Marketing digital para pequenas empresas

Descubra como é possível realizar uma estratégia de marketing digital mesmo sendo um pequeno comércio.

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O que você vai ver nesse texto:

Muitos comerciantes simplesmente não conseguem imaginar seu pequeno negócio em meio ao gigante universo do marketing digital. E os motivos que eles usam para justificar esse pensamento equivocado são vários. “'É muito complicado!” e “É caro demais, isso é só para loja grande!” são apenas dois deles.  

O marketing digital nas pequenas empresas deixou de ser algo distante e passou a ser um caminho acessível para quem quer atrair mais clientes e aumentar as vendas. O melhor de tudo é que não é preciso grandes investimentos: com organização, criatividade e as ferramentas certas, você já pode dar os primeiros passos. E aqui você também pode conferir 5 dicas de marketing digital para pequenos negócios.

Uma boa dica para conseguir mostrar seus produtos com mais alcance é criar gratuitamente o catálogo online do Nex. Com ele, você cria sua vitrine digital de forma simples, aumentando suas chances de venda em poucos cliques.

Como se beneficiar do marketing digital?

Muitos ainda se perguntam: como fazer marketing digital para pequenas empresas? A resposta está em entender que grande parte das decisões de compra hoje em dia começa através do celular ou do computador, segundo o SEBRAE.

Se o negócio é local e depende da visita presencial das pessoas, então é imprescindível elaborar estratégias para fidelizar os clientes e fazer com que eles voltem mais vezes. E num mundo em que grande parte dos consumidores passa o seu dia acessando a internet, nada melhor que inserir o empreendimento neste meio e fazê-lo ser visto pelas pessoas através de estratégias de marketing digital.

Para explicá-lo como tudo isso funciona na prática, tomaremos como exemplo o caso de uma pequena loja de sapatos localizada em Florianópolis chamada “Bonitos Sapatos”. Se uma pessoa que mora nesta capital procura nos buscadores o termo “loja de sapatos em Florianópolis” e encontra o site da “Bonitos Sapatos” logo nos primeiros resultados, então as chances dela comprar algum de seus itens aumentam drasticamente.

Isso porque o site e a forma como ele aparece nas buscas online passaram para essa pessoa uma imagem de profissionalismo por parte da empresa. Se essa mesma loja tiver um blog com conteúdos relacionados à moda, ela atrairá um público maior. E com uma estratégia de e-mail marketing eficaz, acabará criando uma comunidade de clientes fiéis.

Abaixo, listamos os principais benefícios que o pequeno comerciante pode obter aplicando estratégias de marketing digital:

  • Divulgação dos produtos ou serviços a um baixo custo;
  • Atração de novos potenciais clientes;
  • Fidelização de um maior número de consumidores;
  • Popularização da marca no mercado local.

Melhores estratégias de marketing para pequenos negócios

Precisamos considerar que cada negócio tem sua realidade, mas algumas práticas são essenciais para começar.

A seguir, confira alguns passos que você deve dar para começar a aplicar suas estratégias de marketing digital:

1. Criar um blog

Apenas desenvolver um site não é o bastante. As pessoas também possuem dúvidas sobre assuntos que elas se interessam, e gostam de receber dicas sobre esses temas. E é exatamente por isso que o comércio também deve ter um blog. Se o negócio vende vinhos, ele pode oferecer aos seus clientes conteúdos relacionados às bebidas. Estes conteúdos vão nutrir a audiência do blog e criar uma comunidade de clientes leais à marca. 

2. Investir em anúncios nos buscadores

Investir em anúncios dará uma tração para o seu negócio, pelo menos inicialmente. Criar campanhas no Google Ads ou no Meta Ads pode influenciar positivamente na segmentação tanto no buscador como na rede social, o que é crucial para o comércio.

A vantagem desses anúncios é que eles podem ser configurados para aparecerem somente para pessoas da sua região que têm maior chance de comprar seus produtos ou serviços. Aqui no blog, já falamos sobre o tráfego pago e como ele pode acelerar seus resultados. Vale a pena conferir o conteúdo.

Evite gastar além do necessário: acesse nossa planilha de orçamento de marketing para organizar os custos da sua comunicação e planejar suas ações com praticidade.

3. Marcar presença nas redes sociais

O Brasil é um dos maiores mercados para o TikTok, com um número expressivo de usuários, o que o torna atrativo para as marcas. Daí a importância de ter uma conta do seu comércio e utilizar esse meio para interagir com os seus clientes. Nas páginas, eles podem promover os produtos e serviços, criar promoções, compartilhar os conteúdos do blog, entre muitas outras ações.

O segredo do marketing digital nas pequenas empresas é ser relevante e frequente. Não adianta postar apenas as promoções esporádicas da sua loja. Você precisa estabelecer uma conversa com o público, de igual para igual. Você deve procurar postar coisas relevantes para ele dentro do universo do produto ou serviço que você oferece.

O bestseller americano Gary Vaynerchuk explica muito bem isso em seu livro "Jab, Jab, Jab, Right Hook" que, utilizando a metáfora do boxe, exemplifica como é necessário preparar o terreno antes de dar o "gancho de direita" no seu cliente. Ou seja, é necessário primeiro estabelecer uma conversa, ganhar a confiança para só então pedir o dinheiro do seu cliente e realizar a venda! E a postagem de conteúdo relevante em um blog com a divulgação pelas redes sociais é uma ótima forma de conversar com seu público alvo.

Se você deseja aplicar essas estratégias mesmo com poucos recursos, vale a pena conferir nosso conteúdo sobre como fazer marketing com orçamento baixo.

Se estratégias digitais ajudam você a atrair clientes, uma gestão simples e prática é o que mantém seu negócio crescendo. O Nex está pronto para facilitar sua rotina: use no computador, no navegador ou no app. Experimente grátis, crie sua conta no Nex!

Conclusão

Lembre-se: a internet é um espaço democrático. Saber usar as ferramentas certas na sua estratégia de marketing digital permite que você consiga alcançar novos clientes, fortalecer a marca e vender mais.

Viu só o quanto o seu pequeno comércio pode se beneficiar do marketing digital? Então aproveite para colocar nossas dicas em prática!

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