Quem trabalha com produto sazonal ou típico sabe o quanto é difícil manter a regularidade nas vendas.
O sucesso do seu negócio está diretamente ligado a fatores externos, como concorrência e mudanças climáticas. Fatores que nem mesmo com uma excelente gestão você terá total controle, mas ainda assim consegue se preparar para os períodos mais complicados.
A solução é, ao invés de simplesmente deixar o seu negócio exposto a essas causas determinantes, usá-las como combustível para crescer ou inovar completamente.
A sazonalidade, um desses fatores que mencionei é: a temporada de alta ou baixa nas vendas.
Neste texto, vamos conversar sobre o que é um produto sazonal, como enfrentar o período da sazonalidade não favorável de um produto e como inovar no período em que as vendas sofrem uma baixa.
Entenda o que é um produto sazonal

Produtos sazonais são as mercadorias consumidas em períodos específicos do ano. Isso pode acontecer por razões climáticas (roupas de frio, por exemplo), culturais (ovos de Páscoa) ou até mesmo por tendências de comportamento (como materiais escolares no início do ano).
Alguns exemplos clássicos de produtos sazonais são:
- Roupas de inverno vendem mais em estações frias.
- Peças brancas ganham destaque no fim do ano.
- Panetones e aves natalinas têm picos em dezembro.
- Materiais escolares são muito procurados em janeiro e fevereiro.
Seja qual for o seu nicho, é muito provável que você tenha pelo menos um item sensível à sazonalidade no seu mix de produtos.
Este tema foi assunto da nossa live "Papo de Balcão". Dá uma olhada no que conversamos sobre o assunto:
Transforme a rotina da sua loja com o PDV do Nex: um sistema completo para gerenciar produtos, acompanhar vendas e ganhar tempo no seu dia a dia. Conheça nosso recurso para PDV.
Como vender produtos sazonais?
Todo segmento de mercado enfrenta quedas na procura por determinados produtos, porém, é possível se manter lucrativo com estes produtos o ano todo seguindo algumas dicas:
Tenha um bom planejamento
Um bom planejamento é a maneira mais efetiva de garantir o lucro com a venda de produtos sazonais.
Identificando os períodos de alta e baixa de cada produto sazonal você pode se preparar melhor com estratégias de compra, estoque e divulgação.
Para isso, você pode anotar essas mudanças em um calendário pessoal, ou usar relatórios de vendas para visualizar estes ciclos com clareza. Estes relatórios costumam ser mais precisos e muito menos trabalhosos, já que trazem informações de comportamento que você pode nem perceber na correria do dia.
Com o recurso de relatórios no sistema de gestão do Nex, você identifica os períodos de alta, média e baixa das mercadorias da sua loja.
Incentive o consumo mesmo fora de época

Aproveite a baixa temporada para atrair clientes com descontos! Promoções e descontos fora da temporada são uma tática clássica e eficaz. Além de girar o estoque, você atrai novos clientes.
Esta é uma prática muito comum em lojas de roupa, isso porque as lojas de vestuário costumam fazer um saldão das peças da estação que passou.
Outro exemplo de segmento que realiza muitas vendas sazonais, são as papelarias.
O volume de vendas no início do ano letivo, responsável por grande parte do faturamento anual, exige uma boa dose de planejamento e investimento em produtos que possam ser vendidos o ano todo, como serviço de fotocópias, materiais para decoração, presentes infantis, etc.
Crie uma boa estratégia de precificação
A precificação correta dos produtos sazonais é, talvez, a parte mais importante para a lucratividade da sua loja durante esses períodos.
Para oferecer preços atrativos numa época sazonal e ainda conseguir um bom lucro, é necessário calcular o preço de compra de cada mercadoria, incluindo impostos e gastos com divulgação e até mesmo frete, se for o caso.
Lembre-se que produtos sazonais perdem valor em períodos de baixa temporada, portanto, antes de definir seus preços, certifique-se de que eles possam ser reduzidos gradualmente sem prejuízos.
Baixe nossa planilha de precificação e calcule os preços dos seus produtos com base nos seus custos reais!
Use recursos visuais a favor do seu produto sazonal

Ao planejar a promoção de mercadorias fora de sua época tradicional, é muito importante trazer elementos criativos. Procure maneiras inovadoras de incorporar os mesmos elementos, símbolos e recursos visuais que são mais característicos do período de alta demanda.
Isso ajuda a associar o produto à sua sazonalidade de pico, mesmo que a oferta ocorra em um momento diferente. O investimento em recursos visuais não é apenas um detalhe, mas é uma ótima estratégia.
Promoções que utilizam esses elementos de forma inteligente e impactante têm mais sucesso, pois trazem a atenção do consumidor e evocam as emoções e associações ligadas àquela data específica, independentemente do calendário.
Considere a venda de produtos alternativos

Pense em produtos que complementam o seu mix e que podem agradar seu público, mas ainda sem se distanciar muito do seu produto principal.
Por exemplo: você pode apostar numa abordagem diferente para o seu restaurante na beira da praia para deixar de ser dependente dos dias quentes do verão: pode servir um buffet ou um rodízio de sopas nos meses mais frios.
Em lojas de moda praia, uma boa alternativa além da venda sazonal, é investir em moda fitness, que é uma maneira de oferecer um produto diferente, mas de acordo com o que o cliente procura em seu comércio.
O importante é encontrar outros produtos que podem ser integrados à estrutura do seu negócio sem modificar a imagem do seu comércio.
Trabalhe com uma estratégia de marketing sazonal
Conhecer o perfil dos seus consumidores é a chave para gerar mais vendas dos seus produtos sazonais. Afinal, quando você sabe bem quem é seu público, consegue criar estratégias mais eficientes para atingir quem realmente tem interesse em comprar de você.
Atualmente, a melhor forma de divulgar seus produtos sazonais e seu comércio como um todo é através das redes sociais.
No próprio Instagram, por exemplo, você consegue descobrir quais são os horários de maior acesso dos usuários, em que cidade estão e os mais diversos tipos de segmentação.
Leia mais sobre como usar o Instagram a favor do seu pequeno comércio clicando aqui.
Controle as finanças

Caso você decida comercializar apenas produtos sazonais, o controle das finanças precisa ser minucioso.
Acompanhe de perto a situação financeira do seu negócio e distribua com cuidado o seu orçamento. Caso a sua empresa não precise de colaboradores no ano todo, uma alternativa é contratar profissionais por temporada ou freelancers apenas nos períodos de maior movimento, por exemplo.
Mas isso se estende a qualquer tipo de gasto. Mantenha somente os custos necessários para o pleno funcionamento da sua loja.
Explore outros canais de venda
Com o catálogo digital do Nex seu cliente pode fazer pedidos online direto no site do seu negócio, usando esse recurso você expande a sua base de clientes para além das redondezas de sua loja.

Além do momento aquecido para vendas no ambiente digital, você alcança clientes em localidades com o clima diferente da sua região, por exemplo, abrindo oportunidade para vendas fora da estação, e o melhor, sem precisar pagar hospedagem de site.
Saiba como aproveitar a sazonalidade a seu favor
Mesmo com as vendas diminuindo no término de cada temporada, você pode aplicar algumas dicas para aproveitar melhor a época sazonal.
Capacitação da equipe
É muito comum que pequenas empresas contratem funcionários apenas para a alta temporada .
Os negócios sazonais de sucesso treinam os funcionários durante o período de menor movimento, para servirem clientes com eficiência e apoiarem áreas do negócio que estiverem sob maior demanda na temporada de movimento intenso.
Se sua empresa tem mais demanda no verão, por exemplo, você tem de seis a oito meses no ano para preparar sua equipe.
Quer treinar sua equipe sem parar a rotina da loja? Confira nosso texto com formas simples de treinar seu funcionário sem interromper seu trabalho.
Melhore a relação com seus fornecedores
Em condições normais, o ideal é que você faça o controle de estoque com base no consumo recorrente, repondo suas mercadorias de acordo com a demanda.
Na prática, quando se trabalha com produtos sazonais, ao invés de identificar no dia a dia o momento de reposição, você já sabe de antemão que precisará de uma grande quantidade de determinados produtos nos períodos mais favoráveis ao consumo.
Portanto, aproveite a baixa procura para negociar com o seu fornecedor e comprar seus principais produtos por um preço menor, utilizando os ganhos da alta temporada.
Avalie suas vendas
Quando um comércio trabalha exclusivamente com produtos sazonais, fica bem mais fácil identificar os períodos de baixa no giro.
Porém, se o fluxo de vendas da sua loja for um pouco menos evidente, você precisa acompanhar de perto o desempenho de cada produto.
Eu recomendo que você utilize os diversos relatórios que o Nex oferece.
Registrando tudo certinho, o Nex consegue elaborar relatórios de venda por categoria e produto, apenas por produto, por marca, por cliente, por fornecedores e mais. Para conhecer mais este recurso, clique aqui.
Porém, se você chegou à conclusão de que a sazonalidade afeta muito as suas vendas, uma boa alternativa é ampliar seu mix de produtos e trabalhar com mercadorias ou serviços que não dependam tanto de fatores externos.
Você pode manter um estoque sazonal para gerar um pico de vendas durante um período específico e vender produtos de maior giro durante o ano todo.
Dessa forma, caso o público-alvo da nova estratégia seja similar ao seu público atual, é possível integrar diferentes conceitos de negócio sem comprometer o investimento em infraestrutura.
Controle suas vendas com um sistema de gestão completo e preparado para lidar com a sazonalidade do seu negócio, com recursos de controle de validade, relatórios de estoque e muito mais. Crie sua conta no Nex, teste 14 dias grátis e tenha mais segurança para planejar, vender e crescer o ano inteiro!
Conclusão
Ao colocar essas dicas em prática e torná-las parte da rotina operacional do seu negócio, a gestão dos seus produtos sazonais se tornará uma estratégia muito mais eficiente, tranquila e lucrativa.
Boas vendas!
Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.