Habilidades profissionais essenciais para trabalhar no varejo

Saiba quais são as habilidades profissionais necessárias para se tornar um ótimo varejista.

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O que você vai ver nesse texto:

Com o excesso de informação e acesso à tecnologia crescendo a cada ano, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente quanto a habilidades profissionais, tanto para empregados quanto para empregadores, afinal estar por dentro dos novos processos e tecnologias que surgem nesse universo virou uma obrigação para quem quer se desenvolver como um bom profissional.

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O que é habilidade profissional?

Vamos ver hoje o que é habilidade profissional e como aplicá-la no ambiente varejista e garantir um futuro profissional e promissor para seu negócio!

Habilidade profissional é a competência de conseguir lidar com circunstâncias específicas no ambiente de trabalho. 

Cada ambiente de trabalho requer tipos diferentes e diversos de habilidades e vamos ver a seguir algumas delas.

Tipos de habilidades profissionais

Existem diferentes tipos de habilidades profissionais, algumas gerais, que qualificam o profissional em diversas áreas, e outras específicas, que são direcionadas para segmentos específicos. Que tal dar uma olhada em alguns exemplos de habilidades e ficar por dentro das principais habilidades profissionais que um comerciante deve ter para se tornar um ótimo profissional.

Técnicas

A técnica leva à perfeição.

Você já fez alguma receita, consertou algo ou fez qualquer serviço e depois descobriu que existe uma forma muito melhor de fazer aquilo? Eu já! E vou te contar, isso provavelmente foi por falta de técnica.

Habilidade técnica é o conhecimento técnico, prático e específico usado para realizar determinada função ou atividade. É ela que te dá a competência para realizar funções específicas e aprimorar cada vez mais essa atividade.

Lembrando que a habilidade técnica não precisa ser necessariamente um bicho de sete cabeças, pelo contrário, toda e qualquer atividade profissional quando bem desenvolvida pode se tornar uma habilidade técnica, por mais simples que seja. 

Para ficar mais prático, vou mostrar algumas habilidades técnicas, exemplos e explicações em diferentes áreas e dentro do comércio:

  • Contagem, auditoria e gestão de estoque: habilidades essenciais para um almoxarife.
  • Manuseio de empilhadeira: importantíssimo para operadores logísticos que atuam com empilhamento de cargas.
  • Contratação em carteira de novo funcionário: com muitos detalhes burocracias, essa habilidade é geralmente utilizada por profissionais do departamento pessoal.
  • Assentamento de pisos e azulejos: conhecimento de material, durabilidade, ângulo e aplicação são essenciais para realizar essa habilidade e o profissional responsável por essa função é comumente conhecido como pedreiro.
  • Preparação de drinks: a quantidade exata e a técnica aplicada é o que diferencia um drink equilibrado de um drink qualquer, e essa habilidade geralmente é atribuída ao profissional barman.
  • Produção textual para segmentos específicos: Cada texto, história ou notícia possui um tom diferente e tem por objetivo comunicar um assunto específico para um público específico. Saber desenvolver o tom correto de produção textual é uma habilidade bastante abrangente, mas geralmente atribuída ao redator.
  • Manuseio de um sistema de gestão com funções como controle de estoque, geração de relatórios, controle de caixa, entre outros: muito usada na função de operador de caixa.

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Comportamentais

As competências comportamentais são relacionadas com a postura e ação que um profissional assume diante das situações.

Essas habilidades quando bem desenvolvidas, te ajudam a entender como ser um bom líder e gestor ao longo de sua trajetória.

Um bom exemplo de competência comportamental é a empatia e cordialidade, que ao contrário do que muitos pensam, é uma característica essencial para todos os cargos de diferentes segmentos, até mesmo os de gestão, visto que a imagem de alguém que entende, procura soluções e trata os demais funcionários com cordialidade, é uma imagem de confiança e determinação. 

Exemplos de habilidades para profissionais do varejo

As qualidades de um bom profissional dentro do varejo é um verdadeiro mix de habilidades gerais e específicas do segmento.

Vamos ver agora as principais habilidades profissionais que um comerciante deve ter para se destacar no mercado!

Conhecimento do mercado de atuação

Se algum dia você já se perguntou como se tornar um vendedor de sucesso, pode ter certeza que o conhecimento do mercado de atuação seria uma das primeiras respostas.

Saber como funciona a dinâmica dentro da área de atuação é um elemento fundamental para dançar conforme o ritmo. Cada área possui comportamentos e logística diferentes de acordo com sua demanda interna e externa, estar por dentro disso é sua obrigação como bom profissional!

Vamos usar habilidades comerciais em um supermercado como exemplo. 

Nele existem dinâmicas que se repetem frequentemente como reposição de materiais, troca de turno dos operadores de caixa e reposição de cestinhas e carrinhos, por exemplo. 

Iniciar o dia sabendo dessas demandas, te prepara muito mais e traz um raciocínio voltado para adiantar estas tarefas simples, que quando acumuladas podem se tornar um caos.

Domínio do produto ou serviço prestado

As habilidades de um bom profissional com certeza se destacam muito mais quando o domínio da sua função é executado.

Já aconteceu de você ir em uma loja de roupas e ser atendido por um profissional que tinha conhecimento da roupa que você procurava, diferentes marcas que poderiam te interessar, peças que combinam e ainda de forma rápida e eficiente? Talvez não tenha sido em uma loja de roupas, mas com certeza um atendimento especializado, seja do segmento que for, é fácil ficar registrado na memória.

Saber sobre o produto oferecido traz confiança na hora da venda, tanto para o cliente, quanto para você, que sabendo as qualidades e características daquele item, consegue indicar a melhor funcionalidade de acordo com a vontade do cliente, isso consequentemente trará maior agilidade e autonomia no seu serviço prestado.

Entendimento do processo de vendas

Entre as principais atividades de um vendedor, podemos citar o entendimento do processo de vendas. A venda não se trata do momento em que você entrega o troco da compra junto ao produto, existem processos anteriores a isso, que dizem respeito a experiência do cliente dentro do ambiente de compra, e processos posteriores, como por exemplo a devolução de um produto. 

Ter uma visão holística, ou seja, uma visão completa das etapas de venda, te garante a competência de efetuar uma venda em qualquer nicho de mercado. Além disso, o ato de receber e registrar uma venda é essencial para um PDV (ponto de venda) dentro de um comércio.

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Boa comunicação

O perfil de um bom vendedor sempre estará associado a uma boa comunicação, que integra a boa oratória, contato visual e clareza na mensagem passada. Tudo isso deve ser harmonizado com o ambiente de venda, podendo ser mais descontraído ou tradicional, e claro, de forma confiante e instigante, ou seja, ter uma boa lábia.

E como ser bom de lábia?

Segue aí algumas características de uma pessoa com boa lábia, aplique com moderação!

  • Autoconfiança.
  • Boa dicção.
  • Conhecimentos gerais.
  • Improvisação.
  • Tom de voz adequado.
  • Conhecimento específico.

A boa comunicação é um dos pilares do bom atendimento e com certeza traz uma experiência positiva para o cliente.

Veja nosso texto “O que um bom atendimento pode fazer pela sua loja?” e conheça os principais benefícios de um bom atendimento.

Flexibilidade

Ser flexível é saber se adaptar conforme a situação. Tendências, preços e demandas vivem mudando e estar preparado para adaptar seu perfil é a melhor forma de acompanhar a evolução do mercado.

Lembrando que ser flexível não significa ser volátil, ou seja, mudar a todo momento, ser inconstante. O segredo da flexibilidade é saber o momento certo de mudar suas cartas no jogo a seu favor.

Prospecção de clientes

Outra qualidade de um bom vendedor é a prospecção de cliente, que é a aproximação do seu possível cliente, através de análises de comportamento desse público.

A prospecção de clientes assume também um papel de fidelização e atração do seu público-alvo.

Veja mais sobre o assunto no nosso texto “Prospectar clientes: o GUIA atualizado com técnicas infalíveis!”.

Poder de negociação e uso de gatilhos de vendas

Essa é uma característica muito forte em um bom profissional de vendas, e também bastante desafiadora. 

O poder de negociação é detido por aquele que sabe os pontos fortes e fracos dos produtos e consegue destacá-los de acordo com a necessidade do cliente.

Veja também nosso textoGatilho de venda: conheça os 9 principais e para que servem”.

Uso da tecnologia como aliada

A tecnologia sempre esteve ligada com a ideia de evolução e melhoria, afinal essa é a definição do conceito. Estar por dentro das novas tecnologias ajudam a melhorar as habilidades de um bom profissional, trazendo uma evolução profissional mais acelerada, além de ser a melhor forma de se manter atualizado frente aos novos processos.

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Conclusão

Vimos hoje que um bom profissional requer habilidades gerais de comunicação, negociação, tomada de decisão entre tantas outras, que são essenciais para a boa atuação no comércio, seja o segmento que for!

As habilidades específicas também não ficam de fora quando se trata de executar com excelência o profissionalismo e mostrar a capacidade de lidar com o seu comércio a partir de conhecimento técnico e produtivo.

É claro que a união dessas habilidades é o que prepara um bom profissional para os desafios diários e mostra seu diferencial na hora de tomar as decisões dentro de sua carreira como comerciante. 

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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