10 estratégias para um orçamento de marketing baixo

Veja como fazer marketing com baixo orçamento usando as estratégias certas.

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O que você vai ver nesse texto:

Manter um comércio competitivo e relevante no mercado exige muito mais do que bons produtos e um bom atendimento. Em um cenário cada vez mais digital e dinâmico, o marketing se tornou um requisito essencial para atrair novos clientes, fortalecer a presença da marca e, claro, aumentar as vendas.

Se você quer trazer mais reconhecimento para seu negócio e está em busca de crescimento, saiba que existem diversas estratégias acessíveis e até gratuitas, que podem melhorar seus resultados de forma prática e eficiente.

No texto de hoje, vou te mostrar quais são as principais estratégias que você pode começar a aplicar agora mesmo com um orçamento de marketing baixo, isso tudo através de ferramentas simples que atraem, prendem a atenção e fidelizam seus clientes.

Bora lá?

Qual a importância do marketing para um comércio?

O marketing é o que dá voz ao seu negócio. De nada adianta oferecer um bom produto ou serviço se as pessoas não souberem que ele existe. 

De forma geral, o marketing é responsável por atrair novos clientes, fortalecer a marca e divulgar seu produto ou serviço. Ele pode ser o diferencial entre uma loja que sobrevive e outra que cresce.

Quer vender pela internet sem precisar de um site? Com o catálogo online do Nex, você publica produtos com imagem, valores e descrição. Tudo isso de forma gratuita! Conheça o catálogo online do Nex e crie sua vitrine virtual em poucos passos.

6 Estratégias gratuitas de marketing online

Nem tudo precisa começar com investimento financeiro. Existem várias estratégias acessíveis e gratuitas que ajudam a criar e aumentar a presença do seu comércio na internet. 

Veja alguns exemplos de como começar no 0800, com ferramentas práticas que toda empresa, seja pequena, média ou grande, pode e deve usar no seu negócio.

Perfil de Empresa no Google

Ter uma conta no Perfil de Empresa no Google, antigo Google Meu Negócio, é fundamental para as pessoas te encontrarem quando procurarem por você no Google. 

Imagine alguém que já ouviu falar na sua loja mas não sabe onde fica, nem em qual número ligar para entrar em contato. A chance dessa pessoa digitar o nome da sua marca no Google para tentar a sorte de conseguir informações é gigante. E quando ela fizer isso, é bom que seus dados já estejam por lá.

Bar do Ori | Resultados de pesquisa no Google

É através do Perfil de Empresa no Google que você vai deixar disponível todas suas informações de loja e permitir que seus clientes encontrem o endereço, horário de funcionamento, telefone, fotos e avaliações sobre seu comércio.

Tudo isso de graça e aumentando bastante a sua visibilidade local.

Veja mais detalhes sobre o assunto lendo nosso texto “Saiba como mostrar seu negócio no Google sem pagar nada”.

Redes sociais

De acordo com o portal Terra, o economista e palestrante Marcus Evangelista afirma que a presença em redes sociais pode elevar o faturamento de empresas em até 40%. Levando esse valor em conta, é correto afirmar que as redes sociais assumem um papel muito importante como porta de entrada para novos clientes e, consequentemente, novas vendas.

Quando os clientes procuram sua empresa nas redes sociais, eles esperam encontrar informações de contato atualizadas, conteúdos informativos, fotos que mostram o ambiente, e, principalmente, imagens que despertem o interesse nos produtos ou serviços.

Para que você esteja disponível para essas pessoas e para se conectar com o público, é importante alimentar redes como Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp. Você não precisa criar conteúdo para todas elas, mas sim descobrir onde seu público realmente está e focar seus esforços nesses lugares. Isso torna sua comunicação mais eficiente e evita desperdício de tempo e energia.

Além da etapa de primeiro contato com a marca, é interessante que você ofereça ainda mais informações para essas redes e use todos os meios dessa ferramenta para poder crescer e desenvolver seu perfil comercial. Para isso, você pode começar aplicando algumas dicas principais:

  • Use hashtags relevantes que ajudam a ampliar o alcance das publicações e que se conectem com seu perfil (em uma loja de estampas para camisetas, podem ser usadas as hashtags #camisetaspersonalizadas, #customizaçãoderoupas, por exemplo).
  • Publique informações da loja e dúvidas frequentes: use o espaço para tirar dúvidas recorrentes e traga o máximo de informações que puder sobre o funcionamento da sua loja nos destaques do seu perfil para facilitar o acesso. Você pode usar a biografia do seu perfil como apoio para inserir links externos, como catálogo de vendas ou WhatsApp.
  • Marque clientes e parceiros em fotos que eles estejam juntos para gerar engajamento e criar uma rede. Peça permissão para tirar e publicar fotos de clientes frequentes nas suas redes sociais.
  • Programe conteúdos com antecedência para manter frequência, engajar seu público e economizar tempo (a ferramenta Meta Business pode te ajudar nesse processo).

Acompanhe algumas dicas valiosas de como criar conteúdo para redes sociais no texto “Criação de conteúdo para redes sociais: saiba como fazer”.

Catálogo online

Ter um catálogo digital, permite que seu cliente visualize os produtos com praticidade sem precisar te chamar para pedir imagens, valores ou detalhes de cada produto. 

Além de ser mais rápido e prático para quem ainda está se decidindo e quer dar aquela “olhadinha”, pode ser que seu cliente até compartilhe com outras pessoas.

Principalmente se você já pensa em começar a vender online, mas não quer investir em um site próprio, o catálogo te ajuda muito, já que cumpre um papel bem parecido, com um link próprio e produtos com valor e descrição.

O catálogo online do Nex, por exemplo, é uma ferramenta gratuita com todas as características que citei acima. Ele é muito prático para você enviar pelo WhatsApp e fechar vendas sem que o cliente vá até sua loja física.

Catálogo Online do Nex | Loja Perfeitxxinha Maquiagens

Inteligência artificial

A IA pode te ajudar muito na criação de ideias para sua empresa. Você pode usá-la para criar descrições de produtos, gerar ideias de postagens, responder dúvidas frequentes e até criar os conteúdos do mês. 

Existem várias ferramentas de Inteligência Artificial gratuitas e fáceis de usar. Veja alguns exemplos:

Tudo que você precisa é trazer um comando específico para a Inteligência Artificial, com contexto e informações de como você quer que seja feito, como por exemplo: “Crie uma descrição de post para Instagram contando sobre a chegada dos produtos X, Y, Z da loja. Seja breve, mas traga um tom simpático, convidativo e de novidade”.

Após a ferramenta te trazer o conteúdo, você pode revisar se está de acordo com sua comunicação e objetivo, assim você reduz seu tempo de criação de conteúdo sem tirar a personalidade da sua marca.

Quer aprender como a IA pode facilitar sua vida no trabalho? Confira nosso conteúdo: Ferramentas de IA para comércio: potencialize seu negócio.

Parcerias estratégicas

A união faz a força!

No caso do marketing, isso pode significar mais vendas. Crie parcerias de diferentes formas, inclusive com clientes que aceitem oferecer depoimentos como provas sociais, em troca de algum produto ou desconto. 

Você pode registrar imagens ou vídeos desses depoimentos e publicar nas redes sociais: clientes e parceiros felizes com seus produtos atraem confiança e é uma ótima estratégia de marketing para atrair mais clientes. Veja alguns exemplos de parceria:

  • Microinfluenciadores locais: ajudam a divulgar produtos para públicos específicos e mais engajados de forma acessível. 
  • Casos de sucesso: crie uma simples parceria com clientes que tiveram uma experiência muito positiva com seu comércio e podem compartilhar detalhes de como tiveram uma virada de sucesso usando seu produto ou serviço.
  • Prova social: após criar o seu Perfil de Empresa no Google, incentive seus clientes a deixarem avaliações. Isso melhora o posicionamento do seu negócio nos resultados de busca e aumenta sua visibilidade. Aproveite para divulgar essas avaliações em redes sociais como o Instagram e Facebook.
  • Comércios vizinhos: comércios locais que sejam complementares ao seu negócio podem ser usados para vendas complementares, que acabam sendo boas opções para ambos os lados. Um bom exemplo seria uma loja de suplementos e uma academia.  

Veja dicas de como fazer parcerias com microinfluenciadores em nosso texto!

Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo informativo e relevante ajuda a posicionar sua marca como referência. Dicas, curiosidades, bastidores e tutoriais são exemplos de conteúdos que agregam valor, você pode fazer isso através de vídeos, postagens de texto e imagens.

Como nem sempre criar conteúdos novos é uma tarefa fácil, ainda que com a ajuda da IA, é legal que você de tempos em tempos recicle conteúdos antigos, até porque seus novos seguidores nem sempre vão ver uma publicação que você fez seis meses atrás, por exemplo. Essa é uma forma de enriquecer seu conteúdo trazendo informações para novos clientes e relembrar os mais antigos.

Uma postagem no Instagram com dicas de como usar seu produto, pode ser atualizada com mais dicas depois de um tempo, ou uma live pode ser transformada em pequenos vídeos para seu feed.

4 Estratégias de marketing de baixo custo

Se você já domina as ferramentas gratuitas e quer trazer mais ações de marketing para seu comércio sem gastar muito, as opções de baixo custo são uma boa pedida.

Programa de fidelidade

Acúmulo de pontos em troca de brindes e descontos, ou cashbacks, são formas econômicas de manter os clientes sempre voltando. 

Com o sistema de pontos, por exemplo, você pode criar pontuações para cada compra e divulgar essa regra nas redes sociais. Quando o cliente atingir o número de pontos definido, recebe um brinde ou desconto em dinheiro. 

Isso incentiva o cliente a comprar sempre com você e ainda mantém ele atento nas suas redes sociais.

Reprodução Churrascaria e Pizzaria Candeeiro | Exemplo de programa de fidelidade 

Anúncio em rede social

Sabia que com menos de R$ 10,00 por dia já é possível criar campanhas em redes sociais como Instagram ou Facebook? Claro que quanto maior o investimento, maior o alcance, mas você pode começar com um valor baixo e ir testando os resultados ao longo do tempo. 

O segredo está em selecionar o público que você quer atingir, saber como se comunicar com ele e definir qual o objetivo da campanha.

Então, se você pretende fazer um marketing para divulgação da sua loja com o objetivo de ganhar mais seguidores, deve anunciar sua marca de forma geral, trazendo seus principais benefícios e criar uma chamada do tipo “conheça nosso perfil”.

Agora, se você deseja realizar um marketing para vendas de produtos específicos, é legal trazer informações chamativas, como valores e imagens do produto em boa qualidade. 

Veja como exemplo uma simulação de anúncio para Facebook, com o objetivo de “receber mais ligações”.

Planejador de anúncio no Facebook | Valor estimado para anúncio

Assim como em qualquer outro anúncio, é preciso adicionar alguma chamada que indique o que a pessoa que está vendo seu anúncio deve fazer, nesse caso, pode ser algo como “compre agora” ou “garanta já o seu”.

Quer entender melhor como funciona o tráfego pago? Veja no nosso blog o que é, como funciona e principais ferramentas.

Marketing sensorial

O marketing sensorial diz muito sobre como o ambiente da sua loja influencia diretamente a experiência de compra: cheiros, sons e iluminação são alguns dos fatores que trazem um ambiente mais ou menos propício à experiência de compra. Veja alguns exemplos de elementos sensoriais para usar na sua loja:

  • Música ambiente de acordo com seu público: uma loja de skate pode usar músicas mais em alta e trazer gêneros de rock e hip-hop, por exemplo. O volume também faz a diferença: o ideal é manter um som agradável, que não atrapalhe a conversa dos clientes, mas que também não passe despercebido.
  • Aromas agradáveis: lojas de utilidades domésticas podem usar cheiros que trazem aquela energia de “casa limpa”.
  • Iluminação e decoração que combinem com a marca: luzes amarelas são muito relacionadas a lugares aconchegantes, luzes led coloridas trazem um ambiente mais noturno e descontraído, já luzes brancas e frias, remetem a lugares mais práticos.
  • Decoração e organização dos produtos: a forma como você expõe os produtos também é um apelo visual muito forte. Itens em destaque, organização das prateleiras e expositores pela loja são focos visuais que podem ser bem trabalhados. Veja mais detalhes dessa influência visual no texto “Planograma: o que é, vantagens e como criar um para o seu PDV”.

Esses elementos tornam a visita mais prazerosa e memorável e ajudam o cliente a voltar. 

Promoções e incentivos

Para aumentar o movimento em datas especiais, como feriados ou mudanças de estação, invista em promoções e incentivos. Oferecer descontos, criar kits promocionais ou realizar sorteios e brindes pode atrair muitos clientes.

Apesar de alguns desses incentivos serem usados nos programas de fidelidade que mencionei, é importante criar promoções exclusivas para as datas comemorativas. Isso gera um senso de urgência e novidade, incentivando mais vendas nesse período.

Agora que você já aprendeu algumas dicas para aumentar sua visibilidade, é hora de focar na gestão da sua loja!

O Nex oferece um sistema de gestão completo para que você organize tudo de forma integrada, desde o catálogo online e sistema de fidelidade até o cadastro de clientes, controle de estoque, relatório de vendas e muito mais. Crie sua conta gratuitamente e comece a usar os recursos.

Conclusão

Fazer uma gestão de marketing não precisa ser complicado, nem caro. Com estratégias acessíveis, é possível destacar o seu comércio, conquistar mais clientes e melhorar seu desempenho em vendas. E agora que você já conhece essas ideias, que tal escolher uma para começar ainda hoje?

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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