Hoje quero conversar sobre um dos grandes problemas para os comerciantes: os pequenos furtos. Em qualquer região do país enfrentamos uma onda crescente de criminalidade. É a triste realidade do Brasil.
Sempre pensando em melhorar a vida dos pequenos comerciantes, sai em buscas de soluções e encontrei algumas cartilhas produzidas por conselhos de segurança estaduais. Todas são bem abrangentes. Após extensa pesquisa nos locais onde mais ocorriam furtos a polícia militar detectou que os locais mais vulneráveis apresentavam características muito semelhantes.
Este texto é um resumo baseado em algumas dessas cartilhas. As dicas são todas possíveis de realizar sem custo algum, somente com uma mudança física do estabelecimento e de uma cultura preventiva. Eles chamam a isso de “Arquitetura Ambiental”, um nome cheio de pompa, mas muito simples de ser colocado em prática.
Então vamos lá? É importante saber que a maioria das dicas estão relacionadas a melhorar a visibilidade do interior da loja. Ao contrário do que muitos podem pensar, se esconder não é a melhor opção. Uma loja visível para a rua inibe muito a ação de criminosos.
CUIDE DE SEU ENTORNO
Acho que este é, pelo menos, o terceiro texto em que se envolver e cuidar do entorno de seu estabelecimento é citado como uma vantagem para seu negócio. No caso da segurança, detectaram que comércios com calçada suja, iluminação precária e ruas de difícil tráfego são as grandes vítimas dos furtos. Isso porque um ambiente mal cuidado tem a visibilidade ruim, além de atrair menos clientes e gerar menos tráfego saudável, de consumidores ou simplesmente, passantes.
Para isso, mantenha a calçada, não só em frente ao seu estabelecimento, limpa e desimpedida de obstáculos como grandes lixeiras e expositores de produtos. Que tal conversar com os vizinhos e combinar uma escala de limpeza do entorno, e, se possível, manter muros e fachadas com pintura renovada? Escolham um representante para exigir das entidade públicas uma manutenção contínua das ruas, postes e tudo o que possa impedir um tráfego tranquilo para veículos e pedestres.
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MANTENHA SUA FACHADA VISÍVEL
Como falei no início do texto, o ponto chave da segurança é a boa visibilidade. Por exemplo, se for possível ter uma vitrine de vidro para a rua, tenha. Mas não encha o interior da loja próximo a vitrine, de produtos. O ideal é utilizar esse espaço com balcões ou exposição até um metro de altura. Dessa forma, é possível ver as pessoas que estão passando pela calçada.
Se não for possível ter uma vitrine, mantenha a entrada da loja livre de produtos ou qualquer tipo de objeto que obstrua o caminho ou prejudique a visibilidade. Se possível, instale aquele sensor de presença que toca uma campainha toda vez que alguém entra no estabelecimento.
Eu já citei isso na primeira dica, mas vou insistir: não exponha produtos na calçada ou na porta da loja. Muitos comerciantes não resistem a tentação de expor produtos na calçada ou muito próximos a entrada da loja. Concordo que isso é um chamativo para seu cliente, mas da mesma forma, atrai os ladrões pela facilidade em pegar e esconder os produtos.
Outra indicação importante é a localização do espaço no terreno. Estacionamentos na frente das lojas são ruins para a segurança. Isso porque o comércio vai ficar mais ao fundo, prejudicando a visão externa do local. Lembre-se de que ver e ser visto vai ajudar a prevenir e combater ações criminosas.
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LOCALIZAÇÃO DO CAIXA E BALCÕES
Outro fator importante para manter a segurança é a localização do caixa. Não o esconda nos fundos, mas também não o deixe muito próximo da entrada. Escolha um local com boa visibilidade da porta e para quem está do lado de fora. É importante que quem esteja no caixa tenha total controle visual dos clientes. O local indicado como melhor opção é na parede lateral mais próxima da entrada.
É importante também que o balcão do caixa não tenha muitos expositores atrapalhando a visibilidade. A melhor opção são aqueles balcões vitrine. Dessa forma, o cliente vê os produtos e o caixa consegue ver os clientes e todos os que entram e saem do local.
Todas essas instruções podem ser empregadas nos balcões. O funcionário que está atendendo no balcão também deve ter uma boa visibilidade do local como um todo.
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GÔNDOLAS E EXPOSITORES QUE MELHORAM A SEGURANÇA
Escolha gôndolas e prateleiras com até um metro de altura e encoste nas paredes os expositores mais altos. Se o expositor for maior, deixe espaços entre as prateleiras que permitam a visibilidade dos corredores. Para isso, não adianta tampar esse espaço com produtos, claro.
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ATITUDES PREVENTIVAS DOS FUNCIONÁRIOS
Tanto os donos quanto os funcionários da loja, devem adotar pequenas atitudes para intimidar a ação dos criminosos. É importante cumprimentar qualquer pessoa, assim que ela entra no estabelecimento. Cumprimente e diga que está a disposição. Isso vai mostrar que você está atento a movimentação. Se possível, esteja por perto durante a permanência do cliente. A mesma atitude pode ser tomada pelos funcionários que atendem em balcões. Assim que avistar o cliente cumprimente com um “bom dia, posso ajudar?”.
E SE, MESMO ASSIM, OCORRER O FURTO OU ROUBO?
Espero que a prevenção seja o bastante. Porém, em caso de furto ou roubo, siga essas instruções da cartilha elaborada no estado de Santa Catarina:
- evite movimentos bruscos e verbalize suas ações;
- procure controlar o pânico interno;
- busque identificar características físicas dos criminosos e a direção tomada na fuga.
- ligue 190 o mais breve possível, para acionar a Polícia Militar;
- registre sempre a ocorrência. Em caso de prisão em flagrante, acompanhe os policiais até a delegacia.
Essas são as principais dicas. Fiz um resumo neste texto, mas quando tiver um tempinho, dá uma lida na cartilha “Segurança no Comércio – prevenção ao crime por meio de um ambiente seguro”, produzida pelo Conselho Estadual de Segurança de Santa Catarina.
Divulgue essas informações ao máximo para que toda a vizinhança esteja envolvida na prevenção da criminalidade. E jamais tenha armas no estabelecimento. Elas tendem a aumentar o risco de feridos e até de morte.
Então vamos combinar uma atitude preventiva, mas sem valentia? Preserve sua vida e a de seus funcionários e clientes.
E como não quero ser acusada de furto, um aviso: todas as imagens que ilustram este texto foram retiradas da cartilha do Conselho de Segurança Pública de Santa Catarina.
Aproveitem as dicas e boas vendas!
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Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio.