Drex: o que é e como vai funcionar a nova moeda digital do BC

O Drex é a nova moeda digital do Brasil. Nesse texto, você irá aprender a sua funcionalidade e quais os impactos dessa mudança.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

No cenário em constante evolução das finanças e da tecnologia, uma inovação promissora surge para revolucionar a maneira como encaramos as transações monetárias e o sistema financeiro. 

Trata-se do Drex, a nova moeda digital do Banco Central do Brasil. Nos últimos anos, as criptomoedas ganharam espaço e atenção consideráveis, pavimentando o caminho para o desenvolvimento de soluções monetárias inovadoras. 

Neste texto, compartilhei com você o significado, os princípios e o funcionamento por trás do Drex e como isso irá impactar os comércios digitais brasileiros. Confira! 

Que tal otimizar o gerenciamento de caixa do seu negócio? Com o Sistema de Controle de Caixa Nex, você facilita a rotina de gestão do caixa e sobra mais tempo para você focar em outras atividades. Conheça mais sobre o nosso recurso! 

O que é Drex?

Conhecida como real digital, o nome da nova moeda é Drex. Ela funcionará como uma versão digital do papel-moeda. Na prática, o Drex será a representação digital das notas, emitidas pelo Banco Central. 

As regras para utilizar a nova moeda serão iguais às do dinheiro físico, ou seja, será possível fazer transações financeiras, transferências e pagamentos, por exemplo, a partir da plataforma que está sendo criada para a circulação da moeda digital. 

Qual é o valor da moeda Drex?

A moeda Drex irá equivaler R$ 1 real. Porém, as moedas virtuais serão contabilizadas separadamente, elas não irão somar quando depositadas na conta bancária. 

Para realizar a conversão, é preciso ter acesso ao dinheiro na modalidade virtual, depois realizar uma conversão chamada de tokenização, que representa o valor. 

Qual é a diferença entre Drex e Pix?

A principal diferença entre o Pix e o Drex é o sistema de transação. O Pix é um sistema de transações instantâneas, enquanto o Drex é uma moeda nova do Banco do Brasil que será utilizada em serviços financeiros programados. 

Para exemplificar essa diferença, o Pix é um meio de transação para pagar as contas, fazer transferências ou realizar compras. Já o Drex é uma moeda digital utilizada por transações e serviços financeiros, ou seja, será possível fazer pagamentos com um Pix de Drex, por exemplo.

Caso tenha gostado sobre o assunto, recomendo que leia o texto “Pix: tudo que o comerciante precisa saber sobre o novo sistema de pagamentos” escrito pelo nosso redator Edson Macari.

Como vai funcionar a Drex?

O Drex será convertido diretamente a partir do depósito em carteiras virtuais. Por exemplo, para ter 50 Drex é necessário fazer um depósito de R$ 50 reais. 

Essa operação poderá ser realizada por bancos, cooperativas, corretoras e demais instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. No momento, as instituições selecionadas para a fase teste são: 

  • Bradesco, Nuclea e Setl.
  • Nubank.
  • Banco Inter, Microsoft e 7Comm.
  • Santander, Santander Asset Management, F1RST e Toro CTVM.
  • Itaú Unibanco.
  • Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin.
  • Caixa, Elo e Microsoft.
  • SFCoop: Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred.
  • XP, Visa.
  • Banco BV.
  • Banco BTG.
  • Banco ABC, Hamsa, LoopiPay e Microsoft.
  • Banco B3, B3 e B3 Digitas.
  • Consórcio ABBC: Banco Brasileiro de Crédito, Banco Ribeirão Preto, Banco Original, Banco ABC Brasil, Banco BS2 e Banco Seguro, ABBC, BBChain, Microsoft e BIP.
  • MBPay, Cerc, Sinqia, Mastercard e Banco Genial.
  • Banco do Brasil.

Quando a moeda nova do Brasil for lançada oficialmente, para realizar operações com o Drex, as instituições precisarão adotar uma tecnologia específica para essas transações, o blockchain. 

Esse modelo funciona como um banco de dados, mas que garante a segurança, a rapidez e a transparência na transmissão de informações para empresas e os usuários. 

Quando a Drex vai ser lançada?

Ainda não há uma data exata de quando o Drex será lançado e começará a circular. Atualmente, o real digital do Banco Central está em fase de testes, mas a expectativa é de que seja liberada a todos os brasileiros entre o final de 2024 e o começo de 2025. 

Qual é o custo da nova moeda digital Drex?

Sim, a moeda digital terá um custo. De acordo com uma nota do Branco do Brasil, o esperado é que tenha custos porque o Drex sempre estará associado a serviços financeiros e prestadores de serviços que cobrarão pelos serviços prestados.

Apesar dessa declaração, ainda não está claro como funcionará esse mecanismo de cobrança ao usuário. 

Impactos da Drex no comércio digital do Brasil

Com a introdução do Drex, a moeda digital do Banco Central, as empresas brasileiras, independente se de grande ou pequeno porte, estão prestes a vivenciar transformações em suas operações financeiras. 

A seguir, separei alguns aspectos que podem ser impactados pela Drex no comércio digital: 

Agilidade nas transações financeiras

Uma das mudanças será nas transações financeiras. Com a utilização de tokens digitais, as transações comerciais poderão ser realizadas de forma rápida e eficiente, eliminando os processos burocráticos e liquidando o valor pago com agilidade. 

Redução de custos operacionais

As empresas podem ser afetadas com os famosos custos operacionais, como taxas de pagamento ou de máquinas de cartão. Nesse contexto, o Drex pode ajudar, uma vez que as transações digitais são mais econômicas em comparação com os métodos tradicionais.  

Porque haverá menos taxa e maior eficiência nas transações. 

Facilidade no gerenciamento financeiro do comércio 

Uma boa gestão financeira é a base do sucesso para qualquer negócio. Com o Drex, as pequenas ou grandes empresas podem ter uma gestão financeira mais simplificada. 

Os registros de transações digitais facilitam o monitoramento das finanças, permitindo uma compreensão mais clara das receitas e despesas e fácil acesso a esses documentos. Isso pode levar a uma tomada de decisão mais informada e estratégica.

Otimize o gerenciamento da sua loja. Com o Nex, você controla todas as áreas do seu negócio em só lugar e apenas em alguns minutos. Baixe agora e teste 14 dias gratuitamente!

Conclusão 

Chegamos ao final de mais um texto! Para concluir, vamos retomar alguns pontos importantes? 

O Drex surge como uma moeda digital do Banco Central do Brasil, prometendo transformar as transações financeiras e o sistema econômico. Conhecida também como o real digital, pela sua igualdade com o papel-moeda, a utilização de blockchain e os impactos positivos no comércio digital ressaltam seu potencial. 

Com expectativas de lançamento entre 2024 e 2025, o Drex se apresenta como um marco no avanço tecnológico das finanças brasileiras.

Caso tenha alguma dúvida, pode escrever nos comentários ou voltar a ler esse texto quantas vezes for necessário. 

Te vejo nos próximos conteúdos. 

Até mais e bons negócios!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se