SEO local: O guia completo para atrair mais clientes

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O que você vai ver nesse texto:

O SEO local é uma ferramenta que permite otimizar a presença online do seu negócio, tornando-o mais visível para os usuários que estão procurando produtos ou serviços específicos em determinadas regiões.

Ao implementar as estratégias de SEO local, você pode aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google, e direcionar os usuários para o seu site, as redes sociais ou o blog post.

Se você deseja aumentar o seu engajamento online, atrair mais clientes locais e impulsionar o crescimento do seu negócio, leia o texto a seguir. Veja as dicas, as ferramentas e como encontrar palavras-chave.

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O que é SEO local? 

O SEO local é uma estratégia de otimização de mecanismo de busca que visa destacar um comércio localmente, ou seja, é um conjunto de ações que ajudam o negócio a melhorar a sua classificação nos resultados de pesquisas relacionadas à sua localização geográfica.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa com os termos "restaurante perto de mim" ou "empresas próximas de mim", os mecanismos de busca fornecem resultados relevantes e úteis com base na localização do usuário.

Quais são os benefícios do SEO local para os negócios físicos?

Aumento de visibilidade na região 

O aumento de visibilidade na região é o principal benefício da estratégia de SEO Local, independentemente da busca do usuário. A otimização das pesquisas, ajuda a melhorar o seu posicionamento entre os concorrentes da região, aumentando a visibilidade do seu negócio no Google. 

Com mais visibilidade, o negócio será mais conhecido e receberá mais visitantes e, assim, terá resultados mais efetivos. 

Atração de novos públicos 

As buscas locais também são uma forma de descobrir novos comércios nas regiões. Por exemplo, pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar de um restaurante podem encontrá-lo em busca rápida no Google com os termos “restaurantes perto de mim”. 

Neste contexto, o SEO local serve para que o seu negócio apareça para potenciais clientes, sem precisar investir em outras estratégias, como os de mídias sociais. 

Incentivo da tomada de decisão

Na jornada do cliente, as buscas por locais representam uma etapa próxima a da conversão, ou seja, a pessoa que pesquisou sobre um determinado comércio pode virar um potencial cliente. 

Vamos supor que um grupo de amigos pesquise o termo “bar e karaokê” no Google, essas pessoas estão procurando lugares na região para se divertirem. Então, os resultados de busca se baseiam na tomada de decisão e incentivam a ação. Fazendo a pessoa ver os bares mais relevantes e as suas formas de contato, as avaliações de clientes, ver as fotos do local e como chegar até o bar. 

Se você estiver utilizando a estratégia de SEO local, você aparecerá entre as primeiras posições e terá mais chances de ser a opção escolhida. 

Crescimento da autoridade local

Quando um consumidor faz uma pesquisa no Google, os primeiros links são os mais prováveis da pessoa clicar. Portanto, os links que aparecem nas primeiras posições parecem ter mais credibilidade. 

Afinal, para aquele comércio aparecer no topo, eles conquistaram a confiança dos clientes e do buscador. 

Como funciona o SEO local?

O SEO local visa otimizar os mecanismos de busca considerando a localização do usuário. Essa ação pode ser realizada pelo Google Maps ou por outros recursos, como as redes sociais ou o GPS do celular. 

Para entender melhor como funciona o SEO local, é preciso conhecer a forma de exibição dos resultados das buscas com intenção local. 

Um exemplo, quando o usuário pesquisa por “clínica dermatológica Florianópolis”, ele vê uma página assim: 

Para que o seu negócio tenha uma boa posição na página de pesquisas do Google, é preciso conhecer os três termos principais: 

  • Proximidade.
  • Destaque. 
  • Relevância.

Abaixo você pode acompanhar a definição de cada um desses termos e a forma de utilizados na estruturação de SEO local da sua loja. 

Proximidade

Proximidade é um termo utilizado para o usuário identificar a distância do comércio até o seu local atual ou ao termo de local que ele digita na busca. O Google entende que os resultados mais relevantes são os que estão perto da pessoa. 

Caso o usuário não especifique a região nos termos de busca, o próprio Google calcula as distâncias por meio das informações de localização que a pessoa disponibiliza, por exemplo, através do GPS do celular. 

Por isso, é importante investir em estratégias de SEO local e um recurso que te ajude a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Assim, você mantém os dados atualizados e garante que seus clientes te encontrem com facilidade.  

Destaque

O destaque é o nível de popularidade de um comércio em uma região, ou seja, o Google irá analisar a popularidade da marca do negócio na web. 

A reputação do negócio na internet é medida pelos links e citações da marca. O Google mostra que o comércio X é referência no mercado e, no caso das buscas locais, bastante conhecido em determinada região. 

Existem outros métodos para o Google considerar o negócio um destaque entre os concorrentes, como, por exemplo, as avaliações online. Quanto mais avaliações e classificações positivas a empresa receber no Google Perfil da Empresa (nome atual do Google Meu Negócio), mais chances ela tem de aparecer bem posicionada. 

Relevância

Já o critério de relevância considera as informações do negócio e o termo que o usuário pesquisou. Para isso, o Google analisa os dados da empresa no Google Perfil da Empresa. 

Essas informações seriam: 

  • O nome da empresa.
  • A categoria que se classifica. 
  • As palavras-chave utilizadas pela loja. 

Como fazer SEO local: passo a passo 

Crie uma conta no Google Perfil de Empresa

O primeiro passo é criar um perfil no Google Perfil de Empresa, esse é o nome atual do Google meu negócio. É uma ferramenta gratuita que vai ajudar os clientes a localizar a sua loja por dois métodos: resultados de buscas e pelo Google Maps

Ao acessar a página do Google Perfil da empresa, essa página aparecerá: 

Clique no botão “Gerenciar agora”. Em seguida, faça seu login ou crie uma conta. 

Caso não tenha uma conta, você vai encontrar a seguinte tela: 

Coloque o nome da empresa e clique em continuar. Apareça uma tela com opções do tipo da sua empresa. 

Escolha as opções que mais combinam com seu negócio e clique no botão próximo. 

Caso você tenha uma loja online, ele abrirá uma página nova para você colocar o site ou catálogo online dos seus produtos. 

Após isso, você terá que colocar a categoria da sua empresa, ou seja, o segmento que ela está inserida. 

Após colocar o segmento que o seu negócio está inserido, na outra página, você deverá colocar o endereço da sua loja. 

Você também tem informações opcionais, como, por exemplo, e-mail e número de telefone para contato. Mas caso não queira, clique em pular tudo e confirme a sua conta no Google Perfil de Empresa. 

Agora, você terá todas as informações expostas do seu negócio de maneira mais prática e organizada. Isso te ajudará a aumentar as visualizações e os resultados de pesquisa, porque quanto mais termos e palavras-chave, mas o seu negócio terá chance de ser os primeiros links. 

Esteja presente nas redes sociais e em plataformas de avaliação

Além da importância de criar uma conta no Google Perfil de Empresa, é essencial estar presente nas redes sociais e nas plataformas de avaliação. 

Antes de postar qualquer conteúdo, é importante estudar o seu público-alvo. Conheça as características, os tipos de produtos e as necessidades dos seus clientes. Assim, você conseguirá criar estratégias assertivas e conteúdos que chamem a atenção. 

Instagram

O Instagram virou uma das redes sociais mais utilizadas por comerciantes, pois a rede oferece inúmeras possibilidades para os criadores explorarem diversas formas de comunicação. 

No Instagram, você pode realizar sorteios e promoções, criar uma identidade visual que os consumidores lembrem da sua marca e ter uma comunicação mais assertiva. 

Além disso, existem outras formas de utilizar o Instagram, você pode reforçar os métodos de pagamento, o horário de funcionamento e o local da loja física. 

Facebook 

O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários ativos, sendo uma das maiores redes sociais do mundo. Segundo uma pesquisa realizada pelo próprio Facebook, são mais de 102 milhões de brasileiros que se conectam na rede durante os meses. 

Através dele, você consegue ver as seguintes informações: 

  • Número de contato.
  • E-mail para contato. 
  • O site principal de uma loja ou serviço. 
  • E as avaliações dos clientes. 

Abaixo, você pode ver as seguintes informações da página do Facebook do Nex: 

Fonte: Nex - Facebook 

Tiktok 

O Tik Tok é uma plataforma de vídeos curtos e que está sendo muito utilizada por comerciantes que querem inovar no marketing de conteúdo. Sendo assim, é importante ser criativo e postar constantemente para ter uma maior chance de viralizar na rede e conseguir seguidores que podem ser convertidos em clientes. 

É importante criar conteúdos que conversem com as necessidades e preferências do seu público-alvo. Da mesma forma, é essencial que os vídeos tenham relação com seu nicho de mercado. 

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas e quer divulgar os seus produtos. O ideal é que você exponha as mercadorias de maneira que crie curiosidade e desejo ao usuário. Por isso, crie conteúdos temáticos, como, por exemplo, escolha um filme, uma série ou uma época festiva e faça desafios com a combinação de roupas, de cores ou de tecidos. 

TripAdvisor 

O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões sobre hotéis, restaurantes e conteúdos relacionados ao turismo. Atualmente, o site possui 32 milhões de membros e mais de 100 milhões de comentários avaliando viagens. 

Logo na página principal tem um botão de pesquisa que você pode encontrar várias categorias de hotéis, restaurantes e atrações turísticas do local da sua viagem.

Na barra de pesquisa, coloquei o seguinte termo “Hotéis em Florianópolis” e apareceram diversas sugestões de hospedagens com avaliações e opiniões dos usuários. Ao clicar em uma das sugestões, aparecerá uma tela com as informações do hotel e sua a avaliação: 

Foursquare

Já o Foursquare é um aplicativo que contém informações de geolocalização para ajudar você a descobrir novas experiências gastronômicas, recomendando lugares diversos, como bares e restaurantes em qualquer parte do mundo. 

Na imagem abaixo, pesquisa alimentação em São Paulo, ele recomendou diversos restaurantes com melhores e piores avaliações. 

Cliquei em dos restaurantes e abre uma página com informações gerais sobre o restaurante e os comentários dos consumidores. O diferencial é que pode colocar imagens e vídeos, facilitando a comunicação e trazendo dinâmica. 

Verifique se você tem o mesmo NAP em todos os perfis

A sigla NAP vem do inglês e significa (nome, endereço e número de celular). Basicamente, a verificação NAP serve para manter o nome, o endereço e o telefone do negócio sempre atualizado em todos os perfis que ele possui, incluindo o Google Perfil de Empresa. 

Fazendo essa verificação, evita que você tenha problemas com o buscador de pesquisa e que as informações não fiquem conflituosas para os consumidores. 

Incentive as avaliações dos clientes

As avaliações são importantes para a tomada de decisão do futuro consumidor, porque é através delas que o cliente terá certeza sobre os seus produtos e serviços. O rankeamento do Google analisa os principais termos utilizados pelos usuários e classifica a sua posição. 

Portanto, incentive os seus clientes a deixarem as avaliações sobre o seu negócio em plataformas como: Foursquare, TripAdvisor e Facebook. 

Além disso, é importante responder às avaliações, independentemente se são positivas ou negativas. Entretanto, vale ressaltar o cuidado nas respostas desses comentários, tente solucionar e ser amigável com os consumidores. 

Essa ação mostra ao futuro cliente que você se importa com a experiência do consumidor e incentiva outras pessoas a avaliarem. Existem outros métodos para incentivar clientes, como em campanhas de marketing e através de conteúdos pelas redes sociais. 

Trabalhe o marketing de conteúdo

Além de incentivar os seus clientes a realizarem avaliações, outra dica importante é adotar uma estratégia de marketing de conteúdo focado na região e segmento do seu negócio. 

Isso inclui produzir conteúdo direcionados à região que o seu comércio está. Se você tem uma loja de cosméticos em São Paulo, por exemplo, prepare posts com dicas de cuidado com a pele para quem mora em São Paulo e maquiagens que são aprovas d’água. 

Você pode pesquisar palavras-chave que atendem as buscas locais na rua região. No caso da loja de cosméticos, otimize os termos de conteúdo para “loja de cosméticos em São Paulo”. 

Escolha palavras-chave locais

As palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa online. São termos compostos por uma ou mais palavras. Elas são a forma que o usuário escreve a sua dúvida na barra de pesquisas (buscadores) com o intuito de obter respostas e solucionar os seus problemas. 

Para simplificar, as palavras-chave são utilizadas para facilitar a busca do usuário. 

Se você é comerciante, as palavras-chave são os termos para dar direcionamento na hora de criar um site, uma rede social ou um blog post. Ou seja, ao definir as palavras-chave para uma certa página, você passará a mensagem para o Google que ele pode identificar o seu negócio com determinado termo. 

Para dar embasamento a esse tema, chamei a analista de SEO da Nex, Camila Upegui para explicar a importância de utilizar as palavras-chave nas páginas do seu comércio: 

Existem inúmeras maneiras de procurarmos por aquilo que precisamos na internet, cada uma dessas maneiras é classificada como uma palavra-chave. Falando especificamente das palavras-chave locais, um possível cliente poderia procurar por "mercearias perto de mim", "mercados de bairro em X cidade", "mercadinhos no bairro X", e por aí vai.

Ao saber as palavras-chave utilizadas pelo público-alvo da sua região e identificar quais são aquelas mais utilizadas para pesquisar por informações, serviços ou produtos que você disponibiliza no seu negócio, é possível planejar estratégias e implementar essas palavras em toda sua comunicação.

Aplicando os termos mais adequados nos sites em que você está presente, desde o cadastro em plataformas, até em legendas de posts nas redes sociais, você potencializa a visibilidade do seu site ou negócio nas pesquisas online para uma determinada região geográfica.

Afinal, o que pode funcionar melhor para uma cidade no estado do Piauí, pode não ter o mesmo efeito em uma região de Minas Gerais.

Utilizar essas palavras-chave é algo essencial para que os negócios, independente do seu porte, atraiam um maior tráfego e clientes locais, direcionando suas estratégias de marketing digital para um público segmentado.

É importante ressaltar que a otimização para SEO local é um processo contínuo e de resultados a médio-longo prazo, diferente de um anúncio, por exemplo, que tem resultados mais imediatistas. 

Contudo, trabalhar o SEO local ajuda a reforçar a autoridade na sua região de forma consistente e orgânica, gerando resultados duradouros e sem precisar de investimentos financeiros constantes para isso. 

Portanto, não deixe de investir nessa estratégia e não se esqueça de acompanhar o desempenho de suas ações e fazer ajustes conforme necessário!

Como fazer uma busca de palavras-chave para SEO local?

A pesquisa de palavras-chave para SEO Local é o processo para encontrar termos que os usuários usam para buscar produtos, serviços e comércios. 

Para realizar essa busca de palavras-chave é necessário seguir 4 passos: 

  • Pesquisar os concorrentes.
  • Aproveitar os recursos de autocompletar do Google. 
  • Usar o planejador de palavras do Google. 
  • Utilizar a ferramenta Keyword Tool. 

Pesquise por seus concorrentes

Ver o que os concorrentes estão fazendo é uma maneira de reunir as ideias e ver quais estão sendo boas e ruins para aquele comércio. Uma das formas de fazer isso é utilizar o próprio Google e as redes sociais para realizar essas pesquisas.  

Por exemplo, pesquisa a palavra-chave “Loja de brinquedos em Florianópolis”. Na página principal, irá aparecer as informações dos concorrentes, como número para contato, as redes sociais e a localização da loja física. 

Assim, você conseguirá analisar todas as informações dos seus concorrentes, como a forma de comunicação, as palavras-chave mais utilizadas e investir em estratégias mais assertivas. 

Aproveite o recurso de autocompletar do próprio Google

O autocompletar do Google é um recurso de pesquisa que fornece sugestões quando você começa a digitar. O objetivo é otimizar o tempo do usuário, prevendo o que ele vai pesquisar.

Por exemplo, se você estiver em São Paulo e digitar “melhor hamburgueria de” na barra de pesquisa, terá sugestões como: 

A maioria dos locais fica perto da Capital de São Paulo ou em extremos, como a Zona Leste e a Zona Norte. 

Sendo assim, é importante colocar palavras-chave locais e termos relacionados ao seu negócio para que o Google recomende o seu comércio. 

Use o planejador de palavras-chave do Google

O recurso Planejador de palavras-chave do Google ajuda a pesquisar termos para campanhas de pesquisa pagas. Porém, ele também é ótimo para descobrir novas palavras-chave relacionadas ao comércio e o nicho inserido. 

Para fazer isso, clique na opção “Descobrir novas palavras-chave”. Depois aparecerá uma guia com a opção “Começar com uma palavra-chave” e, em seguida, insira o domínio de um de seus concorrentes. 

Clique em “Ver resultados” e o Google mostrará uma série de palavras-chave. 

Esse recurso do Google ajuda a achar palavras-chave diversas e que combinam com o segmento do seu comércio. Assim, você conseguirá ver as palavras mais utilizadas pelos seus concorrentes e quais são as melhores estratégias para rankear o seu comércio nas pesquisas. 

Utilize a ferramenta Keyword Tool

A ferramenta Keyword Tool é utilizada para encontrar diferentes palavras-chave. É possível usá-la também para fazer as pesquisas não apenas no Google, mas em outras plataformas como no Youtube, no Bing, na Amazon, no eBay, na Play Store, no Instagram e no Facebook. 

Você pode obter a sugestão de mais de 750 palavras-chave gratuitamente dessas plataformas citadas anteriormente. Ao acessar o site, aparecerá uma página com uma barra de pesquisa e do lado com os filtros de localização de países e caso queira mais especificamente de regiões, como cidades ou estados. 

Na barra de pesquisa, coloquei o termo “loja de óculos” com a localização em São Paulo - Capital, e apareceram 245 sugestões de palavras-chave diferentes. 

 Fonte: Keyword Tool

No site, você também pode encontrar palavras chaves que sejam uma pergunta. Com o mesmo termo, coloquei para gerar perguntas que usuários mais fazem e apareceram 48 sugestões. 

 Fonte: Keyword Tool

Fazendo essa pesquisa rápida, você conseguirá focar em termos que ajudam a engajar o seu negócio e aumentar a chance da sua loja aparecer com um dos primeiros links do Google.

Ferramentas para ajudar no SEO Local

As ferramentas de SEO são recursos importantes para os comércios melhorarem a sua presença online e alcançarem melhores resultados nos mecanismos de busca. Existem 4 tipos de ferramentas que vão ajudar no SEO Local da sua empresa: 

  • Moz.
  • Screaming Frog.
  • Whitespark Local Citation Finder.
  • Buzzstream. 

Abaixo, você verá os recursos de cada ferramenta para otimizar o resultado do seu negócio nos mecanismos de busca. 

Moz

A ferramenta Moz sincroniza as listagens de palavras, como o site, o aplicativo e as mídias sociais. Ele ajuda a identificar os dados necessários para completar e organizar o seu perfil. 

Com ela, é possível publicar e atualizar as informações locais no Google e no Facebook. Além disso, ela disponibiliza relatórios com os índices de visibilidade local e sua pontuação de presença online. 

Screaming Frog

O Screaming Frog ajuda a melhorar a estratégia de SEO local e rastreia problemas no SEO geral, como os links quebrados, os conteúdos duplicados, analisa títulos das páginas e as descrições. 

Você pode rastrear 500 URLs gratuitamente, mas caso tenha condições de comprar a versão paga, você terá acesso a URLs ilimitadas e recursos avançados, como análise do marketing de conteúdo e na construção de links. 

Whitespark Local Citation Finder

A Whitespark Local Citation Finder é uma ferramenta para acompanhar as citações e opiniões sobre o seu negócio e te ajuda a melhorar a classificação e a reputação do seu comércio. 

As citações seriam as menções que outras pessoas ou sites fazem sobre a sua marca, quando indicam o endereço do seu comércio ou meios de comunicação (contato). A plataforma também identifica as citações sobre os seus concorrentes para que você possa analisar e fazer um comparativo. 

Buzzstream

O Buzzstream otimiza o trabalho de melhoramento do link do site sem precisar criar planilhas. Além disso, ele ajuda a construir um bom relacionamento com influenciadores locais e fazer a distribuição do conteúdo para os clientes e visitantes. 

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Conclusão 

Ufa, terminou! Esse papo para falar sobre SEO local, tem muita coisa, né? 

Espero que esse texto tenha esclarecido dúvidas e facilitado o processo de procura de palavras-chave. 

Saiba que estamos sempre dispostos a potencializar o seu negócio e facilitar o dia a dia do lojista!

Até a próxima e bom negócio!

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Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

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