Desistência de compra online: principais razões

Entenda as razões da desistência de compra online na sua loja e saiba como melhorar seu desempenho nas vendas.

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As vendas online podem ser um pouco desafiadoras no início da sua jornada, principalmente por terem características totalmente diferentes da venda presencial, onde você vê o cliente, conversa e entende melhor seu comportamento.

É por isso que hoje vou descomplicar o porquê de acontecerem desistências de compra online e te mostrar algumas alternativas para lidar com essa situação.

Principais motivos de desistência para uma compra online

A desistência de compra online sempre vem acompanhada de justificativas, do porquê o consumidor decidiu abandonar a compra. Estar atento a esses motivos é essencial para que você possa tomar providências nas falhas do processo de vendas e diminuir as chances delas se repetirem.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com Octadesk, 65% dos consumidores desistiram de uma compra por conta de uma experiência ruim. Destes mesmos consumidores, 43% afirmam que isso já aconteceu mais de uma vez.

Por isso, vou abordar quais são alguns dos principais motivos de desistência de compra online.

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Prazo de entrega

Há alguns anos atrás era até comum e tolerável uma entrega passar de 10 a 15 dias úteis para a entrega, mas hoje vemos um cenário onde os clientes esperam receber sua mercadoria no menor prazo possível. 

Por isso, ter opções de entrega que sejam eficientes e entreguem em um prazo aceitável é essencial para uma experiência positiva do cliente.

Preço elevado

Levam apenas alguns minutos para um cliente realizar uma pesquisa de preço pela internet e perceber que existem valores mais atrativos. Ter um produto com o preço acima do mercado acaba sendo um dos principais motivos de desistência da compra.

Confiança

Já entrou em algum site e não se sentiu confortável em realizar uma compra? 

Isso é porque o site de venda deve transmitir confiança, através de imagens originais, detalhes de descrição, configurações do site e atendimento/central de ajuda disponível.

Então evite utilizar imagens muito fora da realidade ou diferentes do produto original, faça o básico bem feito e se preocupe em trazer uma forma de contato para esclarecer dúvidas.

Reputação

Através de avaliações e experiências anteriores, os clientes determinam sua reputação, que pode ser boa ou ruim. 

Investir na experiência do cliente é importante tanto para que ele retorne a comprar com você, quanto para criar uma boa reputação entre o público que ainda não conhece seu comércio.

Atendimento

O atendimento é algo muito prezado no momento da compra em todo e qualquer estabelecimento e não seria diferente nas vendas online onde ele pode se tornar um fator decisivo de desistência.

Ter um atendimento direcionado e eficiente transmite confiança, algo que deve ser conquistado e muito prezado nas vendas online.

Você pode direcionar o atendimento para o Whatsapp ou e-mail da loja compartilhando seu número e endereço nas informações da loja.

Formas de pagamento limitadas

Não tem nada pior do que chegar em uma loja, seja ela virtual ou física, fazer o carrinho de compras e descobrir na hora de efetuar a compra que o local não aceita determinada forma de pagamento. 

Isso aconteceu muito no início da era de pagamento por Pix, onde muitos comerciantes perderam a compra por não terem essa modalidade de pagamento disponível.

Veja os principais meios de pagamento e as principais bandeiras de cartão utilizadas:

  • PIX.
  • Boleto.
  • Cartão de crédito (principais bandeiras: Master, Elo e Visa).
  • Cartão de débito (principais bandeiras: Master, Elo e Visa).
  • PayPal.
  • PagSeguro.
  • Link de pagamento.

Como adequar sua loja para atender às exigências do clientes

Agora a parte mais esperada: qual ou quais as melhores abordagens e estratégias para atender as necessidades dos clientes.

Delimitando a sua região de atendimento

Quando falo da expectativa de clientes por entregas rápidas, é preciso entender que existe uma limitação no transporte dependendo de onde é feito o pedido.

Por isso é necessário que você delimite a sua região de atendimento de acordo com os prazos da transportadora para gerar prazos mais rápidos e realistas. 

Exemplo: entrega por quilômetros (raio de até 10 km); entrega por região (norte, sul, leste e oeste do estado/país). 

Precificação competitiva

Conseguir definir um valor competitivo nos seus produtos de forma que não prejudique seu lucro é uma tarefa que exige empenho e dedicação mas entrega grandes resultados.

A precificação é feita com base nos custos do seu produto juntamente a sua margem de lucro e deve ser definida na fase inicial do planejamento do seu comércio.

Aprenda sobre o precificação no texto “Precificação: o que é, para que serve e como fazer corretamente”.

Administrando corretamente os canais de venda

Manter atualizado valores promocionais, preços e descrições em seus canais de venda é um sinal verde de que sua loja está funcionando diariamente e está pronta para receber pedidos ou dúvidas.

Além disso, administrar tudo em um só lugar, como em um sistema de gestão, facilita na hora de concentrar informações de venda do produto, ou seja, você tem maior controle das vendas, devoluções, quantias em estoque e demais informações da sua loja.

Gerando mais valor a partir dos colaboradores

Ter colaboradores que apreciam e acreditam no local de trabalho, pode torná-los embaixadores de sua marca, pois eles farão questão de indicar o local de trabalho como referência para conhecidos e familiares que buscam um serviço ou produto que você oferece.

Gerar valor a partir dos colaboradores também mostra competência e comprometimento que seu comércio tem com pessoas, sejam elas clientes, colaboradores ou visitantes curiosos.

Diversificando meios de pagamento

Como vimos em um dos tópicos anteriores, um dos principais motivos de desistência de compra é a falta de diversidade nos meios de pagamento, então nada mais justo que atender o máximo de formas de pagamento possíveis.

Conhece o sistema de gestão Nex? Com ele você realiza vendas online e presenciais, através do controle de vendas, caixa, estoque, catálogo online e muito mais. Baixe o sistema de gestão Nex e comece a profissionalizar seu comércio! 

Conclusão

É muito bom poder dedicar o papo de hoje para falar um pouquinho do universo das vendas online!

Vimos que estar ciente do comportamento por trás da desistência de compra é essencial para melhorar alguns pontos no momento da venda e também vimos quais as alternativas para cativar melhor seus clientes neste momento de decisão.

Espero que o post de hoje tenha sido útil e que as estratégias apresentadas possam contribuir para sua loja.

Boas vendas e nos vemos em breve!

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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