evita poluição visual e valoriza cada peça exposta. Nada de encher a vitrine com faixas, cartazes, mercadorias e itens de composição.

No que se refere aos produtos, a vitrine deve trazer poucos itens, preferencialmente aqueles que tenham o poder de incitar as vendas e atrair o cliente para o interior da loja. A opção indicada é selecionar as melhores peças da coleção ou aquelas com preços mais convidativos.

Como organizar

Antes de iniciar a organização da vitrine, o lojista precisa se perguntar: “Qual a mensagem que desejo passar para o cliente?”. O questionamento é o ponto de partida para o processo criativo. O responsável pela montagem pode  buscar referências em anúncios, revistas, filmes, redes sociais, na cultura pop etc. O importante é estar antenado com o que acontece. Isso se transforma em fonte de novas ideias para a vitrine.

Muita atenção também na hora de fazer o acabamento da vitrine. As peças expostas precisam estar impecáveis, tudo para estimular o desejo de compra no consumidor. Quem se interessa por adquirir, por exemplo, uma roupa que aparece amarrotada na vitrine?

O estímulo das imagens levará o consumidor a decidir se vai assistir ao filme, da mesma forma que definirá se vai entrar na loja. Nessa hora, a capacidade de seduzir o cliente fará toda a diferença.

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Conclusão

Uma vitrine de loja bem planejada é só o começo. Com criatividade, boa iluminação e atenção aos detalhes, você atrai mais olhares e aumenta as chances de venda. E para dar continuidade a esse interesse, vale apostar em soluções que levem o cliente além da vitrine, como um catálogo online fácil de acessar e compartilhar. Afinal, quanto mais fácil for comprar, melhor para o seu negócio!

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