Como usar o WhatsApp Business no seu comércio

Saiba os benefícios do WhatsApp Business e aprenda a usar este canal de relacionamento na sua loja!

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O que você vai ver nesse texto:

Li muito sobre o assunto antes de escrever essas dicas e quase todos os textos iniciam informando a quantidade de usuários do WhatsApp: mais de 147 milhões no Brasil. Com certeza você sabe o potencial do WhatsApp.

Mais importante do que dizer a quantidade de pessoas que você pode atingir enviando mensagens pelo aplicativo é deixar claro que, antes de começar uma estratégia de relacionamento com seus clientes por meio do “Whats”, você precisa saber o que deseja com isso.

Esse texto é para quem quer entender como usar o WhatsApp Business do jeito certo, para facilitar o atendimento, aumentar as vendas, fortalecer o relacionamento e fidelizar os clientes do seu comércio.

Qual seu objetivo com o WhatsApp Business?

Se você vai usar um dos meios mais pessoais de contato com seu cliente, o que você deseja com isso? 

A resposta pode ser:

  • Vender um determinado produto ou serviço.
  • Criar um canal de divulgação de promoções.
  • Criar uma “comunidade” em que seus clientes possam interagir com seu comércio.
  • Criar um canal de pedidos.
  • Ter um SAC para responder dúvidas.

Cada um desses objetivos vai guiar o uso da ferramenta de uma forma estratégica: se o foco é venda, por exemplo, você vai pensar em ofertas, gatilhos e formas de conduzir o cliente até a compra.

Se a ideia é criar um relacionamento, o contato deve ser mais leve, próximo e constante. 

Agora, se o objetivo é atendimento, você precisa se preocupar com agilidade nas respostas, organização das conversas e mensagens claras.

Saber o que você espera é o primeiro passo para definir como vai usar a ferramenta e quais recursos explorar.

Comece a vender pelo WhatsApp usando o catálogo online do Nex! Com ele, você compartilha seus produtos e recebe pedidos de forma rápida e descomplicada. Conheça o catálogo de produtos do Nex.

Como absorver essa demanda?

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação incrível e para o uso no dia a dia. E justamente por isso, abrir um número de WhatsApp para a sua loja pode ser uma grande sacada ou um incômodo se não for bem planejado.

Dependendo do seu público, as mensagens poderão vir aos montes e em qualquer dia e horário. Se você não tiver uma preparação para lidar com a expectativa dos seus clientes, pode acabar se tornando mais um canal de frustração do que de relacionamento.

Por mais que você deixe claro o seu horário de atendimento, as pessoas estão acostumadas a enviar e receber mensagens a qualquer momento. 

Por exemplo, uma dúvida (ou pedido) enviada na sexta-feira às 19 horas pode estar fora do seu horário de atendimento, mas se você realmente só responder na segunda-feira às 9 horas, pode ser que seu cliente nem lembre mais do que se tratava.

Pensando nisso, você pode usar o recurso de mensagens automáticas no WhatsApp Business, que trazem uma resposta prévia ao cliente quando você não está presente para atender e pode ser personalizada como preferir.

4 dicas de melhor uso do WhatsApp Business.

1. Tenha um número e dispositivo só para isso

Nada de transformar seu número pessoal em um WhatsApp Business!

E como passar seu WhatsApp para comercial?

O ideal é que você destine um número exclusivo para seu negócio. 

Para transformar seu WhatsApp em conta comercial, você precisa baixar o aplicativo “WhatsApp Business”. 

Preencha todas as informações da sua empresa e deixe essa conta comercial disponível em um aparelho separado na loja. 

Você pode utilizar o aplicativo pelo computador também. Para isso, acesse o link https://web.whatsapp.com/ e faça a leitura do QR code que vai aparecer na tela, usando o celular. Este leitor está no seu celular, no próprio aplicativo, na opção “Web WhatsApp”. 

Reprodução | WhatsApp na Web

Você só precisa fazer essa leitura uma única vez em cada computador que vai utilizar. É preciso que o celular esteja com a bateria carregada e tenha acesso à internet. Se a conexão de internet do celular não estiver disponível, você não terá acesso pelo computador.

Além de um número específico para uso comercial, defina quem será responsável por este atendimento pelo WhatsApp. Como esse é um dos meios mais próximos de contato virtual com o cliente, ele espera ser atendido com maior rapidez.

A pessoa que vai responder deve estar ciente da finalidade desse uso e de todas as mensagens enviadas aos clientes. Se você divulgar no WhatsApp uma promoção, deve se preparar para tirar todas as dúvidas sobre ela.

2. Divulgue o número para seus clientes

Não adianta disponibilizar este canal de atendimento se seu cliente não souber que ele existe. Então divulgue de todas as formas: com cartazes, informando os clientes no momento que eles passarem no caixa, em suas redes sociais e no seu perfil do Google

E não se esqueça de informar a finalidade do uso do canal na divulgação. Por exemplo:

  • “Faça pedidos pelo WhatsApp da loja: (48) 9 9999-1212”
  • “Quer saber em primeira mão sobre nossas promoções e novos produtos? Informe seu WhatsApp no caixa ou para nossos vendedores”
  • “Quer receber dicas de saúde pelo Whats? Faça seu cadastro direto no caixa.”

Esses são alguns exemplos e sugestões de divulgação, mas quem conhece melhor seu comércio é você. O importante é divulgar tanto o número quanto a finalidade de forma bem clara.

3. Use o WhatsApp para pedidos e compras

Não tenha receio de receber pedidos via mensagem. Este tipo de atendimento não oferece nenhum risco diferente de qualquer outro meio. No segmento de alimentação é bacana enviar o cardápio informando as opções e os preços e assim ganhar tempo no atendimento. 

No mais, você vai coletar as informações do pedido da mesma forma que faria no telefone.

Mas não é só no segmento alimentício que receber pedidos via Whats pode funcionar. 

Por exemplo: há uns dois meses, eu comprei uma cômoda usando o WhatsApp e deu tudo certo! Recebi a foto e a descrição, tirei dúvidas e combinei a forma de pagamento e entrega. 

Não tive nenhuma reclamação, só comodidade. É importante você estar ciente que este tipo de uso vai ser entendido pelo cliente como um canal de tira-dúvidas e de acompanhamento do pedido. 

Então prepare-se para atender com agilidade por este canal. Tome cuidado para não se perder com os pedidos e vendas realizadas pelo WhatsApp. O ideal é que você passe todas as informações do atendimento para um sistema próprio, como o Nex. 

Lembre-se, o aplicativo é só mais um canal de atendimento e não de controle. Mesmo que pareça um "retrabalho", é muito comum que mensagens e informações de compra acabem se perdendo em meio a tantas conversas.

Por isso, mesmo que exista a alternativa de catálogo pelo próprio WhatsApp, é muito mais seguro e profissional registrar as vendas em um sistema que tenha catálogo próprio e recursos para a gestão das suas vendas, como controle do estoque, pedidos, etc. Conheça todos os recursos do Nex clicando aqui.

4. Envie promoções pelo aplicativo corretamente

Enviar promoção é sempre delicado. É preciso “pedir licença” para entrar em contato por um canal tão íntimo como o WhatsApp. 

Sempre pergunte ao cliente se ele autoriza o envio de promoções, a chegada de novos produtos e outras divulgações da loja por este meio. 

Por exemplo, não é porque o cliente fez um pedido pelo Whats que ele deseja receber uma mensagem sobre outro assunto. 

Então, no momento em que vai registrar o celular do cliente pergunte se ele gostaria de receber mensagens sobre esses temas de divulgação pelo WhatsApp.

Eu mesma passei por uma experiência parecida com essa e não gostei. Fiz o pedido de um lanche pelo Whats porque havia recebido um folheto com o número.

A experiência de atendimento foi boa, nada a reclamar. Porém, algum tempo depois, recebi uma foto de um lanche às 11 da noite. Me senti surpreendida, mas negativamente. 

Então sempre pergunte ao cliente se pode enviar mensagens e, caso seu comércio funcione no período da noite, pergunte até que horas o cliente deseja receber esse tipo de mensagem. 

Há uma etiqueta a ser respeitada quando usamos qualquer canal de divulgação para abordar o cliente, seja ligação telefônica, e-mail ou mensagens de texto. 

No caso de usar o aplicativo para receber pedidos, basta que você pergunte ao cliente que está realizando a compra pela primeira vez, se ele autoriza o envio de promoções. 

Se autorizar, cadastre o contato dele em seu celular (além do cadastro da loja) e o inclua em uma lista de transmissão do Whats.

Essa lista é diferente de um grupo e é a forma correta de enviar esse tipo de divulgação: todos os clientes selecionados receberão a mensagem normalmente, mas as respostas serão enviadas somente a você.

Então, crie uma lista de transmissão somente para os clientes que, explicitamente, aceitaram receber essas mensagens!

Neste link, você acessa o passo a passo para criar e editar uma Lista de Transmissão no WhatsApp. 

Recursos do Nex para melhorar sua estratégia de vendas pelo WhatsApp

Agora que você já aprendeu como usar melhor o WhatsApp no seu comércio, quero te apresentar três recursos do Nex que te auxiliarão a otimizar ainda mais o uso dessa rede.

Usando esses recursos, você pode vender online pelo WhatsApp e por outras redes sociais de forma segura e muito mais eficiente. Além de ganhar mais visibilidade para o seu negócio na internet.‍

1. Catálogo online

O catálogo online é como se fosse uma vitrine da sua loja. Você publica seus produtos com imagem e preço e compartilha com seus clientes pelo WhatsApp. Neste caso, vou usar como exemplo o catálogo online do Nex.

Ao ativar o catálogo online dentro do Nex, seus produtos ganham uma linda vitrine gratuita e você pode sair compartilhando com todos os seus clientes. Já pensou que bacana seria mandar uma mensagem assim para os seus clientes? 

Conheça melhor como ativar esse recurso, clicando aqui.

2. Pedido online

Reprodução | Cliente fazendo pedido pelo catálogo do Nex

Esse recurso anda lado a lado com o catálogo online. Isso porque ao acessar o catálogo que você enviou no WhatsApp, seus clientes conseguem dar o próximo passo, que é fazer o pedido. 

Logo após, você recebe esse pedido de forma rápida e simples diretamente no sistema do Nex, seja pelo computador ou aplicativo.

Reprodução | Recebimento de pedido pelo Nex

Esse recurso está integrado com seu Nex, assim você tem controle total dos seus pedidos, seu estoque e suas vendas!‍

3. Cadastro de clientes

Conhecer seu cliente é a base para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Sempre colha o maior número de informações de seus clientes e associe todas as compras realizadas por ele ao cadastro do sistema. 

O Nex possui um cadastro de clientes completo. Para saber como utilizar esta poderosa 

ferramenta, veja nosso texto  “Como usar o cadastro de clientes e criar estratégias de vendas”.

Usando o cadastro de clientes, você terá um histórico de compras valioso na hora de definir o que deve vender, quais promoções encaminhar no WhatsApp e de que forma seu cliente gosta de ser atendido.

Ainda não é cliente Nex? Crie sua conta gratuitamente clicando aqui e aproveite 14 dias grátis!

Conclusão

Agora é com você! Escolha como quer usar o WhatsApp Business no seu negócio, ajuste o que for preciso na sua rotina e comece, aos poucos, a testar essas ideias no dia a dia. 

Com intenção, organização e as ferramentas certas, ele pode ser um dos canais mais fortes para aproximar sua loja dos seus clientes e fazer seu comércio vender mais, com muito mais profissionalismo e praticidade.

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Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.

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