O uso do débito em conta para compras no fiado é uma prática muito comum e nada recente. Nem sempre o cliente tem o valor no momento da compra e muitos comércios usam esse meio de pagamento mais flexível para facilitar as vendas.
Já o crédito, apesar de muitas vezes ser associado à ideia de dívida (como no cartão de crédito), nesse caso pode significar o oposto: um saldo positivo que o cliente tem para gastar na sua loja.
E é justamente sobre esses dois pontos que vamos falar hoje: controle de débito e crédito do Nex.
Eles são recursos que servem justamente para simplificar sua gestão, permitindo que você registre valores pendentes, acompanhe pagamentos e mantenha os prazos dos seus clientes sempre organizados.
Bora ver?
A importância de ter o controle de pagamento de clientes em dia
Ter um bom controle de pagamento de clientes é um ponto essencial para manter os valores do seu caixa equilibrados e garantir que nada passe batido.
Além disso, acompanhar débitos e créditos ajuda a identificar clientes fiéis, entender o histórico de consumo e planejar promoções mais personalizadas.
Comece hoje a controlar o débito e crédito dos seus clientes em um só lugar! Com o Nex, você registra quem comprou pra pagar depois, acompanha saldos de crédito para usar na loja e mantém tudo sob controle sem perder valores de venda. Conheça agora.
Como faço o controle de débito no Nex?
Veja em alguns passos como fazer o controle de fiado através do Nex:
Cadastre seus clientes no sistema
O primeiro passo é cadastrar seus clientes no Nex. É através desse cadastro que você poderá associar valores pendentes, acompanhar o histórico de compras, devoluções e até registrar observações importantes sobre cada pessoa.

Defina um valor máximo de débito por cliente
No Nex, você consegue definir um limite de débito personalizado para cada pessoa cadastrada.
Então, por exemplo, clientes antigos e de confiança podem ter um limite mais alto, enquanto novos clientes podem começar com um valor menor. Esse controle evita transtornos e traz maior liberdade para definir quais clientes podem ou não comprar no fiado.
O melhor é que o limite pode ser ajustado sempre que necessário, conforme o perfil e a relação com cada cliente, então se você perceber que o relacionamento com o cliente está diferente (para melhor ou para pior), é possível ajustar o limite ou retirá-lo.
Registre os valores pendentes no momento da venda
Durante a venda, se o cliente não tiver como pagar o valor total, você pode registrar como débito clicando na opção "pagar depois". Com isso, o sistema gera um recibo, especificando o valor pendente e vinculando automaticamente ao cliente.
Isso facilita a validação de que a compra está como pendente e evita desentendimentos. Além disso, o registro imediato de fiado no sistema também evita esquecimentos e substitui anotações confusas em um caderno de controle de vendas. Veja o exemplo:

Defina uma data de pagamento
Estabelecer um prazo para pagamento ajuda a evitar esquecimentos e a evitar clientes inadimplentes. Se possível, combine o vencimento do pagamento com datas estratégicas, como o dia de recebimento do salário do cliente.
Você pode usar o campo de observações no cadastro de cliente para anotar acordos e informações adicionais sobre o pagamento, isso facilita o controle de pagamento e o atendimento posterior.
Faça um acompanhamento
O Nex permite que você filtre clientes com valores pendentes, facilitando o acompanhamento de débitos que ainda estão em aberto e permitindo um melhor controle de clientes que usam esse tipo de pagamento.
Assim, você pode verificar quando precisar quais valores estão pendentes e entrar em contato se for necessário. Veja a visualização dos clientes e seus valores pendentes:

Como deixar um valor em crédito na conta do cliente?
Assim como no controle de débito, o cadastro de clientes é essencial para o controle de crédito. É ele que permite associar os valores positivos a cada cliente, sejam créditos de troco, devoluções de produtos ou programas de fidelidade.
Para exemplificar como deixar um valor em crédito, imagine que o cliente pagou a compra com uma nota alta e você não tinha troco no momento.
Nesse caso, é possível registrar o valor que o cliente pagou e salvar o troco como crédito em conta. Assim, o saldo fica registrado no sistema e pode ser usado pelo cliente em uma próxima compra. Veja como é simples:

Como uso o controle de crédito do Nex?
Entenda de onde vem o crédito dos clientes
Para gerenciar o crédito em conta, o primeiro passo é entender de onde esses valores podem vir. Além do exemplo do troco que mostrei anteriormente, o crédito do cliente também pode ser gerado de várias formas e todas elas podem ser registradas diretamente no sistema:
- Devoluções de produtos.
- Recompensas de programas de fidelidade.
- Troco de compras anteriores.
Ao realizar alguma dessas ações, ou até mesmo todas elas, esses valores ficam registrados na conta do cliente, prontos para serem usados em uma próxima compra.
No caso de devoluções, você pode reembolsar o valor pago ou deixar como crédito para o cliente usar em futuras compras.
Já nos programas de fidelidade, é possível transformar pontos acumulados em saldo para gastar na loja ou até em retiradas de brindes personalizados. Essa é uma estratégia de fidelização que estimula clientes a comprarem mais na sua loja e até recomendarem para terceiros.
Aproveite para abater valores de venda
Durante a venda, você pode usar o crédito disponível para abater parte ou todo o valor da compra.
Isso agiliza o pagamento e reforça a sensação de vantagem para o cliente, que vê logo de cara o benefício de manter o relacionamento com sua loja.
Incentive seus clientes a usarem o crédito em loja
Uma prática legal é avisar os clientes quando eles tiverem crédito disponível. Você pode enviar uma mensagem personalizada com sugestões de produtos de acordo com o histórico de venda e destacar o valor em crédito que pode ser usado.
Por exemplo:
“Oi, (nome do cliente), vimos que você já acumulou R$20 em crédito aqui na loja! Que tal aproveitar para levar aquele produto que você gostou? De R$35,99 por apenas R$15,99 usando seu crédito disponível.
Se preferir, pode dar uma olhada em nossos produtos promocionais de R$19,99 e usar o valor de crédito para levar um deles!”
Esse tipo de comunicação gera entusiasmo e estimula compras de produtos que seu cliente nem tinha se dado conta de que precisava comprar.
Tudo pronto para usar um sistema de gestão com recursos de cadastro de clientes, programa de fidelidade, controle de estoque e muito mais? Baixe o Nex agora e aproveite 14 dias grátis.
Conclusão
Vimos por aqui que o controle de débito e crédito do Nex é uma ferramenta muito útil para quem opta por vender fiado ou oferece benefícios de crédito em conta aos clientes. Com ele, você mantém tudo registrado, evita confusões e ainda cria oportunidades de fidelização.
Espero que você tenha curtido esse recurso e possa usá-lo para facilitar o relacionamento e trazer mais oportunidades de venda para sua loja. Nos vemos nos próximos textos!

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.