Volta às aulas: como aumentar o lucro da sua papelaria

Quer aprender a fazer uma lista de material escolar para os seus lucros aumentarem? Com o texto a seguir você aprende como organizar o seu estoque, montar kits escolares e muito mais. Confira!

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O que você vai ver nesse texto:

O início do ano é marcado pela volta às aulas, por isso ele se torna um dos períodos mais importantes para as papelarias, pois nessa época é possível aumentar as vendas e conquistar novos clientes.  

Conforme o estudo realizado pelo Monitor Mercantil, em 2022, a expectativa do ano é que o crescimento fosse mais de 7,6% e atingisse R$ 17,8 milhões em vendas. Por conta das aulas presenciais, estudantes e pais estão à procura de materiais novos. 

Entretanto, para garantir que a sua papelaria cresça em vendas no começo do ano, é importante ter organização, certo? 

Tendo isso em mente, fiz esse texto cheio de dicas que vão ajudar nesse momento de aumento de vendas. Confira!  

Que tal facilitar a gestão da sua papelaria? Com o sistema de gestão e vendas para a papelaria Nex, você consegue otimizar a sua rotina. Conte com: PDV, controle de estoque, vitrine virtual, controle de caixa, cadastro e fidelização de cliente e muito mais. Conheça o nosso recurso! 

Dicas para vender mais na volta às aulas

Descubra agora dicas para você vender mais nessa volta às aulas 2023: 

Organize seu estoque

Ter um estoque organizado nessa época do ano evita situações de um cliente chegar na sua papelaria e não encontrar os produtos que precisa, consequentemente, o consumidor irá procurar outro comércio e você arriscará de perder a venda do produto. 

Para que isso não aconteça, é importante ter uma lista com as principais mercadorias que as escolas estão pedindo. Porque assim, você terá uma noção da procura por esses itens e quanto você consegue atender. 

Com o recurso de estoque mínimo e máximo do Nex, você consegue gerenciar seu estoque de maneira mais rápida e eficiente. Confira esse recurso! 

Capriche na vitrine da sua papelaria

Para manter os clientes ativos ou chamar atenção de potenciais compradores é essencial ter estratégias, por isso, aposte em uma vitrine que mostra as novidades e diversidade de produtos no seu comércio. 

Você pode apostar em colocar cores vivas para chamar atenção dos pais e cadernos com capas de personagens de sucesso para atrair crianças e adolescentes.  

Caso tenha interesse nesse assunto, recomendo que leia o texto “Vitrine de loja pequena: veja dicas para montar a sua!” no blog do Nex! 

Monte kits de material escolar

Fonte: Magazine Luiza

Criar kits para vender é uma forma de aumentar os lucros da sua papelaria, porque passam a sensação para o cliente de menor custo para obter mais produtos. Você pode criar vários kits, pensando nisso separei dos exemplos de kits de materiais escolares: 

Kit básico: 

  • Mochila. 
  • Estojo. 
  • Lápis. 
  • Canetas.
  • Caderno. 
  • Borracha. 
  • Corretivo. 
  • Apontador.
  • Régua.
  • Cola.
  • Tesoura sem ponta. 

Kit completo: 

  • Todos os itens do kit básico.
  • Calculadora.
  • Fichário. 
  • Compasso, esquadros e estiletes. 
  • Garrafas de água. 
  • Pastas. 
  • Lápis de colorir. 
  • Canetas diversas e coloridas. 

Criar kits pode ser uma tarefa não muito fácil, mas com o Kit/combo Nex, você pode agilizar esse processo. Com ele você pode criar e controlar os preços promocionais, oferecer combos diferentes e atualização automática no seu estoque de produtos. Confira!  

Esteja por dentro dos assuntos em alta

Com aumento nas procuras por materiais escolares no começo do ano, é importante que você esteja por dentro das tendências e das novidades do momento. 

Para as crianças os personagens infantis sempre chamam atenção, por isso invista em cadernos estampados, lancheiras e mochilas na sua loja. Porém, é importante que você tenha matérias com temas básicos, como em cores únicas ou estampas mais simples. 

Já para jovens, invista em cadernos organizadores (conhecidos como planner), garrafas de água, capas para tablet e ipads e materiais de escrita, como, por exemplo, canetas coloridas, borrachas diferentes, entre outros itens.

Aposte em parcerias com escolas e faculdades

As parcerias com escolas e faculdades são importantes para ambos lados, porque a sua papelaria pode ter clientes continuamente e o estabelecimento de ensino pode oferecer como um bônus desconto na sua loja para alunos matriculados. 

Além disso, você pode oferecer kits prontos dos livros institucionais de ensino que a escola irá usar. Desse modo, você pode lucrar com os kits embutidos na matrícula do aluno. 

Crie um programa de fidelidade

Além da venda dos produtos, é importante pensar no pós-venda. Pois, é nessa parte que ocorre a fidelização do cliente. Existem métodos para trazer o cliente de volta a sua papelaria, como, por exemplo, ter um bom atendimento e produtos com preços acessíveis podem ser bons para que pais e alunos indiquem o seu estabelecimento. 

Outra forma de fidelizar o cliente é realizando o cadastro e oferecer benefícios por pontuações acumuladas ou gerar descontos em compras futuras. Essas ações atraem a atenção do cliente. 

Que tal facilitar o seu programa de fidelização de clientes? Com o Nex, você pode fidelizar e reconquistar compradores inativos do seu estabelecimento em poucos minutos. Confira!  

Treine bem seu time

O começo do ano é muito movimentado para as papelarias, então ter um bom atendimento ao cliente é essencial para ser um diferencial entre os concorrentes. Para que isso aconteça, você precisa treinar os seus funcionários para essa época do ano. 

Você pode treinar por vídeos, atividades práticas, cartazes com informações importantes ou indicações de leitura. Essas ações podem ser realizadas durante o horário comercial e sem atrapalhar o desempenho do colaborador. 

Ter um time bem treinado atrai clientes, criam vínculos, podem gerar boas indicações ao seu negócio e fortalecem o relacionamento. 

Caso você queira saber mais sobre esse assunto, leia o texto “4 formas de treinar seu funcionário sem interromper seu trabalho” no blog do Nex. 

Trabalhe com serviços diferenciados

Uma das maneiras de atrair novos clientes é oferecer serviços diferenciados, como, por exemplo, montar espaços de estudos, trabalho ou café. Criar espaços interativos na sua loja pode ser uma alternativa que te destaque entre os concorrentes. 

Além disso, você pode oferecer serviços de xerox, impressão e encadernação ou colocar no seu estoque produtos tecnológicos, como: mouse, capinhas para tablet, teclados diferentes e limpadores de tela. 

Aceite diferentes métodos de pagamento

Oferecer diversos métodos de pagamento que podem auxiliar na hora do fechamento das vendas, permitindo que os clientes ou potenciais compradores tenham mais opções de pagamento. 

Existem bancos digitais que oferecem máquinas de cartão tecnológicas, pagamentos dinâmicos como o pix ou a clássica forma de pagamento que é o dinheiro. 

Lembre-se: ter métodos de pagamento variados facilita a compra e evita que você perca vendas.  

Caso queira saber mais sobre esse assunto, recomendo que leia o texto “Formas de pagamento: conheça as melhores opções para sua loja” no blog do Nex! 

Faça divulgação nas redes sociais

As redes sociais são utilizadas para atingir mais clientes e divulgar sua papelaria de forma rápida e fácil. Você pode fazer campanhas de divulgação, posts chamativos, investir em um atendimento dinâmico e criar vínculo com os seguidores. 

Fazer parcerias com influenciadores no universo da papelaria, pode ser uma opção para aumentar o engajamento da sua loja e atrair novos clientes. 

Invista em anúncios 

Investir em anúncios vai muito além da divulgação, ele pode ajudar, agregar valor a sua empresa e aumentar as vendas do seu negócio. Você ter credibilidade no mercado é mais fácil para conquistar clientes, e consequentemente, melhorar os resultados e lucros da sua loja. 

Com os anúncios, você pode ver as necessidades dos clientes para cada momento do ano e começa a chamar atenção de possíveis compradores para sua loja. 

Tenha um catálogo online de produtos 

Criar um catálogo online de produtos para sua loja permite que você alcance novos compradores e expor seus produtos de maneira prática e organizada, consequentemente o catálogo online gera interesse no cliente, pois é fácil de realizar a compra e as mercadorias são fáceis de encontrar.  

Outra vantagem de criar um catálogo online é o baixo custo que terá no seu orçamento e alta demanda de vendas pela internet, ou seja, menos gasto e mais lucro. 

Reprodução| Playarte Papelaria

Acessando a página do Catálogo de Produtos do Nex, você confere como montar uma papelaria online em apenas 5 passos. Esse é um recurso gratuito que vai deixar a sua loja mais digital e alavancar as vendas da sua papelaria.

Ressaltamos a importância de ofertar em nosso catálogo online somente produtos em conformidade com a lei. É fundamental que você esteja ciente das regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e autoridades competentes, a fim de evitar quaisquer violações. A Nextar, como desenvolvedora do catálogo online, compromete-se a colaborar com as normas legais e, portanto, se reserva o direito de remover do ar páginas que estejam em desacordo com a legislação, garantindo a segurança e a conformidade de nossos serviços.

Inove nos produtos e serviços ofertados

Além dos materiais escolares e ter parcerias com instituições estudantis, é importante inovar nos produtos e serviços oferecidos na sua papelaria, porque isso atrai clientes e assim gerar aumento nas vendas da sua loja.  

Você pode fornecer vários produtos e serviços, veja:

  • Produtos para datas comemorativas: cartões, canecas, porta-retratos e caixas personalizadas.
  • Material e brindes para formaturas.
  • Materiais para confecção de festas: casamentos, aniversários ou comemorações de momentos especiais. 
  • Oferecer serviços de cópias, impressões, encadernações e plastificações. 

Utilize um sistema de gestão comercial 

Agora que você já sabe a importância da volta às aulas para sua loja, como última dica é necessário ter um sistema de gestão que ajude no dia a dia. 

Usar um sistema de gestão comercial vai potencializar a sua rotina, facilitando tarefas que, quando realizadas manualmente, demandam mais tempo e dedicação, ocupando o tempo que poderia ser utilizado para focar em outras atividades.

Agilize ainda mais a gestão do seu negócio com o Sistema de Gestão Nex! Com ele, você consegue controlar vendas e gerenciar todas as áreas do seu comércio de modo fácil e rápido. Baixe agora!

Conclusão 

Nesse texto, você conseguiu ver que a volta às aulas é uma boa oportunidade para aumentar os lucros e conseguir novos clientes. Juntamente com dicas que vão te ajudar nesse período do ano. 

Não se esqueça de utilizar um sistema de gestão que ajude, porque eu sei que a rotina de um empreendedor é corrida. 

Sempre que estiver com dúvidas, sinta-se à vontade para retornar nesse conteúdo! 

Te vejo nos próximos textos, até logo!

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Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

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