Produtos para gamers: o que vender para atrair e fidelizar

Saiba como vender produtos para gamers na sua loja e atrair uma das comunidades mais crescentes do Brasil.

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O que você vai ver nesse texto:

Fazer parte da comunidade gamer é algo que se torna parte da personalidade de milhões de pessoas, que movimentam bilhões anualmente e a previsão é que isso só aumente.

Além dos aspectos econômicos, a cultura gamer influencia diversos setores, desde a tecnologia até o entretenimento. Com o crescimento das plataformas de streaming, o impacto dos games é inegável e continua a moldar o que entendemos por entretenimento e interação digital.

Crescimento do mercado de jogos

O crescimento da tecnologia no Brasil anda lado a lado com o crescimento do mercado de games, que vem conquistando públicos diferentes ao longo dos anos, chegando a representar 73,9% da população, de acordo com a CNN Brasil, 

E quanto o mercado de games movimenta por ano?

Em termos de colocação, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e movimenta anualmente cerca de R$12 bilhões

Isso prova que o mercado gamer se mantém bem aquecido e a previsão é que aumente ainda mais nos próximos anos, sendo uma ótima oportunidade de crescimento varejista desse nicho.

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Público alvo: conhecendo o cliente gamer

O público gamer no geral é formado por pessoas que compartilham gostos e comportamentos em comum que vão um pouco além do simples fato de jogarem jogos virtuais.

Mas para além de comportamentos em comum, esse público também pode compartilhar algumas diferenças, que acredite ou não, impactam diretamente no tipo de produto consumido.

Por isso, separei algumas características que podem unir ou diferenciar esse público dentro da própria comunidade, veja:

Faixa etária

É comum as pessoas acharem que jogos virtuais são um passatempo juvenil, algo feito apenas na adolescência, mas se todo jovem um dia será adulto, pra onde esse passatempo vai quando a faixa etária muda?

Muito da cultura geek e nerd cultivada até hoje, é originada de uma série de comportamentos juvenis que transcenderam os anos e foram levados como referência na vida adulta, com um toque de nostalgia. 

Tudo isso para dizer que sim, adultos também fazem parte de uma boa fatia do público gamer, por se tratar de um entretenimento que acompanha todas as gerações, e apesar de terem interesses um pouco diferentes do público mais juvenil, fazem parte da cultura gamer.

Frequência

Então todo mundo que joga é gamer?

Nem todo mundo se sente confiante em se declarar gamer, pois esse é um termo geralmente relacionado a frequência e a qualidade dos jogadores. 

A verdade é que independente do seu “nível” dentro da comunidade, uma vez interessado em um ou mais jogos, o usuário tende a mergulhar cada vez mais nesse universo e eventualmente se tornar um comprador de produtos e acessórios gamers.

Jogadores casuais

Jogadores casuais possuem uma frequência menor de uso, jogam em momentos de lazer e é algo geralmente semanal. 

Pela baixa frequência, podem não ligar em ter produtos com a melhor usabilidade e procuram por equipamentos que satisfaçam suas necessidades básicas de uso.

Jogadores frequentes

Estes jogadores já são bem mais exigentes quando se trata de equipamentos e sua usabilidade. Por se tratar de uma atividade frequente, eles já sabem o que funciona, o que não funciona e geralmente possuem uma boa ideia de tudo o que precisam.

Para esta parcela do público, é interessante investir em produtos mais ergonômicos e com foco no desempenho.

Veja a seguir algumas particularidades de cada grupo e ideias de produtos para cada um.

Necessidades e interesses distintos de cada grupo

Enquanto os jogadores casuais estão procurando por um entretenimento momentâneo, os jogadores frequentes estão atrás de altas performances, competitividade e até mesmo participar em ligas profissionais. 

Pensando nas duas partes do público, é interessante que você invista em produtos na sua loja de produtos gamers que atendam ambos tipos  de jogadores.

Veja alguns produtos que podem ser do interesse dos jogadores casuais:

  • Mousepad simples com bom custo-benefício.
  • Memória RAM.
  • Mouse com tempo de resposta ágil.
  • Fones de ouvido confortáveis.

Veja alguns produtos que podem ser do interesse dos jogadores frequentes:

  • Mousepad com carregamento por indução.
  • Teclado mecânico.
  • Mouse com tempo de resposta imperceptível e com botões programáveis.
  • Processador.
  • Cooler.
  • Cadeira gamer.
  • Headset.

Sugestões de mix de produtos para loja de games

Se você já possui ou pensa em abrir uma loja de produtos gamers, não esqueça de dar aquela olhada na concorrência, planejar suas ações anuais e claro, se atualizar dos produtos que estão circulando no mercado.

É pensando nisso que separei alguns dos produtos gamers mais vendidos, para você dar aquela checada no seu inventário, veja:

Acessórios para jogos

Vamos passar por alguns itens essenciais para uma loja de games e acessórios, sem ordem de importância ou destaque de vendas, apenas uma boa e velha sugestão do que ter no seu mix de produtos.

  1. Mousepad

O sensor do mouse pode ser comprometido de acordo com o tipo de contato com a superfície, nesse caso a mesa, que pode atrapalhar no movimento do cursor (a famosa flechinha). 

O mousepad vem para estabilizar esse contato e garantir um melhor deslize, resposta do aparelho, agilidade e uma sensação de alívio para o usuário (digo por experiência própria).

  1. Teclado mecânico

Teclados mecânicos obedecem diferentes comandos de uma só vez, são mais duráveis, mais ágeis e pecisos. Com tudo isso, esse tipo de teclado é muito procurado por jogadores.

  1. Luva touch

Jogos na versão mobile tem se tornado muito popular nos últimos anos, principalmente entre os jovens da nova geração. 

Dentro desta modalidade, alguns jogadores optam por uma precisão maior e o conforto que estas luvinhas podem oferecer, além de reduzirem o suor em contato com a tela e o desgaste nos dedos.

Reprodução | Luva de dedo gamer - Flydigi Beehive
  1. Case para console/videogame:

Ter uma variedade de cases para controle de console é como ter uma variedade de capinhas para celular, alguns mais alegóricos, outros mais tradicionais, cada um para um gosto diferente.

Case para controle de videogame | Exemplos de venda
Case para controle de videogame | Exemplos de venda
  1. Mouse gamer

Este é um acessórios para PC gamer muito importante no desempenho do jogador e em praticamente qualquer modalidade. A ergonomia do mouse é sempre levada em conta, como características de rolagem, wireless, botões programáveis e tempo de resposta.

Ergonomia de um mouse gamer | Exemplo Logitech G502
  1. Headset

A experiência de jogar com um sistema de som realista, torna a jogada muito mais imersiva, e é isso que os fones de ouvido headset oferecem, além é claro, do microfone integrado para interações com outros jogadores.

  1. Cadeira gamer

Desde o primeiro ao último segundo, conforto e concentração são essenciais para uma boa partida, e nada mais justo do que uma cadeira projetada pensando nesses momentos e a problemas de postura a longo prazo.

Roupas

Essa com certeza é a ala geek do post, as roupas temáticas e nostálgicas são facilmente identificadas como produtos para nerds e são voltadas em sua maioria para a parte do público que acompanhou a evolução dos jogos ao longo dos anos.

Exemplo de camisetas personalizadas | Geek Royal
Exemplo de camisetas personalizadas | Arcade Geek

Hardware e consoles

Um dos equipamentos gamer mais procurados são os hardwares, os produtos principais por trás de todos os acessórios.

O hardware é a parte física de um PC, essa geralmente é uma referência às peças internas que compõem um dispositivo e são muito procuradas por usuários que desejam melhorar o desempenho de seus computadores. Aqui estão alguns exemplos:

  • Placas de vídeo.
  • Processadores.
  • Monitores de alta resolução (hardware externo).

Já os consoles, comumente chamados de videogames, são geralmente divididos entre Playstation e seu rival Xbox, apesar de existirem alguns outros modelos no mercado. Além da venda de consoles, você pode adicionar a opção de jogos específicos para cada marca.

Dicas para atrair e fidelizar o público gamer

A comunidade gamer é extremamente engajada quando se trata de assuntos do universo dos jogos e da cultura nerd, então nada melhor do que engajar esse tipo de assunto em suas redes sociais, temáticas da loja e claro, no mix de produtos.

Um bom exemplo disso é a plataforma Jovem Nerd, que une todas as atmosferas do mundo nerd em formato de vídeo, podcast, blog post e o que mais a imaginação dos nossos amigos Azaghal e Jovem Nerd puder imaginar. Esses dois têm feito um trabalho incrível durante décadas e com certeza vale a pena a inspiração.

Seguindo a lógica de que boa parte da comunidade gamer é engajada quando se trata de assuntos do mundo nerd, sediar e participar de eventos temáticos é uma ótima maneira de divulgar seus produtos.

A Comic Con é um ótimo exemplo de evento nichado para este público, mas não o único! Pesquise por feiras de tecnologia na sua cidade ou considere propor um evento em associações de tecnologia.

É claro que um atendimento personalizado cabe muito bem aqui. Ter estratégias de fidelização é essencial para que você consiga estreitar as relações com seus clientes e promover ações que façam sentido e atendam a expectativa da sua clientela.

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Conclusão

Vimos neste post as diferentes possibilidades de produtos para gamers, algumas especificações de cada item e também do seu público. 

Trabalhar com produtos desse segmento exige uma diversidade de itens e um conhecimento técnico de cada produto, que aliado a um sistema de gestão eficiente, e um atendimento personalizado se torna um diferencial de mercado.

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Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

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