A gestão de lojas de produtos naturais apresenta alguns desafios específicos. Por isso, é importante que o empreendedor saiba como lidar com esse contexto para poder ter sucesso na área.
De acordo com a revista Campo Grande News, com o aumento da demanda e preferência por produtos naturais e orgânicos, espera-se um crescimento de 27% no setor de produtos naturais até 2025.
Além disso, ideias de vida com mais saúde estão ficando cada vez mais populares. Basta ver como aumentou o número de pessoas que se identificam como vegetarianas no país.
Por isso, empreender no segmento de produtos naturais é uma boa. No entanto, é necessário entender como fazer a gestão de lojas de produtos naturais para lidar com os desafios típicos da área. Siga a leitura para saber mais sobre o assunto!
Já ouviu falar no sistema PDV do Nex? Com ele você realiza a abertura e fechamento de caixa, controla suas vendas, estoque, gera relatórios e muito mais! Conheça o sistema PDV Nex.
10 dicas para a gestão de lojas de produtos naturais
Agora vamos ver as dicas de gestão. Caso você se interesse pelo tema, eu indico a leitura do texto “13 dicas para montar uma loja de produtos naturais” aqui no blog!
1. Entenda as particularidades da gestão de loja de produtos naturais
Um modelo de loja ou supermercado traz uma série de desafios típicos. Isso acontece em todos os tipos de lojas. Por exemplo, um estabelecimento que venda roupas ou alimentos compartilham esses mesmos desafios.
No entanto, também existem desafios particulares para certos tipos de lojas. Por exemplo, os segmentos de lojas de roupas precisam lidar com o que sobra do estoque no fim da estação. Isso não é algo que uma loja de pneus precisa se preocupar, por exemplo.
No caso da gestão de uma loja de produtos naturais, existem vários desafios que são únicos da área. Um deles, por exemplo, é a procedência dos produtos. É essencial garantir que são mesmo de origem natural.
Além disso, há um desafio típico do setor: a relação entre percepção do valor e o preço do produto. Para muitos, um produto de origem natural é “caro demais”. No entanto, ele também tem mais valor e é preciso saber como comunicar isso corretamente aos clientes.
O ideal, portanto, é separar uma lista com todos os potenciais problemas e desafios do setor e começar a sua gestão propondo soluções e testando recursos para eles.
2. Invista em modelos inovadores de venda e entrega para clientes
Atualmente, o público de uma loja de produtos naturais é conectado, jovem e tem uma base ideológica firme para o consumo desses itens. Portanto, não vale a pena pensar em se restringir a métodos tradicionais de vendas.
Considerando que a maior parte do público é jovem e antenado, explore novas maneiras para conseguir vender. Por exemplo, o iFood Supermercados é um dos aplicativos de entrega mais populares atualmente. Ter um bom posicionamento lá pode ser essencial para conseguir um bom fluxo de clientes para a sua loja.
Ao mesmo tempo, busque novas formas de se comunicar com os seus clientes. Por exemplo, o WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para se comunicar com o seu público. Ele pode agilizar vendas e garantir mais faturamento para seu negócio.
Você pode optar pelo catálogo digital do Nex, nele você recebe os pedidos online e combina as condições de pagamento via Whatsapp!
3. Consiga fornecedores de qualidade e confiança
Como mencionamos anteriormente, um dos desafios típicos de uma loja de produtos naturais é conseguir bons fornecedores. Afinal, o público do mercado de produtos naturais é muito engajado e, caso descubra que uma empresa mente ao afirmar vender produtos naturais, terá uma reação emocional muito forte.
Por isso, é essencial que você conheça os métodos dos seus fornecedores, de modo a garantir que não terá problemas com isso na sua loja.
Converse com eles e se engaje nessa área. É fato que não dá para fazer uma gestão sem paixão, mas no setor de produtos naturais isso é ainda mais verdade do que em outros. Sem estar pessoalmente engajado, fica muito difícil encontrar bons fornecedores para seus clientes.
Claro que não pode faltar um sistema de cadastro de fornecedores para que você tenha tudo registrado em um só lugar! Acesse o cadastro de fornecedores ilimitado do Nex e saiba mais sobre esse recurso.
4. Use as redes sociais como meio de comunicação com os clientes
Hoje em dia, todas as empresas precisam estar nas redes sociais. A presença nas plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram é essencial para alcançar o seu público e criar uma relação com a sua marca.
O ideal é montar uma estratégia de engajamento orgânico para desenvolver uma relação com a sua marca. Dessa forma, você fideliza o público e aumenta a percepção de valor dos seus produtos.
Não tenha medo de colocar o seu rosto na comunicação e de pessoalizar a relação com o público. As redes sociais respondem bem a esse tipo de estímulo. Portanto, explore as ferramentas, traga assuntos relacionados ao seu nicho, como sustentabilidade no varejo, estilo de vida saudável, dicas de receitas e mais!
Além disso, no entanto, garanta que você usará as ferramentas de tráfego pago para aumentar a quantidade de pessoas que entrarão nos seus perfis. O Facebook e o Instagram contam com opções de segmentações muito avançadas, o que facilitará o seu trabalho nisso.
5. Preocupe-se com a experiência do cliente e o atendimento
Atendimento personalizado é uma dos termos chave para uma boa visibilidade do seu comércio, visto que a chance de um cliente recomendar seu estabelecimento quando bem recepcionado é infinitamente maior do que em um atendimento regular ou ruim.
A experiência do cliente é um pouco mais completa do que especificamente o atendimento, apesar de esta ser uma das principais etapas da experiência.
A experiência do cliente é feita de detalhes interativos que trazem uma sensação e opinião do cliente sobre seu comércio, do momento que ele tem o primeiro contato com a loja até o último momento. Por isso, preocupar-se com detalhes como iluminação adequada, sonoridade no ambiente, atendimento qualificado e produtos de qualidade é fundamental para uma experiência do cliente.
Veja o texto “O que um bom atendimento pode fazer pela sua loja?” em nosso blog e fique por dentro do assunto”
6. Explore tendências atuais sobre saúde e bem-estar
Produtos naturais sempre levam ao tema de saúde e bem-estar por se tratarem de produtos relacionados a uma variedade de práticas de consumo de pessoas que buscam qualidade de vida e longevidade.
Saúde e bem-estar são pilares de um estilo de vida que envolve atividades físicas, cuidado mental, autoconhecimento e conforto. Esses temas relacionados são muito bem-vindos quando se trata de explorar tendências de bem-estar, seja através de campanhas na sua loja, postagens nas redes sociais ou a venda de produtos relacionados.
Veja alguns exemplos de tendências de saúde e bem-estar:
- Qualidade de sono.
- Atividade física.
- Autoconhecimento.
- Alimentação equilibrada.
Para cada um destes exemplos, você pode relacionar sua marca e produtos como chás para ajudar no sono, suplementos para atividades físicas, livros de autoconhecimento e receitas de alimentos divertidos que combinam com seus produtos naturais.
Tudo isso pode ser feito através de vídeos explicativos nas redes sociais, panfletos educativos ou o bom e velho papo de balcão.
7. Crie parcerias locais estratégicas
Ter uma loja que vende produtos naturais requer o entendimento de que o público que acessa sua loja é muito específico, mas que ainda assim, se assemelha com o público de outras lojas como produtos fitness, aparelhos de ginástica, feira de orgânicos, etc.
Criar parcerias estratégicas com lojistas locais significa mensurar o quanto o público destes comércios coincide com seu e vice-versa sem gerar concorrência e ser benéfico para ambos.
As parcerias podem ser feitas através de promoções de kit/combo de produtos da sua loja e da loja parceira, divulgação nas redes sociais, algum projeto ao ar livre e o que mais sua criatividade imaginar!
Por exemplo, se você decide fechar parceria com uma loja de produtos de suplementação para atletas e um consultório de nutrição, é possível realizar uma publicação nas redes sociais de uma receita para atletas com os ingredientes de ambas as lojas e as recomendações nutricionais da profissional.
Veja o texto “4 ideias de parcerias para aumentar as vendas” em nosso blog!
8. Garanta capital de giro suficiente
A venda de produtos naturais exige, assim como em todo comércio, a garantia de um valor suficiente do capital de giro, que é um conjunto de recursos que o comércio precisa ter para que continue funcionando, como estoque de produtos, saldo em conta bancária, valores de caixa e outros, ele é um valor financeiro positivo destinado a garantir a saúde financeira do seu negócio.
Veja algumas dicas para um capital de giro suficiente:
- Não acumule compras no seu estoque.
- Negocie prazos de pagamento favoráveis com fornecedores.
- Diminua as compras em valor cheio (à vista).
- Adicione um gerenciamento de estoque em sua rotina.
Veja o texto “Capital de giro: o que é, importância e passo a passo de como calcular” em nosso blog e fique por dentro do assunto.
9. Tenha uma abordagem data-driven para o negócio
Data driven é uma ferramenta de estratégia que pode ser aplicada em qualquer comércio. Ou seja, ela é uma estratégia feita para a tomada de decisões a partir da análise e interpretação de dados.
Atualmente, todas as empresas de grande sucesso exploram a disponibilidade de dados para o seu sucesso. Uma das dicas de fazer gestão de lojas de produtos naturais é investir em uma abordagem data-driven.
Monte pontos de coleta de dados nos principais processos da sua empresa, como a captação de clientes online, a linha de produção e mercado de venda, inclusive o mapa de calor da sua loja. Então, use os dados para propor estratégias para o seu negócio.
10. Utilize um sistema de gestão para controlar suas vendas
Um sistema de gestão é responsável por te auxiliar nas variadas demandas de vendas, cadastro de produtos, controle de estoque, catálogo online, kit combo promocionais e muito mais.
Além de profissionalizar seu comércio, o sistema de gestão facilita sua rotina e organiza suas demandas de venda em um só lugar.
Quero te recomendar o sistema de gestão Nex, que atende todos esses recursos que te falei e ainda mais! Crie sua conta Nex gratuitamente e comece a vender com um sistema que atende às necessidades de um comércio!
Conclusão
Com essas dicas, a sua gestão de lojas de produtos naturais ficará facilitada e você registrará melhores números de vendas, além de um lucro maior.
E aí, gostou do conteúdo? Acompanhe nossas postagens semanais para mais informações sobre o comércio!
Até mais e boas vendas!
Texto revisado e editado por Vitória Calegari.
Quer fazer uma parceria com o nosso blog? Mande um e-mail para [email protected].