Relatório de Caixa: o que é, importância e como fazer | Nex

Saiba a importância do relatório de caixa diário e quais resultados ele entrega para seu comércio.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

A movimentação de dinheiro no caixa faz parte da rotina de qualquer comerciante. Ter um programa para controle de caixa é ter um monitoramento saudável da quantidade de compras, formas de pagamento, saldo de caixa etc.

Neste post vamos entender como funciona o relatório de caixa e porque ele se faz tão importante na rotina de controle de caixa.

O que é um relatório de caixa

A palavra "relatório" por definição significa o resumo detalhado de processos em um determinado período de tempo. 

O relatório de caixa não cai muito longe do pé, ele é o resultado de uma análise de transações do caixa e tem por função fornecer informações precisas sobre volume de vendas, qual meio de pagamento mais utilizado, entre outras. 

É importante saber que esse relatório de caixa diário pode ser feito de forma manual, com anotações em um caderno de controle de caixa ou através de um programa de controle de caixa, que é a forma mais eficiente de gerenciar esse dinheiro e conseguir honrar com boletos, despesas e fornecedores.

A importância de emitir um relatório de caixa diário

O controle de caixa tem esse nome por um motivo: ele garante, através de acompanhamento e monitoramento, que as movimentações do caixa estejam funcionando conforme o planejado. 

Emitir um relatório de caixa diário é fundamental para saber como anda o desempenho diário do seu negócio, quais são os horários de maior venda, qual a preferência de pagamento do cliente, quais são e em que frequência ocorrem devoluções e muito mais.

Imagine que você está colocando uma lupa em cima do comportamento de compra dos seus clientes, analisando qual a melhor forma de atender suas necessidades e gerando retorno financeiro com tudo isso.

Com o recurso de Controle de Caixa você consegue ter acesso a relatórios diários a hora que quiser! Acesse o Controle de Caixa do Nex e fique por dentro do desempenho da sua loja.

Como gerar um relatório de caixa com o Nex

Vamos fazer uma pequena excursão pelo modelo de controle de caixa e mostrar como funciona um relatório de caixa e um relatório de fechamento de caixa na prática.

Nessa primeira viagem vamos mostrar mais sobre o programa de controle de caixa, passar pelo processo de fechamento de caixa e claro, gerar o relatório a partir das vendas feitas até o momento. Sigam-me os bons!

  1. Abra seu sistema Nex e localize o ícone de “Caixa” no canto inferior esquerdo.
  1. Acesse a tela de “caixa” do sistema e após isso clique no ícone de “Fechar Caixa”.
  1. Os dados prévios do fechamento aparecerão em uma nova tela e após a confirmação, o sistema gera um relatório detalhado em formato de documento.

O resumo financeiro é o relatório de fechamento de caixa, ele informa os dados da loja e é gerado com base nas vendas, valores e formas de pagamento.

Reprodução | Tela do Relatório de Fechamento de Caixa do Nex

Caso você queira tirar um relatório de datas específicas, siga esses passos:

  1. Em “caixas anteriores” selecione a data de fechamento de caixa desejada e após clique em “relatório”.
  1. Confirme a tela de Relatório de Caixa selecionando as opções que você deseja ver detalhadamente.
Reprodução | Tela de Relatório de Caixa do Nex
  1. Tcharam! Aqui está o relatório de caixa do dia selecionado com as informações que você escolheu. Fácil, né?
Reprodução | Tela do Relatório de Caixa do Nex
Reprodução | Tela do Relatório de Caixa do Nex

O que posso analisar no meu relatório de caixa?

Imagine que você está tendo uma semana muito movimentada, um feriado se aproxima e as ofertas que você anunciou deram retorno para seu negócio.

Como bom leitor do nosso blog, você certamente efetuou o relatório de caixa diário durante esse período e todos tinham algo em comum: maior volume de vendas no cartão de crédito.

Tendo essa visão você consegue deduzir que talvez seus clientes tenham maior facilidade em comprar no crédito e com isso você pode investir em uma maquininha mais ágil e eficiente. As opções são inúmeras, a cada relatório você descobre um padrão de comportamento e cria ações a partir disso.

Veja alguns pontos a serem analisados em um relatório de caixa:

  • Repetição de determinado método de pagamento: facilidades para esse meio de pagamento podem ser criadas.
  •  Valor de quebra de caixa: erros de digitação, duplicação ou de troco costumam aparecer aqui.
  • Categoria mais vendida: pode simbolizar um potencial produto a ser melhor investido.
  • Produtos com estoque abaixo do mínimo: ajuda a rever a quantidade de produtos necessária para suprir um dia de maior volume de vendas.

Investir em um programa com Controle de Caixa traz segurança e precisão para o seu negócio! Faça seu relatório de caixa com o programa Nex.

Conclusão

Ter um programa de controle de caixa é bom, mas entender sua funcionalidade e como isso pode ser aplicado na hora de gerar relatórios, é ainda melhor.

Vimos que o relatório de caixa diário é fundamental e desempenha um papel muito importante na análise de vendas e comportamentos de compra do cliente.

Isso ajuda cada vez mais a você, empreendedor, entender como investir em ações que façam sentido, traçar objetivos com base em números reais e acompanhar de camarote seu desempenho nas vendas.

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Vitória Calegari

Prazer, leitor! Sou a Calegari e estou aqui para oferecer soluções que simplificam e enriquecem seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se