11 práticas que prejudicam o lucro da sua empresa

Descubra quais os principais causadores de problemas financeiros dentro de uma empresa.

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O que você vai ver nesse texto:

Quando realizamos uma mesma ação várias vezes, sem perceber e de maneira automática, estamos formando um hábito. Isso pode acontecer tanto por repetição consciente quanto inconsciente dessa ação.

Vamos descobrir hoje hábitos e práticas que causam problemas financeiros na sua empresa. Bora?!

Ganhe muito mais tempo na sua rotina e otimize seu controle financeiro com o Controle de Caixa do sistema Nex!

O que é lucro?

De forma simples e direta, o lucro é o ganho final obtido após o pagamento de todos custos de venda, ele representa o valor líquido.

Existe um termo comumente confundido com o lucro, que é o faturamento.

O faturamento é o valor de vendas, o quanto uma empresa recebe pelas suas vendas em determinado período, sem considerar os custos de operação, ele representa o valor bruto.

Existem também, alguns tipos de lucro, que podem ser classificados de acordo com a situação e apresentam algumas diferenças entre si:

  • Lucro bruto = Receita Bruta – Custo dos Produtos Vendidos.
  • Lucro operacional = Bruto – Despesas Operacionais.
  • Lucro líquido = Receita Total – Custo dos Produtos Vendidos (CPV) – Despesas Operacionais – Despesas Financeiras + Receitas Financeiras – Impostos.

11 práticas que prejudicam o lucro do seu negócio

Verifique agora quais as principais causas dos problemas financeiros e se atente em algum que se assemelhe às práticas de sua empresa.

Ausência de planejamento

Deixa a vida me levar, vida leva eu... Só que não!

O planejamento é algo que você vai ver muito aqui no blog e isso se dá pela sua importância dentro de qualquer empresa ou projeto, principalmente quando envolvido à finanças. Existem muitas empresas que faliram por falta de planejamento e isso pode se tornar uma realidade caso não monte uma estratégia detalhada.

Não ter um hábito também é um hábito! O planejamento é uma tarefa constante, um hábito, e ter a devida atenção e seriedade nele vai te evitar muito retrabalho.

Existe um tema muito interessante dentro do planejamento de empresas, que retrata muito bem sobre as estratégias dentro do meio empresarial e qual sua importância, esse tema se chama plano de negócios.

O plano de negócios é basicamente um documento projetado para servir como guia para o empreendedor, fornecendo orientações detalhadas para a criação e desenvolvimento de um negócio.

Veja o texto Como fazer um plano de negócios? Confira o passo a passo!” em nosso blog e fique por dentro do assunto!

Falta de controle financeiro

Controlar as finanças de um negócio pode ser um desafio complexo, pois envolve diversos fatores que podem ser influenciados tanto por elementos externos quanto internos da empresa.

Tire um momento para avaliar a situação atual do seu negócio. Você consegue visualizar seu lucro? As despesas estão sendo pagas dentro do prazo previsto? 

O controle financeiro vai além de cortar gastos ou saber exatamente o que fazer com o lucro da empresa após o fechamento do mês. Ele se dá através de diferentes práticas que juntas trazem resultados práticos ao seu dia-a-dia.

Exemplo: priorização de despesas, análise da situação financeira atual, adoção de um sistema de gestão, pagamento em dia das contas, etc.

Veja nosso texto “Gestão financeira: saiba como organizar as finanças da empresa” e descubra mais sobre planejamento financeiro!

Não acompanhar as tendências do mercado

O mercado é um ambiente em constante transformação e a não adaptação às mudanças geram o risco de serem ultrapassadas e perderem clientes para concorrentes que oferecem produtos ou serviços mais atualizados.

Ter disponibilidade de produtos e serviços tradicionais não é um diferencial e sim quase que uma obrigação. A variedade de produtos e serviços não precisa ser abundante de forma aleatória, seja estratégico na hora de diversificar seu “cardápio” e atenda a novas tendências de mercado, isso vai trazer maior notoriedade para seu comércio.

Precificação incorreta de produtos

É aqui que entram os termos “pagando pra vender” e “pagando pra ver”.

Quando os custos de venda não são corretamente calculados e o produto está sendo vendido sem margem de lucro, você tem a impressão de que está ganhando dinheiro com as vendas, quando na verdade está usando ele para reinvestir nos seus produtos criando um ciclo de compra e venda sem lucratividade alguma. Neste caso de “pagar para vender”, você deve fazer o cálculo dos custos deste produto e reformular os valores.

Agora no caso do preço de venda estar muito acima quando comparado ao restante do mercado, a solução ainda é reformular os valores através dos cálculos de custo, isso também vale para reajustes.

O cálculo dos custos de um produto vai desde a locomoção do produto até a sacolinha de embalagem na hora de venda. Todo detalhe importa e esses valores devem ser atualizados constantemente de acordo com o aumento dos custos de venda a fim de evitar uma futura dificuldade financeira.

Acesse nosso texto “Margem de lucro: o que é, qual a função e como calcular” e não erre mais nos seus cálculos. 

Não investir em marketing e publicidade

Quem não é visto não é lembrado!

Estratégias de marketing e publicidade não precisam estar relacionadas a complexidade e altos investimentos. A divulgação de conteúdo e marca começa pela forma como você proporciona a experiência de compra do cliente, através do ambiente, atendimento, qualidade do produto e todos esses requisitos primários.

Você pode começar investindo em pequenas ações e colhendo os resultados de acordo com a evolução das suas estratégias. Veja exemplos de pequenas ações de marketing e publicidade:

  • Redes sociais: ideal para atrair e apresentar seu comércio de uma forma mais íntima e estabelecer conexão com seu público, isso gera confiança e curiosidade de compra.
  • Google: aparecer nos resultados de busca e ter seu comércio no Google facilita o encontro da sua loja em buscas locais e pesquisas de mapa.
  • Parcerias: parceiros que tenham clientes que se interseccionam, ou seja, se encontram em algum hábito comum, podem oferecer projetos e promoções com investimentos divididos.
  • Brindes: mesmo os de baixo custo podem trazer uma conexão com sua loja, o cliente se sente importante de alguma forma.

Má gestão do estoque

Um outro indício de dificuldade financeira é a má gestão do seu estoque de vendas.

A gestão de estoque tem um impacto direto nas vendas e quando a quantidade de produtos é mal contada ou o prazo de validade é esquecido, as quantidades disponíveis e indisponíveis começam a se confundir e geram uma falsa disponibilidade de produto.

A falta de uma rotina de conferência de estoque, registro de entradas e saídas de produtos, monitoramento do giro de estoque entre outros, causa uma desinformação enorme no seu inventário.

Ter um sistema de gestão automatizado com controle de estoque é um investimento que traz segurança e reduz as margens de erro na hora de consultar disponibilidade e emitir relatórios, essa é uma facilidade para o seu negócio e para seu bolso.

Treinamento inadequado da equipe

Lidar com quantidades de dinheiro diariamente é uma alta responsabilidade e requer conhecimento e agilidade.

Ter uma capacitação da sua equipe traz maior conhecimento, segurança e autoestima, as transações se tornam mais leves, seguras e isso impacta diretamente na quebra de caixa.

É importante que o treinamento seja dado para todos que participam direta ou indiretamente das atividades financeiras da empresa e tenham a liberdade de se expressar e compartilhar experiências nesse momento de aprendizado.

Fluxo de caixa ineficaz

A gestão de micro e pequenas empresas pode ser uma tarefa bem difícil, pois estar na categoria de “micro” e “pequena” traz a falsa sensação de ser mais fácil de ser gerida de forma manual.

O fluxo de caixa é calculado através das entradas e saídas de vendas e despesas dentro de um comércio. 

Registrar todos os ganhos e gastos, mesmo que pareçam insignificantes, é fundamental para gerenciar o fluxo de caixa com eficiência, e é geralmente aí que ocorrem erros de registro ou a falta dele. 

Apostar em um sistema de gestão que faça o controle de caixa garante a redução de riscos e transações simples que podem ser consultadas a qualquer momento.

Capital de giro insuficiente

O capital de giro é o valor necessário para financiar as atividades econômicas operacionais, como salário de colaboradores, pagamento de impostos, fornecedores, despesas de luz, água, etc.

Esse capital de giro é fundamental para manter a infraestrutura e a boa gestão de pequenas empresas e deve estar sempre programado.

Este é o cálculo feito para descobrir o valor do seu capital de giro:

Todas as contas a receber + Valor que você possui em estoque - Contas a pagar + Valor a pagar em impostos e despesas.

Não separar as despesas pessoas e empresariais

Usando seu dinheiro pessoal para tapar buracos e cobrir despesas, fica fácil perder o controle e não ter uma ideia clara de quanto dinheiro realmente está sendo ganho ou gasto. 

É fundamental que sua empresa se mostre autossuficiente e possa se sustentar sozinha, pagando suas despesas com seu próprio dinheiro, para garantir sua independência financeira.

Veja nosso texto “Como ter organização financeira em sua loja” e saiba mais sobre o tema! 

Falta de ferramentas adequadas

Ter controle financeiro requer ferramentas adequadas e compatíveis para suas atividades diárias de venda, como um sistema de gestão, por exemplo.

A gestão financeira para pequenas empresas demanda cuidado, especialmente em momentos de descoberta, expansão e crescimento econômico. É nessa fase que um sistema de gestão se torna essencial para formalizar o negócio e oferecer ferramentas que facilitem o dia a dia das vendas.

O sistema de gestão tem por finalidade integrar todas as demandas de gestão como: cadastro, vendas, estoque, emissão de NF e muito mais reunido em um só lugar.

Além disso o uso de um sistema de gestão auxilia:

  • Na redução de custos: automatizar entradas e saídas de valores diários evita erros de contagem e anotações que eventualmente é cometido em registros manuais.
  • Controle e organização: concentrar informações e ter acesso em um só local é fundamental para a organização de etapas e transações comerciais. 
  • Formalização: o sistema de gestão te dá acesso a Notas Fiscais, modelos de orçamento, catálogo online entre outras funcionalidades que trazem maior seriedade e prestígio ao seu comércio .

Faça o download do sistema Nex e tenha acesso a diferentes funcionalidades na gestão do seu comércio!

Conclusão

Vimos hoje as 11 práticas que são inimigas no lucro da sua empresa e como elas atuam negativamente nas suas finanças. As práticas negativas, quando bem reconhecidas, podem ser revertidas em positivas, em hábitos contrários.

Além disso, para evitar que essas práticas prejudiquem o lucro da empresa, é importante adotar medidas como a criação de um plano de negócios, ter um acompanhamento das tendências do mercado, realizar treinamentos para a equipe de trabalho e o controle eficiente do fluxo de caixa.

Essas práticas são fundamentais para garantir a saúde financeira do negócio e torná-lo mais competitivo e sustentável a longo prazo!

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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