Montar combos para o seu negócio é uma ação utilizada para atrair novos clientes e fidelizar antigos consumidores. Além disso, ele ajuda a aumentar as vendas e o ticket médio.
A ideia do combo é incentivar o cliente a levar determinados produtos juntos ou consumi-los no ambiente, como, por exemplo, combo de hambúrguer. Para quem o consome, este tipo de oferta gera a sensação de estar adquirindo mais produtos em uma boa oferta.
Você quer começar a oferecer combos no seu negócio? Então está no lugar certo. Esse é um texto para quem quer dicas e exemplos de combos de produtos para colocar em prática na rotina de loja. Confira!
Que tal criar combos de produtos para sua loja em poucos instantes? O cadastro de produtos do Nex te ajuda a criar combos personalizados de forma simples, facilitando o processo de venda e controle de estoque desses produtos. Confira nosso recurso!
O que é um combo de produtos?
Um combo de produtos é uma estratégia de venda em que dois ou mais itens são oferecidos juntos por um preço melhor do que se fossem comprados separadamente.
A ideia por trás dessa estratégia é oferecer mercadorias complementares com descontos, para incentivar a compra. Os nomes podem variar, como kits ou combos, mas a ideia é a mesma: unir produtos complementares e oferecer um benefício claro na compra.
A maioria dos setores pode usar combos para aumentar a venda do seu negócio, é importante ter em mente que os produtos precisam fazer sentido para serem vendidos em conjunto e que também sejam atrativos para o consumidor.
Fazendo esse tipo de ação, é possível aumentar o seu ticket médio (valor médio gasto pelos clientes em cada compra), já que você fará duas ou mais vendas ao invés de uma.
Entenda a importância de oferecer combos de seus produtos
Entender a importância de oferecer combos no seu estabelecimento é um dos primeiros passos antes de montar um combo.
Porque, além de impactar positivamente as vendas e ajudar no ticket médio, ele pode ser usado para reduzir mercadorias paradas no estoque e facilitar a saída de produtos.
No tópico a seguir, você conseguirá ver essas e outras vantagens de trabalhar com kits promocionais.
Vantagens de trabalhar com kits
Os kits, quando criados de maneira inteligente, podem ser considerados uma ação de promoção com vantagens para o consumidor e a loja. Para o cliente, é a oportunidade de adquirir mais produtos por preço acessível.
Já para o comércio podem proporcionar as seguintes vantagens:
- Aumento de vendas: os combos geram valor para o comprador, ajudando a influenciar a sua decisão de compra.
- Crescimento do ticket médio: com o aumento nas vendas, o cliente pode comprar mais de um produto, sendo assim o valor médio das vendas também aumentará.
- Melhor gerenciamento de estoque: já no estoque, pode ser uma boa estratégia para montar combos de mercadorias paradas e você consegue ter saída de produtos.
- Menor percepção do valor no frete: quando o consumidor adquire um combo promocional, o número de mercadorias tende a compensar o valor do frete.
Como montar combos promocionais?
Após você ter visto as vantagens e a importância dos combos, descubra agora de como implementar essa estratégia no seu negócio:
Planeje bem sua estratégia
O primeiro passo para você montar combos promocionais é planejar uma estratégia que seja realista com o seu negócio.
É importante que você defina os produtos, qual será a relação entre eles (se são produtos complementares como shampoo e condicionador, sua categoria, marca, coleção, etc.), qual promoção utilizar e quais serão os canais de divulgação.
Todos esses fatores são essenciais e precisam fazer sentido com o comportamento de compra dos seus clientes, assim com essas informações você conseguirá realizar uma boa estratégia de combos promocionais para sua loja.
Conheça as necessidades dos seus clientes
O segundo passo também é muito importante, pois você precisará descobrir qual a necessidade dos seus clientes.
Para isso, faça uma pesquisa para elaborar um combo de produtos assertivo: entenda qual o padrão de compra dos consumidores e quais produtos se relacionam entre si.
Com essa pesquisa, você conseguirá ver quais produtos podem ser úteis para os consumidores, ou seja, você terá uma facilidade de juntar os itens que o seu público-alvo mais consome.
Caso tenha interesse, leia o texto: “O que é público-alvo e como definir o da sua empresa”.
Atente-se às datas comemorativas
Ter atenção com as datas comemorativas te ajuda a montar combos promocionais com maior facilidade. Porque são datas onde normalmente os clientes procuram por produtos específicos, seja pela urgência ou necessidade naquele momento.
Então aproveite datas temáticas como Dia das Mães, Festa Junina, Halloween, Dia das Crianças e Natal para montar kits diferentes.
Monte combos com produtos complementares
É importante que o seu mix de produtos seja muito bem pensado. Caso contrário, o combo não será muito atrativo. Por isso, junte produtos complementares ou que tenham algum tipo de ligação entre si.
Então, por exemplo, se você trabalhar em uma loja de roupas íntimas, pode montar um kit com calcinhas ou sutiãs da mesma marca e cor. Isso chama atenção e gera o interesse pelos produtos.
Utilize apresentações criativas
Trabalhar com a experiência do cliente vai além de um preço promocional, é necessário que você crie apresentações criativas dos seus produtos. Você pode usar embalagens diferenciadas, nomes criativos e investir na divulgação dos combos que você está oferecendo.
Por exemplo, se você tem uma loja de produtos cosméticos, pode criar campanhas com kits de produtos para o dia a dia e dar opções para o cliente comprar aquele combo específico.
Ofereça descontos vantajosos para o cliente
Para fidelizar os clientes, é necessário desenvolver descontos que sejam vantajosos para os consumidores, até porque essa é uma das principais características de um combo.
Além disso, você pode oferecer cupons de desconto para compras futuras, ofertas no dia do aniversário ou acúmulo de pontos.
Fazendo essas ações, gera o sentimento de satisfação no comprador, fazendo com que ele volte mais vezes ao seu negócio.
Passo a passo para montar combos promocionais com o Nex
Para facilitar a sua rotina, o Nex tem o recurso de montar combos promocionais com rapidez e sem complicação.
Abaixo vou explicar para você passo a passo como montar um kit para vender na sua loja:
- Como primeiro passo, você irá até a página de produtos e clicar no botão de adição (+).

- Depois de clicar no botão, irá abrir a página de cadastros. Nessa parte, você terá que indicar o nome do seu kit/combo.

- Após adicionar o nome no seu combo, vá para página ao lado (kit/combo) e acione o botão kit/combo.

- Na mesma página, clique no botão “incluir produto” e um quadradinho aparecerá na sua tela.

- Depois de aparecer esse quadradinho, selecione um produto. Ao clicar no item, terá informações que você pode alterar, como, por exemplo, a quantidade, o unitário e o valor.

- Caso tenha terminado de fazer as alterações nas informações do produto ou desejou mantê-las, você pode clicar no botão “incluir”.

- Repita esse mesmo processo com todos os produtos que deseja incluir no seu kit/combo.

- Após ter colocado todos os itens, vá até o número do lado do valor total do kit/combo e altere o preço, caso sinta necessidade.

- Verifique se não está faltando nada no seu combo e logo em seguida clique no botão salvar.

- Depois de salvar, aparecerá um quadradinho informando as alterações no kit/combo, clique no botão “Ok”.

Use o recurso kit/combo do Nex de forma criativa

Como você pode ver, montar o kit/combo com o Nex é ainda mais simples. Sendo assim, existem diversas possibilidades de criar combos criativos para o seu negócio. Desde lanchonetes com combos de comida, bebida e sobremesa inclusa, até mesmo lojas de cosméticos que podem montar variedades de kit capilar e demais itens de autocuidado.
Ideias de kits para vender
Como última dica, quero compartilhar ideias de combos para você colocar na sua loja e aumentar as suas vendas. Confira!
Kit de cosméticos para revenda

Se você está inserido no setor de revenda de cosméticos, os kits são uma ótima estratégia para atrair e fidelizar clientes. Você pode oferecer combos criativos com cremes hidratantes, sabonetes, perfumes e loções corporais.
Combos de comida caseira

Os combos de comida caseira são muito conhecidos no setor alimentício, pois são uma forma de vender o cardápio do dia de forma mais igualitária, evitar sobras e chamar a atenção do cliente, fazendo-o achar vantajoso o preço pela quantidade de produtos que irá consumir.
Você pode incluir diversas coisas no seu combo promocional, como, por exemplo, um prato executivo + uma bebida ou prato exclusivo + bebida + sobremesa.
Combo de hambúrguer

Os combos de hambúrguer são conhecidos em grandes redes de fast foods, como McDonalds e Burger King. Essa prática existe há muito tempo e se tornou vantajosa para o cliente e o estabelecimento. Pois, são preços acessíveis por maior quantidade de alimentos.
Combo de sanduíche

Os combos de sanduíches podem ser pensados da mesma forma que os hambúrgueres ou você pode incluir coisas diferentes no seu kit. Como criar um nome criativo para o seu combo promocional, colocar brindes em kits para crianças e chamar atenção pela embalagem dos produtos.
Combo de lanches

Os combos de lanches possuem diversas formas, sendo uma das mais populares o combo de hambúrguer na caixa de pizza. Geralmente esses kits promocionais são feitos com hambúrgueres, petiscos e muita batata frita.
Você pode criar combinações para os clientes conseguirem compartilhar entre amigos, família e companheiros, como os populares “combo família” e “combo casal”.
Tudo pronto para criar combos, promoções, controlar seu estoque e muito mais? Crie sua conta no Nex e melhore o desempenho das suas vendas hoje mesmo.
Conclusão
Ufa, finalmente terminamos! Esse texto teve muitas informações interessantes para você que pensa em colocar combos na sua loja ou restaurante.
Não esqueça de fazer kits com produtos que façam sentido e que sejam acessíveis para o seu público.
Te desejo boas vendas. Até logo!
Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.





