Tráfego pago: O que é, como funciona e principais ferramentas

Já pensou em alcançar novos clientes para o seu comércio? Veja como fazer isso investindo em tráfego pago

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De acordo com uma pesquisa realizada pela Electronics Hub, o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que passam maior tempo nas redes sociais, que se tornaram as maiores vitrines de comércios físicos e virtuais e por consequência, um grande veículo para divulgar anúncios.

Aperte bem o cinto que hoje vamos ter um papo bem legal sobre anúncios de vendas e convidamos o profissional de mídias pagas, Emano, para falar sobre o assunto: possibilidade de começar investindo pouco, benefícios da estratégia e como gerar maior alcance da marca ou produto a partir disso.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é a estratégia de investimento em anúncios usada para alcançar novos clientes: você paga uma determinada quantia para impulsionar seu conteúdo de texto, imagem ou vídeo de acordo com o público determinado.

Anúncios de vendas: o que são e qual a sua importância

Os anúncios de venda são um exemplo específico de tráfego pago, é através deles que você determina o que vai ser anunciado, onde, para quem e por quanto tempo.

É com o anúncio de vendas que você define qual conteúdo deseja promover, seja ele uma promoção especial, uma inauguração ou simplesmente sua loja e produtos como um todo. 

E diferente do que muitos pensam, qualquer um pode criar um anúncio e é mais fácil do que você imagina. Veja a seguir!

Como fazer anúncios de vendas atrativos: passo a passo

Para fazer um anúncio de venda atrativo, você deve estar familiarizado com os principais meios de propaganda online (Instagram, Facebook e Google) e definir seus passos iniciais.

1. Defina o objetivo da campanha

O objetivo da campanha é a razão pela qual você está criando ela. 

É para promover um produto específico? Divulgar sua marca? Anunciar uma novidade no mercado?

Sua intenção deve ser levada em conta na hora de fazer uma campanha, pois é ela que vai definir seu público específico, linguagem e tipo de campanha.

Existe algum formato de anúncio ideal para pequenos comerciantes que acabam de descobrir a estratégia de mídia paga?

Depende de onde você acha que o seu público está, e aí em qual plataforma você gostaria de anunciar.
Se for anunciar através do Facebook Ads para aparecer no Instagram e Facebook, seria interessante começar com uma ou duas imagens, com algumas opções de texto (títulos e descrições que acompanham o anúncio), para que você faça um teste e a partir dos dados obtidos consiga entender o comportamento deles referente ao seu anúncio.
Agora se você quiser impactar o seu cliente no momento em que ele está procurando pelo seu tipo de produto e/ou serviço, é indicado que você faça uma campanha de texto no Google Ads (campanha de pesquisa), pois você irá atingir o seu público no momento em que ele está com grande interesse no seu segmento, aparecendo nos resultados de pesquisa do Google.
- Emanoel Moreira, analista em mídias pagas

2. Tenha uma identidade visual própria

A sua identidade visual vai determinar como você será lembrado pelas pessoas que visualizarem o seu anúncio. Por isso é importante que ela esteja em harmonia com a sua marca e seu público.

Para saber mais sobre o assunto, visite o texto “Identidade visual: aprenda como criar uma para sua marca”

3. Estabeleça um orçamento

É possível começar investindo pouco?

Sim, é possível investir R$5 por dia na plataforma Facebook Ads por exemplo, porém, é importante você definir o seu investimento pensando no público que quer atingir, e no alcance que quer ter deste público. Ao fazer a configuração da campanha e inserir o valor diário que deseja utilizar, o Facebook Ads já mostra uma média de alcance que você poderá ter baseado no público que selecionou
- Emanoel Moreira, analista em mídias pagas
Reprodução | Tela de Anúncios do Facebook

4. Use CTAs estratégicos

Call to Action (CTA) é a “Chamada para Ação”, o momento em que você convida o público para realizar uma ação de seguir, assinar, comprar, etc.

exemplos-de-ctas-estrategicos

Você deve utilizar essas chamadas em momentos estratégicos, certifique-se de que sua mensagem foi passada com clareza, utilizando gatilhos de venda e despertando curiosidade no leitor para então adicionar uma chamada para ação.

5. Seja direto

Ninguém para pra ler um anúncio comprido, isso é fato. Por isso, na hora de escrever a mensagem, pense em palavras que resumem o melhor possível a sua proposta!

6. Utilize imagens cativantes

Antes mesmo que o seu público leia algo a imagem já roubou a cena, por isso é importante apostar em imagens que despertem interesse.

7. Acompanhe as métricas

Perguntei ao analista de mídias pagas Emano como métricas são usadas para analisar resultados e como é feito para saber se um anúncio está funcionando, veja:

Como eu sei que meu anúncio deu certo?

Analisando os resultados que foram gerados. Em ambas as plataformas, Google Ads e Facebook Ads, são disponibilizadas métricas de acompanhamento do desempenho do seu anúncio. É importante que você decida quais métricas quer acompanhar, baseado na estratégia que criou para seu anúncio. A partir da análise das métricas e resultados você consegue entender se o seu anúncio está tendo uma performance abaixo do esperado, acima ou de acordo com o que planejou para seu investimento.
- Emanoel Moreira, analista em mídias pagas

Impulsionando publicações

O impulsionamento de publicações é a maneira mais simples e rápida de criar anúncios e promover um conteúdo já existente.

Qual a diferença entre impulsionamento e criação de anúncio? Qual deles é melhor?

O Impulsionamento pode ser feito de forma fácil e prática diretamente no seu Instagram ou Facebook. O Facebook e Instagram mesmo disponibilizam essa opção nas configurações dos seus posts. Ao configurar um post para ser impulsionado ele irá aparecer como anúncio para o seu público.
Já a criação de anúncios dentro da plataforma Facebook Ads consiste em uma configuração mais detalhada. Lá você pode utilizar formas diferentes de públicos, formatos diferentes de anúncios na mesma campanha, e mais de um criativo de imagem ou vídeo. É possível também configurar um acompanhamento de conversões, para que você saiba quando um usuário realiza uma ação de compra por exemplo ou preenche um formulário deixando seus dados para contato.
- Emanoel Moreira, analista em mídias pagas

Reprodução | Tela de Publicação do Nex no Facebook

Como usar o Google Ads na sua estratégia de anúncios de vendas

Se você deseja que seu conteúdo apareça no Google, é preciso entender o que precisa ser feito para chegar lá.

Onde eu me cadastro para começar a anunciar?

Você pode utilizar uma conta de e-mail, de preferência gmail por estar no ambiente Google. Aí então você se cadastra no site ads.google.com criando uma conta Google Ads. Lá você irá inserir os dados do seu negócio e configurar um perfil para faturamento, ou seja, dizer ao Google Ads como gostaria de fazer o pagamento dos seus anúncios, podendo ser através de cartão de crédito ou boleto bancário
- Emanoel Moreira, analista em mídias pagas

Anúncios em texto

Os anúncios em texto têm como objetivo levar o seu conteúdo para as primeiras posições do buscador, de onde geralmente vem a maior quantidade de cliques.

No formato de texto que é o anúncio de pesquisa que aparece na página do Google, é sinalizado logo acima do anúncio com o termo “Patrocinado” em negrito.
- Emanoel Moreira, analista em mídias pagas

Reprodução | Exemplo de anúncio em texto no Google

Anúncios em vídeo

Atualmente o YouTube é a maior vitrine de anúncios em formato de vídeo.

Os anúncios em vídeo são os mais comuns de serem identificados, por serem mais populares, aparecendo antes da reprodução de algum vídeo no Youtube. Porém, mesmo assim, o Google mostra uma etiqueta com a palavra “Patrocinado” junto à informação de quem é o anunciante e o logotipo, normalmente aparece no canto inferior esquerdo do anúncio em reprodução.
- Emanoel Moreira, analista em mídias pagas

Anúncios em imagem

Os anúncios em imagem são inseridos em sites parceiros no formato de banner e é um modelo bem comum de se achar navegando na internet. Esse tipo de anúncio é feito com uma imagem contendo a mensagem principal e uma pequena descrição.

No formato de imagem, é mostrado um ícone pequeno com a letra “ i “ de que remete a informação, logo ao lado de um ícone para fechar o anúncio. Ao passar o mouse sobre o ícone ele já é informado que o anúncio é do Google, e caso clique ali ele é redirecionado para uma página que explica melhor sobre como funcionam os anúncios do Google.
- Emanoel Moreira, analista em mídias pagas
Reprodução | Exemplo de anúncio em imagem no Google
Reprodução | Exemplo de anúncio em imagem no Google

Anúncios de Performance Max

Os anúncios de Performance Max são um novo formato de anúncio, que podem aparecer em diferentes formatos da rede Google como YouTube, pesquisa, display (imagem), Discover e Gmail.

Esse tipo de anúncio pode ser mais desafiador de criar, já que é uma fusão de diferentes formatos, mas ele possui um potencial muito grande, já que aparece em canais diversificados.

O Google explica que sua Inteligência Artificial é usada para entender mais precisamente sobre quais anúncios, públicos-alvo e combinações têm a melhor performance e a partir disso cria anúncios personalizados através do Performance Max.

Existe algum “truque” para alcançar mais clientes investindo pouco?

Não existe nenhum truque quando o assunto são anúncios, sejam eles em qualquer plataforma de anúncio, o que existe sempre são estratégias. Quanto melhor você conhecer o seu público, melhor será a sua escolha de estratégia e tipo de anúncio que irá fazer para atingir seu objetivo.
Os anúncios são uma parte da performance das suas vendas, outros pontos são também muito importantes e devem estar muito bem alinhados, como os criativos (imagem, vídeo e texto) que irá utilizar, pois é ele que irá chamar a atenção do seu público, e também o site ou local para onde ele será direcionado ao clicar.
“Se você selecionou bem o seu público, e fez um ótimo criativo, provavelmente você terá uma boa quantidade de cliques no seu anúncio, mas não adianta o usuário certo clicar e ao chegar no seu site, se deparar com outras informações não condizentes com o que mostrava o anúncio, ou até mesmo um site incompleto, com informações confusas ou que não sejam fáceis de entender. Obviamente o usuário irá deixar a página sem realizar a ação que era para ser feita.
- Emanoel Moreira, analista em mídias pagas

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Conclusão

Vimos hoje a importância que pequenos investimentos em mídias pagas podem fazer uma grande diferença quando o assunto é visibilidade.

Diante de diversos canais e redes sociais, é normal ficar confuso sobre como planejar uma campanha de vendas, ou qual melhor lugar para publicar, por isso trouxemos esse material que une dicas importantes sobre os anúncios digitais e os passos a serem seguidos para que eles sejam devidamente publicados.

Siga nossas dicas e depois conte como foi sua experiência. Nos vemos por aí!

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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