6 Equipamentos eletrônicos que não podem faltar na sua loja

Confira a lista com todos os dispositivos que seu comércio precisa para operar.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Você sabe quais equipamentos compõem um PDV?

Eu listei, sem ordem particular de importância, os principais equipamentos para PDV e gestão de loja que você deve ter para garantir agilidade na hora de vender, eficiência dos seus funcionários, conforto dos seus clientes e segurança nas suas transações.

Vamos lá!

Computador

O computador é a memória do seu negócio. Ele é que vai armazenar as suas mais importantes informações, portanto, você precisa garantir o perfeito funcionamento a todo momento. 

Logo abaixo, eu citei, como exemplo, as configurações recomendadas para usar um programa como o Nex. O uso de outros ou mais programas pode exigir configurações diferentes.

  • Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior, de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64).
  • 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits).
  • 2 GB de espaço disponível em disco.
  • Windows 7 ou superior.

Em abril de 2017, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows Vista, o que não significa que versões anteriores ao Windows 7 deixarão de funcionar, quer dizer que essas versões deixaram de receber correções automáticas, atualizações de segurança contra vírus e assistência técnica online.

Entre outras recomendações, não é exagero ter um computador pessoal e outro para a empresa. Também procure não armazenar arquivos pessoais no computador da loja e vice-versa, a fim de evitar confusões com arquivos importantes. Além disso, procure um técnico de confiança para manutenções periódicas do seu computador.

Nobreak. Se você mora numa região com muitas tempestades ou queda frequente de energia, vale a pena adquirir um. Principalmente se optou por um computador de mesa. O Nobreak é um equipamento similar aos estabilizadores conhecidos. 

Ele regula a voltagem e a qualidade da energia que chega ao seu equipamento e também funciona como bateria em caso de quedas de luz, estendendo em até 15 minutos o uso do computador.

Impressora e Impressora de Etiquetas (Etiquetadora)

A impressora é um dos equipamentos para comércio mais importantes para se ter em uma loja. Ela permite que você trabalhe com impressão de pedidos, de orçamentos, de comprovantes de pagamento e até de etiquetas. Ou seja, fatores que podem ser decisivos na hora de concluir uma venda. 

Veja mais sobre impressoras no texto “Escolhendo a melhor impressora não fiscal: guia completo” aqui do blog.

Máquina de Cartão

Esse é com certeza um dos equipamentos para loja mais utilizados por comerciantes de qualquer segmento.

As vendas no cartão de crédito e débito representam grande parte das transações do comércio. Os cartões atendem à maioria das necessidades do seu cliente, inclusive quanto ao prazo para pagamento.

Sendo assim, quando você aceita pagamentos com cartão, além de ampliar a possibilidade de venda, você está criando uma comodidade para o seu freguês e aumentando a chance de fidelizá-lo. 

E por falar no conforto do cliente, alguns modelos de máquina de cartão permitem que você leve o aparelho até a mesa ou até mesmo à casa do consumidor, ideal para quem trabalha com entregas/delivery. Outras facilidades que as máquinas de cartão oferecem:

  • Segurança, diminuindo a quantidade de dinheiro em caixa.
  • Garantia do recebimento de valores pela instituição financeira credenciadora.
  • Possibilidade de pagamento através de benefícios como vale alimentação e vale refeição.
  • Venda de recarga para celulares, como produto complementar.
  • Recebimento de pagamentos por PIX.

Para saber mais sobre esse tópico, acesse o texto “Guia: Como funciona a máquina de cartão de crédito?” aqui no nosso blog!

Gaveta

Quem lida diariamente com somas de dinheiro precisa manter as cédulas organizadas e em segurança o tempo todo. Uma ótima opção para que você consiga organizar seu dinheiro e deixá-lo seguro é a gaveta para dinheiro, pois além de prevenir contra roubo e perda, ela tem outras características importantes:

  • sistema de abertura seguro, podendo ser automatizado;
  • divisórias para manter o dinheiro organizado;
  • agilidade no manuseio de dinheiro para troco;
  • além das cédulas e moedas, você pode guardar cheques e comprovantes de pagamento no cartão, facilitando a conferência na hora de fechar o caixa;
  • pode ser utilizada em todo tipo de comércio, inclusive em foodtrucks.

Leitor de Código de Barras

O código de barras é um dos sistemas mais utilizados no mundo para captura automática de dados. E não é por menos! Ele ajuda a organizar melhor as suas informações de produto e estoque, mas pode ser muito longo e confuso para digitar manualmente.

O leitor de código de barras e QR code​ entra para facilitar nas seguintes questões:

  • Agilidade no atendimento, diminuindo o tempo de digitação e, consequentemente, as filas.
  • Rapidez no cadastro de produtos.
  • Precisão, evitando falhas na digitação do código numérico.
  • Acesso rápido em atalhos de digitação.

Balanças

O uso de balanças é indispensável em diversos comércios, não somente em restaurantes, mas também em pet shops, agropecuárias, lojas de suplementos alimentares, sorveterias e diversos outros. 

Algumas balanças imprimem suas próprias etiquetas, o que pode facilitar muito em padarias, açougues e hortifrútis, principalmente em estabelecimentos em que a balança não fica próxima ao caixa. Entre outras características das balanças, as principais são:

  • Maior controle do estoque;
  • Versatilidade, permitindo vender produtos fracionados/a granel.

Sistema de Automação

Você vai precisar de um sistema de automação comercial de PDV para administrar esses equipamentos e diminuir seus processos manuais. Quanto mais preciso e automatizado for o processo de atualização dos seus dados de caixa e estoque, menor será a chance de erros que podem resultar em prejuízos financeiros.

O Nex é um sistema de gestão comercial desenvolvido para facilitar seu PDV! Com ele você pode imprimir recibos e etiquetas, ler a etiqueta gerada pela balança, controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais. 

Para informações detalhadas sobre como usar os equipamentos da lista acima no Nex, clique no link dos tutoriais a seguir:

Combinando o uso desses equipamentos, você otimiza o seu tempo e profissionaliza o seu negócio.

Conclusão

No tema de hoje, vimos quais são os principais equipamentos para PDV que uma loja precisa ter e qual a importância de cada um dentro da rotina de um comércio. 

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma e que você consiga aplicar algumas das dicas na sua loja.

Nos vemos em outras telas!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Edson Macari

Escrevo sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se