Hoje a conversa é sobre lojas de cosméticos, perfumarias e higiene pessoal. Sabia que uma pesquisa apontou que 61% dos brasileiros consideram a aparência física como fator mais importante para o sucesso e que somos o país que apresenta o maior crescimento de vendas?
Além disso, somos o primeiro em mercado de desodorantes e o segundo em produtos infantis, masculinos, higiene oral, proteção solar, perfumaria e banho. Ah! E o terceiro em produtos para cabelos e cosméticos.
Se fosse uma olimpíada, estaríamos em todas as posições do pódio: ouro, prata e bronze. E como atletas olímpicos nunca param de treinar procurando seu máximo desempenho, vamos continuar nessa vibração e ver como sua loja de cosméticos, perfumaria e todos os produtos listados acima pode melhorar ainda mais as vendas.
Defina quem é seu público-alvo
Ele, sempre ele, o “público-alvo”. É conhecendo seu cliente que você vai definir que produto comprar, como divulgar e como atender de forma satisfatória.
Você vende mais para homens do que mulheres? Qual a faixa etária que mais compra em sua loja? Qual a renda da região onde sua loja está?
Todas essas respostas vão definir o quê comprar e como divulgar seu negócio.
Trabalhando com perfumes
Há uma variedade de opções quando se trabalha com venda de perfumes. Dependendo do seu público, defina onde vai investir: marcas nacionais, internacionais ou até marcas que imitam fragrâncias famosas. Nesse caso, deixei claro ao seu cliente que aquele aroma foi produzido com base em uma fragrância original, porém é uma marca “genérica”. E não se esqueça das colônias.
Não se esqueça dos perfumes masculinos e infantis. Eles estão em segundo lugar em número de vendas no Brasil. E de novo, você compra conforme seu público alvo.
Para você não esquecer de especificar a categoria do seu perfume, separei a classificação de alguns:
- Body Splash
- Colônia
- Eau de Toilette
- Parfum
- Eau de Parfum
Existem opções mais populares e que se encontram em supermercados e farmácias, e há desodorantes de marca também. Analise o que é melhor oferecer. Se for o caso, ofereça as duas opções.
Você pode criar seu catálogo de perfume com o Nex! Crie uma vitrine virtual com seus perfumes adicionando imagem, valor e descrição. Crie sua conta gratuitamente e comece a utilizar o catálogo online do Nex.
Cosméticos, produtos para cabelo e higiene pessoal
Procure ter uma boa variedade de cosméticos para vender a todos os públicos: feminino, infantil e masculino. Produtos diversos tornam seu negócio mais acolhedor e aumenta seu público. Veja alguns exemplos de produtos:
- Cremes e xampus para cabelo
- Loção de barba
- Esmaltes
- Perfumes infantis sem álcool
- Colônias
- Maquiagem
Não esqueça de escolher marcas variadas e de oferecer algo além do que é encontrado com facilidade em farmácias e supermercados, por exemplo.
Veja algumas das marcas de cosméticos mais vendidos no Brasil:
- O Boticário
- Natura
- Eudora
- Avon
- L'Oreal
- Salon Line
- Nívea
- Risqué
- Lola Cosmetics
Produtos orgânicos e antialergênicos
Muitas pessoas têm alergia ou sensibilidade à cosméticos e alguns produtos de cuidado pessoal. Esse é um segmento que cresce a cada dia: cosméticos orgânicos.
Além de não causarem alergia, esses produtos são produzidos com óleos essenciais naturais e ervas aromáticas. Não utilizam animais nos testes de produção, nem mesmo nos componentes.
Esse é um nicho bem interessante porque há poucas empresas que produzem e menos ainda que vendem esses produtos. É interessante manter uma seção orgânica, porém cuide bem da divulgação. Deixe claro que sua loja vende produtos de qualidade e procedência garantida.
A Arte dos Aromas, é um ótimo exemplo de empresa brasileira que trabalha com a fabricação de cosméticos naturais. É muito bacana ver que os eco negócios crescem a cada dia e são garantia de sucesso!
Como organizar a exposição dos produtos
Separe os produtos por gênero: feminino, masculino e infantil. E dentro dessa separação, separe por tipos, claro. Maquiagem, perfumes e colônias, produtos para cabelo, para pele e higiene pessoal.
Uma opção bacana é marcar cada área com uma cor, para isso pinte as prateleiras cada uma com a cor correspondente ao gênero. Abaixo, coloquei um exemplo para ilustrar essa ideia, porém as prateleiras podem ser embutidas, de madeira ou outro material.

E não se esqueça de caprichar na vitrine. Se a loja tem espaço interno que permite uma organização bem fluída e atrativa, é bacana deixar a vitrine mais livre. Procure investir em adesivos com frases bacanas, divulgação de promoções ou desenhos vazados, somente com contorno, para não atrapalhar a visibilidade.
Um bom exemplo de vitrine para loja de cosméticos para exemplificar o que falei é fachada de uma famosa marca de cosméticos:

É claro que conheço a realidade do pequeno comerciante e que a maioria das lojas de cosméticos são bem menores, mas é com as grandes marcas que aprendemos.
Observe e adapte ao tamanho de sua loja. O importante é manter o conceito, a ideia.
Como vender produtos de beleza pela internet através de um catálogo online
O universo dos cosméticos se expande a cada nova tendência na internet. Seja pelas criações dos influencers de beleza ou pelo mais novo desafio de maquiagem do TikTok, novas demandas de mercado se criam a cada dia e você só tem a ganhar se acompanhá-las.
Você pode aumentar muito a sua base de clientes expondo seus produtos em uma vitrine virtual. Um catálogo online é uma ótima maneira de organizar sua mercadoria para que todo mundo encontre o que procura com a facilidade de poucos cliques.
Com o Nex, por exemplo, você cria um catálogo digital sem precisar pagar taxas ou o domínio do site. Basta cadastrar as informações dos seus produtos no sistema e compartilhar o link do seu catálogo com clientes através de redes sociais ou Whatsapp.
Após caprichar nas fotografias e divulgar seu link, é só começar a vender! Agora o Nex também te permite receber pedidos online, com o objetivo de facilitar cada vez mais a rotina do pequeno comércio. Para saber mais sobre este recurso, você pode clicar aqui.
Confira abaixo um exemplo de catálogo online para loja de cosméticos:

Você pode seguir todas as dicas anteriores de organização e separar por categorias. Na imagem acima, você confere, na lateral esquerda, as categorias cadastradas neste catálogo de exemplo, os produtos organizados por ordem alfabética na maior parte da tela e, no canto superior direito, a barra de pesquisa para filtrar por descrição.
Mantenha uma descrição clara do produto e seus clientes encontrarão o que precisam com facilidade.
Ressaltamos a importância de ofertar em nosso catálogo online somente produtos em conformidade com a lei.
É fundamental que você esteja ciente das regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e autoridades competentes, a fim de evitar quaisquer violações.
O Nex compromete-se a colaborar com as normas legais e, portanto, se reserva o direito de remover do ar páginas que estejam em desacordo com a legislação, garantindo a segurança e a conformidade de nossos serviços.
Dica bônus: Treine sua equipe e ofereça atendimento personalizado
Ter uma loja com um vendedor que entende de estética ou maquiagem, por exemplo, é um grande diferencial. Dessa forma, o cliente sabe que comprando em sua loja leva não só o produto, mas uma consultoria mostrando quais os cosméticos são apropriados para cada tipo de pele, por exemplo. Ofereça também dicas de maquiagem.
Como fazer isso? Estudando! Eu separei alguns cursos à distância na área de estética. Os custos são muito baixos, a duração é curta e o resultado é ótimo!
Dá uma olhada:
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Conclusão
Pronto, com uma loja bem organizada, produtos diversificados, porém direcionados e ainda com atendimento personalizado vai ficar difícil do seu cliente resistir!
Espero que essas dicas ajudem seu negócio a ficar ainda melhor. Boas vendas!

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.