Se você é empreendedor, provavelmente já se deparou com termos diferentes para falar sobre o varejo, os tributos e as finanças. Pensando nisso, resolvi criar um glossário de palavras do varejo, reunindo termos e conceitos para quem trabalha com o empreendedorismo.
O glossário inclui palavras de origem inglesa, siglas e expressões amplamente utilizadas em livros, textos e no dia a dia do varejo. Muitas delas, inclusive, você já deve ter visto aqui no blog do Nex!
Que tal facilitar a gestão do seu negócio? Com o Nex, você pode cadastrar e gerenciar produtos, controlar o estoque e vender através do catálogo online. Saiba mais sobre os nossos recursos!
Principais conceitos do empreendedorismo
A seguir, confira o significado de alguns termos que podem aparecer no seu dia a dia.
CLT
“Consolidação das Leis do Trabalho”, conjunto de leis que regulam o trabalho individual ou coletivo nas empresas.
CNPJ
“Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica” é o código que identifica a empresa/pessoa jurídica na Receita Federal Brasileira.
Investidores anjo
Profissionais experientes com capital disponível para investir em novos projetos ou negócios, em troca de um percentual da empresa ou dos rendimentos dela.
MEI
“Microempreendedor Individual”, profissional legalizado como empresário e trabalha por conta própria.
PME
"Pequenas e Médias Empresas”. Uma pequena empresa do comércio possui entre 10 e 49 empregados. Uma empresa comercial média possui entre 50 e 99 funcionários.
Rotatividade de funcionários
Um indicador de produtividade que consiste na média de quantos colaboradores são contratados e demitidos a cada mês. Áreas com muita rotatividade tendem a gerar mais custos, principalmente em pequenas empresas.
Seed Capital
Investimentos externos de recursos financeiros voltados para empresas iniciantes para ajudar no desenvolvimento de suas ideias e soluções.
Principais conceitos do financeiro
A gestão financeira é a base de qualquer negócio bem-sucedido. Compreender os principais conceitos dessa área ajuda a planejar, a controlar e a tomar decisões estratégicas para garantir a saúde financeira do negócio.
Balanço Patrimonial
É o balanço financeiro entre o que a empresa tem (ativos) e o que deve (passivos). Mostra os bens, os direitos e as obrigações, e geralmente é atualizado anualmente.
Captação de recursos
Obter por meio de empréstimos bancários, investidores anjos ou qualquer outro meio, os fundos necessários para o início do seu negócio, ou expansão dele.
Capital de giro
O capital de giro é utilizado para cobrir os custos do dia a dia da empresa e dar continuidade às atividades entre o pagamento de despesas e a receita.
Certificado digital
É um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura eletrônica e garante a proteção das transações comerciais.
Caso queira entender mais sobre esse assunto, recomendo que leia o texto “O que é certificado digital: tipos, uso e como adquirir” .
Lucro real
O lucro real é um regime tributário usado para calcular o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
A conta é simples: Receitas - Despesas = Lucro real
Lucro presumido
É um regime onde a empresa paga impostos, como IRPJ e CSLL, com base em uma estimativa do lucro líquido real.
A fórmula básica é: Receita Bruta x Alíquota Presumida = Lucro presumido
Venture Capital
O venture capital está relacionado ao capital de risco da empresa, com investimentos feitos em negócios em fase inicial, mas com grande potencial de crescimento e expansão.
Esse recurso ajuda as empresas a manter o fluxo de caixa no começo, permitindo que se desenvolvam de forma saudável e se estabeleçam no mercado.
ROI
Significa “Return on Investment” que se traduz para “Retorno sobre Investimento”. Percentual da quantidade de dinheiro recebido em relação à quantidade de dinheiro aplicado.
Ticket médio
Média de quanto seu cliente gasta em uma compra; o quanto você ganha por cliente atendido.
Principais conceitos do tributo para lojistas
Gerenciar um negócio exige conhecimento sobre as obrigações tributárias, especialmente no varejo, onde as regras podem variar conforme o porte da empresa e a região. Entender os principais conceitos de tributos ajuda os lojistas a se manterem em conformidade com a legislação e a evitar custos desnecessários.
CEST
O CEST, criado em 2015 pelo Convênio ICMS 92/15, é um código padronizado que tem como objetivo categorizar produtos sujeitos à substituição tributária de forma uniforme.
CFOP
“Código Fiscal de Operações e Prestações”, código referente às entradas e saídas de mercadorias, intermunicipais e interestaduais, indicando a natureza de circulação da mercadoria.
CNAE
“Classificação Nacional de Atividades Econômicas”, a padronização das atividades econômicas utilizada pelos órgãos tributários do Brasil. É o código CNAE que permite, ou não, optar pelo Simples Nacional.
CSC
“Código de Segurança do Contribuinte”, é um código de padrão variável entre os estados brasileiros e fornecido ao contribuinte através da Secretaria da Fazenda. Faz parte do QR Code da NFC-e e serve para autenticar o DANFE.
CSOSN
“Código de Situação da Operação no Simples Nacional”, código necessário para emissão de notas fiscais por empresas optantes pelo regime Simples Nacional.
DAS
“Documento de Arrecadação do Simples Nacional”, similar ao DARF, o DAS recolhe os tributos das PMEs que optam pelo Simples Nacional. O DAS deve ser pago mensalmente por quem é MEI.
DARF
“Documento de Arrecadação de Receitas Federais”, documento gerado pela Receita Federal, para que pessoas jurídicas declarem seus rendimentos e outras informações relevantes ao fisco.
DANFE
"Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica”, versão impressa da nota fiscal eletrônica. Deve contar com todas as informações necessárias para o trânsito da mercadoria.
ICMS
“Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços”, também se aplica a produtos importados, por exemplo, entre 7% e 12% nas operações interestaduais, dependendo da origem e do destino da mercadoria.
I.E
“Inscrição Estadual”, registro do contribuinte no cadastro do ICMS na Receita Estadual.
NCM
“Nomenclatura Comum do Mercosul”, código utilizado para padronizar e identificar mercadorias nos países do Mercosul. Em produtos que circulam no Brasil, o NCM acompanha o CEST.
NFC-e
“Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica” substitui o Cupom Fiscal e facilita as transações no varejo.
NF-e
“Nota Fiscal Eletrônica”, versão digital da nota fiscal, emitido e armazenado eletronicamente, que documenta a circulação de mercadorias.
Receita
Este é um termo que tem diferentes significados no consultório médico e na cozinha da vó, mas no universo do empreendedorismo, receita é todo valor recebido, arrecadado ou apurado.
Simples Nacional
Regime de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicáveis às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Brasil.
Principais conceitos de marketing
No mundo do empreendedorismo é preciso saber alguns dos principais termos de marketing para atrair clientes, construir uma marca sólida e aumentar as vendas. Esses conceitos são ferramentas para planejar estratégias de comunicação e promoção.
Custo de Aquisição de Cliente
Um dos conceitos mais importantes do empreendedorismo, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) mostra quanto você gastou para conquistar um cliente. Quanto maior o CAC, menos eficiente é a sua estratégia.
Funil de Vendas
O funil de vendas é um modelo que organiza o processo de vendas, ajudando a entender melhor o cliente em potencial e a atraí-lo de forma mais eficiente.
Marketing digital
O marketing digital é uma estratégia de comunicação online que busca divulgar a imagem de uma empresa e aumentar sua visibilidade para um público maior.
Networking
É o ato de fazer contatos no mercado, com o objetivo de criar oportunidades de negócios no futuro.
Precisando de um sistema de gestão online que ofereça os principais recursos de venda? Com o Nex você cria sua conta em poucos instantes e já pode começar a vender. Clique aqui para criar sua conta gratuitamente.
Conclusão
Para concluirmos, conhecer os principais conceitos do empreendedorismo, das finanças, dos tributos e do marketing é essencial para a gestão de um negócio de sucesso.
Lembre-se de que, no mundo do varejo, estar bem informado é um diferencial e pode te ajudar a criar contatos e se comunicar melhor com outros empreendedores.
Espero que tenha gostado desse texto, até logo!

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.