Modelo de orçamento para o comércio: conheça 4 tipos

Saiba a importância de um modelo de orçamento para seu comércio e veja quais tipos oferecer ao seu cliente.

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O que você vai ver nesse texto:

Oferecer um orçamento para seu cliente é uma forma de profissionalizar o seu negócio e transmitir confiança, demonstrando transparência nos valores e organização no atendimento. Para isso, é essencial escolher um modelo que apresente seus produtos de maneira clara, atrativa e profissional.

Este texto é para quem deseja conhecer diferentes modelos de orçamento para aplicar no seu negócio e aprender a criar orçamentos que realmente façam sentido para as necessidades dos clientes. Acompanhe!

Conheça o gerador de orçamentos do Nex! Com ele você cria orçamentos personalizados e escolhe entre diversos modelos para enviar ao seu cliente.

O que é e a importância de um modelo de orçamento

O modelo de orçamento é um formato de documento que apresenta os produtos ou serviços oferecidos por um comércio, detalhando o valor de cada item e o total a ser pago pelo cliente.

A proposta de orçamento é importante tanto para o cliente, que mediante aos valores e custo-benefício consegue avaliar e se programar para realizar o pagamento, quanto para você comerciante, que consegue através dessa proposta agregar valor à sua oferta, trazendo formalidade e especificando as qualidades e diferenciais do seu produto ou serviço.

Cotação e modelo de orçamento são a mesma coisa? Devo escolher cotação ou orçamento?

A cotação se refere diretamente a uma solicitação de preços com diferentes fornecedores para fins de pesquisa, ela permite que haja uma comparação desses diferentes fornecedores para uma melhor decisão de compra. 

Mesmo o modelo para orçamento podendo ser usado também para essa finalidade, ele apresenta maiores detalhes do produto e da empresa para um projeto específico que geralmente demanda diferentes produtos em diferentes quantidades.

Vou usar o exemplo de um orçamento do sistema Nex, com informações fictícias, para ilustrar de forma prática como esse tipo de documento funciona. Além disso, vou comparar com um modelo de cotação, um exemplo externo ao sistema, para mostrar as diferenças entre os dois formatos.

Reprodução folha de orçamento | Modelo de orçamento do Nex 
Modelo de Cotação de Preço - Fonte: Santa Cruz PE

O que um bom orçamento precisa informar

Quando bater na sua porta a oportunidade de oferecer uma proposta de orçamento, é bom ter esse documento preparado. 

Um conteúdo bem exemplificado é importante para qualquer documento e existem informações que não podem faltar em um orçamento formal. Veja alguns exemplos:

  • Identificação do vendedor responsável pelo orçamento.
  • Inclusão de dados do cliente interessado.
  • Informações como a data em que o orçamento foi criado e o prazo de validade da proposta.
  • Disponibilização de todas as formas de contato da empresa (e-mail, telefones, redes sociais).
  • Valor unitário dos produtos e total.

Além disso, utilize o campo de observações para informar detalhes como:

  • O local de retirada dos produtos.
  • Em caso de entrega, informe se a taxa está incluída ou não.
  • O tempo que você precisa para executar o pedido (antecedência).
  • As formas de pagamento que você aceita (ex.: parcelamento em X vezes no cartão de crédito, desconto para pagamento à vista, etc.).

Dicas para criação de um bom orçamento

Entenda a necessidade do seu cliente

Ao oferecer o modelo de proposta de orçamento e ao receber uma solicitação de um, tenha em mente qual é a necessidade do seu cliente naquele momento. 

É apenas para programação pessoal dos valores? É algo formal ou para programar um evento familiar?

Todo detalhe importa e cada template de orçamento visa atender uma necessidade única do cliente e do seu momento de compra.

Invista em uma boa proposta comercial

Uma boa composta comercial é como um vinho, sempre cai bem com um bom acompanhamento. Veja alguns exemplos de o que deve acompanhar uma boa proposta:

  • Clareza do cliente: não deixe margem para dúvidas, esclareça todos pontos apresentados.
  • Valor agregado: exemplifique o porquê de a sua proposta ser a melhor opção.
  • Viabilidade: sua proposta deve ser realista e viável para o cliente, com valores justos e bem pontuados.
  • Chamada para ação: no momento de venda, ou em um e-mail pontual, chame seu cliente e instigue o fechamento da compra argumentando todos os itens já citados.

Pratique preços justos

Tostão, bufunfa, doletas, grana… Todo mundo precisa de dinheiro no fim do dia, mas ser justo na folha de orçamento final é fundamental para manter uma relação de confiança com seus clientes e tornar seu comércio mais atrativo.

Para saber dicas de como precificar seu produto, acesse: “Precificação: o que é, para que serve e como fazer corretamente” no nosso blog!

4 modelos de orçamento do Nex

E como criar um modelo de orçamento?

Para criar um modelo de orçamento, inclua os dados da sua loja e informações do cliente, liste os produtos ou serviços com preços unitários e totais, destaque o valor final e informe a validade, formas de pagamento e condições de entrega.

Também é possível que você crie seu próprio modelo de orçamento com base nas imagens desse texto, contendo as informações básicas e preenchendo conforme seu cliente. 

Muitas pessoas fazem isso através de um modelo de orçamento Word ou então por planilhas, mas vim te mostrar que existe uma solução mais fácil e profissional para fazer um orçamento: através de um sistema de gestão. Com ele, você cria modelos de orçamentos especiais e tem o cálculo de descontos e valores finais feito de forma automática.

Por isso, eu separei quatro modelos de orçamento Nex – três modelos de orçamento em A4 e um de bobina – com tipos de informações diferentes, para você ver qual se encaixa melhor com o seu tipo de negócio e ter a base de como montar um orçamento. 

Agora vamos aos exemplos:

Modelo 102

Reprodução | Modelo de Orçamento 102 do Nex

No exemplo de orçamento acima, eu usei o Modelo de Orçamento 102 para impressoras A4. Em destaque você vê as informações da loja como logomarca, nome da empresa, telefone, endereço, WhatsApp, rodapé e e-mail. 

Se o cliente precisar entrar em contato, ele facilmente encontrará o endereço da sua loja, o seu e-mail e o seu telefone. 

Note que esse modelo para orçamento mostra todas as informações do cliente quando o cadastro está completo. Ou seja, esse modelo funciona muito bem para o controle interno da sua loja! 

Além de entregar uma via do orçamento para o cliente, imprima outra para você e mantenha junto de outros orçamentos que estão a confirmar. Se preferir, economize papel salvando sua via em PDF.

Modelo 105A

Reprodução | Modelo de orçamento 105A do Nex

O modelo para orçamento acima é o 105A. Aqui as informações da sua loja são mais completas, podendo cadastrar até as redes sociais do seu comércio. Ideal para não ser esquecido pelo comprador! 

Neste mesmo modelo, as informações do cliente são mais enxutas e contém apenas informações básicas de contato, o que significa que se o cadastro não estiver completo, como no caso da emissão de Nota Fiscal Eletrônica, você precisará confirmar dados como endereço e CPF.

Modelo 105E

Reprodução | Modelo de orçamento 105E do Nex

Este modelo de orçamento é ideal quando há a necessidade de especificar ou diferenciar os produtos. O modelo 105E conta com imagens do produto e é uma ótima opção de orçamento para empresas com produtos apelativos como lanchonetes, lojas de roupa, acessórios e objetos de decoração.

Modelo 211 - 58mm

Reprodução | Modelo de orçamento 211 para bobina 58mm do Nex

Os modelos em bobina são uma alternativa de orçamento simples, mas podem ser tão eficientes quanto os modelos A4. 

Neste outro exemplo foi usado o Modelo 211 para bobinas de 58mm. Você pode notar que este modelo não tem as informações completas da loja, mas você pode usar o campo observação para incluir informações de contato ou endereço.

Para gerenciar modelos de impressão, acesse nossa central de ajuda.

Como criar um orçamento pelo Nex do desktop

Após algumas explicações sobre significado, modelos e conteúdo, vou ensinar alguns passos de como fazer um orçamento para um cliente a partir do sistema de gestão do Nex. 

1. Localize o botão “Novo Orçamento" no sistema

Através da tela inicial de vendas clique em “Novo Orçamento - F5” para começar. Para ver detalhes do seu histórico de orçamentos, clique na aba “orçamentos”

Reprodução | Tela inicial de vendas do Nex

2. Selecione produtos e detalhes do orçamento

Selecione os itens solicitados, quantidade especificada e prossiga clicando na aba “Cliente” onde será direcionada a uma janela com sua base de clientes para a escolha da pessoa específica. 

Esse é o momento em que você pode adicionar observações da solicitação e outros detalhes que aparecem na barra superior, após isso, clique em “salvar” para completar o processo.

Reprodução | Tela de criação de orçamentos do Nex
Reprodução | Tela de criação de orçamentos do Nex

3. Escolha um modelo de orçamento

Para gerar seu modelo de orçamento simples em PDF, basta clicar em “Imprimir” e, em seguida, selecionar a opção “Microsoft Print to PDF”.

Reprodução | Tela de criação de orçamentos do Nex
Reprodução | Tela de  criação de orçamentos do Nex

Selecione o “Modelo/Layout de Impressão” para escolher o modelo desejado, após isso clique em “avançar”, conclua com os dados da sua empresa, salve o documento criado e tenha disponível seu orçamento PDF para PC.

Reprodução | Tela de modelos de orçamentos do Nex
Reprodução | Modelo de impressão do Nex
Reprodução | Tela de  impressão de orçamentos do Nex

4. Verifique as informações

Após concluído, seu orçamento está pronto e ele aparecerá na tela com algumas informações. Para melhor visualização, clique em “Abrir - F2”.

Reprodução | Tela de orçamentos do Nex

5. Envie o orçamento para seu cliente

Após o cliente preencher uma ficha de orçamento ou explicar verbalmente os detalhes do pedido, alguns cuidados devem ser tomados ao entregar o orçamento em si. 

Se o cliente estiver presente na loja, mesmo que você entregue uma folha de orçamento, sempre pergunte se ele gostaria de receber uma cópia no e-mail ou WhatsApp! 

Assim você garante que o orçamento não será extraviado. Veja a seguir como enviar um orçamento por e-mail ou WhatsApp:

Reprodução | Envio de orçamento por e-mail do Nex

Quando você clica em “Enviar por E-mail”, o Nex abre uma nova janela, para que você preencha o e-mail do destinatário, além do corpo do e-mail e a assinatura. 

Não envie um orçamento no corpo do e-mail, esse espaço você deve usar para outras informações importantes, como horário de funcionamento da loja ou alteração no horário durante um feriado próximo.

Além do e-mail, você também pode enviar uma mensagem de orçamento para o WhatsApp do cliente juntamente com o documento. Veja como isso é feito através do Nex:

Reprodução | Tela de orçamentos do Nex

Após clicar em “Compartilhar” na tela de orçamento, essa imagem aparecerá com as orientações necessárias para você fazer o envio de orçamento por WhatsApp da forma correta.

6. Acompanhe e atualize o status do orçamento

Na lista de visualização de orçamentos do Nex, você tem o controle total de cada situação dos orçamentos gerados. Os status que você pode atualizar seus orçamentos são: pendente, expirado, recusado, aprovado e vendido. 

Esse é um recurso muito importante para sua organização e é super simples de visualizar, como você vê na imagem:

Reprodução | Tela de orçamentos do Nex

Comece hoje a criar orçamentos para seus clientes! Baixe o Nex e aproveite esse e mais recursos para sua gestão de loja.

Conclusão

Vimos hoje como montar um orçamento que encaixe nas diferentes propostas de clientes e também a importância de trazer um modelo de orçamento para empresas como a sua, que querem se destacar e trazer diferencial para seu comércio.

Elaborar um bom orçamento define o valor real do seu produto e não apenas o preço. 

Com uma pitada de informação e direcionamento, o orçamento modelo é criado para o seu negócio, podendo ser personalizado para cada simulação de venda, de acordo com a necessidade.

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