Como abrir uma livraria física e também vender online

Livros possuem uma grande procura por consumidores de todas as idades. Veja algumas dicas valiosas para começar uma livraria virtual e física de sucesso!

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O que você vai ver nesse texto:

Segundo os dados de uma pesquisa realizada pela Nielsen Bookscan, a venda de livros no Brasil cresceu 1,3% em volume de vendas nos últimos 6 anos e 4,6% de faturamento. 

Gigantes livrarias, como a Amazon e a Cultura afirmam que 30% e 23% de seus faturamentos, respectivamente, vêm de vendas pelos seus sites. 

Esses números revelam que esse mercado tem grande potencial de crescimento, o empreendedor deste ramo deve ficar antenado para o mercado de vendas online. 

Então, se você pensa em abrir um negócio e é apaixonado por livros, uma ótima opção é investir em uma livraria, esse mercado vem crescendo e inovando diariamente. 

Neste texto, irei compartilhar informações importantes para você ter uma livraria virtual e física de sucesso. Confira! 

Que tal facilitar a gestão da sua livraria? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas do seu comércio, conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Nota fiscal e muito mais. Conheça todos os recursos!

Como montar uma livraria

Descubra o que é preciso para abrir uma livraria:

Faça um plano de negócios para sua livraria

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além disso, você pode colocar estratégias de marketing, vendas e financeiro. 

Para desenvolver esse planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamentos, pagamentos de funcionários e maquinários.  

Na lista abaixo, você consegue conferir os principais pontos do plano de negócios: 

  • Análise de Mercado: clientes, concorrentes e fornecedores.
  • Plano Operacional: estrutura física (localização, equipamentos e instalações) e atividades operacionais (produção da empresa, quantidade de clientes e número de funcionários). Plano de Marketing: vendas, serviços e divulgação. 
  • Plano Financeiro: investimentos, capital de giro, fluxo de caixa. 

Providencie a documentação legal para abrir sua livraria

Para abrir uma livraria, o empreendedor poderá ter o registro de duas maneiras: registro de forma individual (MEI) ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Você pode escolher a melhor opção para o seu orçamento e modelo de negócio.  

Caso esteja dentro do seu orçamento, procure um contador que seja legalmente habilitado e conhecedor da legislação tributária para elaborar os atos constitutivos da empresa. 

Para abertura e registro da sua livraria é necessário realizar os seguintes procedimentos:

Estude o mercado para livrarias

O estudo de mercado para livrarias é essencial para que você tenha uma noção do empreendimento e investimento necessário para abrir uma livraria. Outro ponto importante, é que você conseguirá identificar e conhecer melhor o seu cliente. 

Você pode realizar pesquisas para ter maior característica do consumidor, como por exemplo:

  • Idade.
  • Gênero.
  • Profissão.
  • Renda 
  • Endereço.

Assim, você pode ter noção de quais são os interesses, a motivação da pessoa em adquirir o produto e onde estão os seus clientes. 

Além disso, é essencial conhecer os seus concorrentes. A partir desse ponto, você pode realizar visitas e analisar os pontos fortes e fracos dessas lojas em relação a localização, qualidade dos produtos, formas de pagamento, atendimento e estrutura. Após fazer isso, faça comparações e visualize melhoras e faça diferenciais para se destacar no mercado. 

Escolha quais nichos trabalhar na sua livraria

Se você descobriu que a maior parte do seu público é de mulheres entre 25 e 35 anos, a dica é investir em títulos investigativos e romances policiais, que costumam fazer sucesso entre esse tipo de público. Se o público maior é de adolescentes, invista em narrativas fantásticas e aventuras épicas.

Ao montar uma livraria, você pode focar em vários temas, como por exemplo, religião e espiritualidade, vendas de livros didáticos e fazer parcerias com escolas, faculdades, cursinhos e editoras. 

Outro estilo muito conhecido no setor, é o sebo. Neste estilo de nicho, ocorrem trocas de livros, revistas ou artigos e os preços são mais acessíveis, porque a maioria dos livros são usados ou semi-novos. 

Opte por uma local estratégico para abrir sua loja

A localização é um dos fatores que influenciam no faturamento da sua livraria pequena. Na hora de fazer a seleção do local, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público. 

Uma boa localização favorece o acesso dos clientes a sua livraria.

Procure por locais, perto de centros comerciais, shoppings, aeroportos, perto de escolas e universidades ou outros locais com grandes fluxos de pessoas. 

Lembre-se de ver se o estabelecimento tem estacionamento para veículos ou ruas que possam estacionar sem preocupação.

Invista na estrutura e equipe da sua livraria

Uma livraria, independente se for de grande, médio ou pequeno porte precisa ter planejamento e noção do espaço que irá utilizar, se você abrir uma franquia de livraria, por exemplo, precisará de mais espaço, em ambos casos, é necessário que o seu negócio seja composto pelos seguintes equipamentos: 

  • Gaveteiro para guardar numerário.
  • Balcão de atendimento de vidro com tampo.
  • Cadeiras.
  • Mesas redondas.
  • TV.
  • Poltronas ou puffs.
  • Armário com prateleiras em MDF.
  • Gôndolas centrais com prateleiras.
  • Prateleiras inclinadas cromadas com painel canaletado.
  • Expositor para cartões.
  • Copiadora.

Não esqueça que precisa ter equipamentos para escritório e caixa, como computadores, telefones, impressoras, máquinas de cartões, etc.

Além da estrutura e equipamentos necessários, é importante ter uma boa equipe para manter o funcionamento e as vendas em alta. Com uma rotina movimentada, ter funcionários te ajudando com atendimento e organização, você conseguirá focar em outras atividades da sua livraria. 

Caso opte por oferecer serviços e produtos, ambientes diversificados surgirão e outros profissionais precisam fazer parte da sua equipe:

  • Responsáveis pelo espaço do café.
  • Atendentes para área de CDs e DVDs.
  • Pessoas que cuidam da recreação e palestras na livraria. 

Ofereça outros tipos de produtos e serviços junto a sua livraria para aumentar os lucros

As livrarias eram somente locais para leitura e compra de livros ou artigos, mas com os interesses diversos dos consumidores, o espaço passou a ser multicultural. 

Passou a ter cafeterias, degustação de música e ambientes compartilhados para amigos e familiares conversarem. 

Essas mudanças se adequaram a uma nova realidade e se tornou algo essencial para a sobrevivência desse modelo de negócio. Tornou-se raro pensar em como abrir uma livraria, seja ela pequena ou grande, sem investir nesses diferenciais. 

Outra ideia de produtos que você pode oferecer são produtos para papelaria. Esses itens têm uma ligação direta com o universo literário e os consumidores podem comprar marca textos de várias cores para grifar suas citações favoritas, post-it para marcar páginas, entre outros tipos de mercadoria. 

Estabeleca relação com bons fornecedores

Muitos empreendedores independente se são iniciantes ou experientes podem ter dúvidas e dificuldades para comprar produtos, seja pelo acesso aos produtos ou escolher bons fornecedores. 

Atualmente existem distribuidoras especializadas apenas em atender as necessidades das livrarias, costumam ter variedade de produtos e facilita bastante a rotina do comerciante.

E para descomplicar ainda mais esse processo, vou compartilhar com você distribuidores e atacadistas para livrarias, confira:

Divulgue sua livraria

Para que você tenha clientes e futuros consumidores, é preciso divulgar a sua livraria. Portanto, algumas ações precisam estar na sua rotina, junto com a gestão do seu negócio. 

Existem várias formas de divulgar a sua livraria, podendo ser métodos mais tradicionais ou atuais. 

Uma das formas que está sendo muito utilizada nos dias de hoje são as redes sociais. Você pode criar um perfil no Instagram e no Facebook para compartilhar as novidades de produtos, promoções e serviços. Postar conteúdos com dicas de leitura e consegue interagir com o público. 

Uma dica muito importante e que envolve as redes sociais, é fazer parceria com influenciadores. Muitas pessoas têm dúvidas de escolher próximas leituras, por esse motivo, popularizaram os influenciadores de leitura e papelaria. Busque por booktubers, como são conhecidos, são blogueiras de leituras que indicam livros e mostram a sua rotina lendo, ou seja, estão alinhadas com o seu nicho de mercado e público. Se você tem uma livraria pequena, procure por influenciadores da sua região. 

Outra forma muito comum e uma ótima opção para divulgação, é participar de feiras de livros. Pesquise quais eventos que acontecem na sua região e participe. Essa é uma maneira legal de conhecer novos consumidores e vender mais. 

Ou você pode optar por fazer divulgações mais tradicionais, como: panfletagem, carro de som, investir na vitrine, etc.  

Monte um catálogo online com seus livros e produtos

Criar um catálogo online de livros e produtos da sua livraria virtual permite que você tenha uma expansão de novos consumidores e expor suas mercadorias de forma organizada e prática, gerando interesse do consumidor pela facilidade de comprar e achar itens. 

Outra vantagem de criar um catálogo online é o baixo custo que terá no seu orçamento e um aumento de vendas pela internet, ou seja, menos gastos e mais lucro. 

Reprodução| Livraria Paulo De Tarso

Acessando a página do Catálogo de Produtos do Nex, você confere como montar uma loja de livros online em apenas 5 passos. Esse é um recurso gratuito que vai deixar a sua loja mais digital e alavancar as vendas da sua papelaria.

Ressaltamos a importância de ofertar em nosso catálogo online somente produtos em conformidade com a lei. É fundamental que você esteja ciente das regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e autoridades competentes, a fim de evitar quaisquer violações. A Nextar, como desenvolvedora do catálogo online, compromete-se a colaborar com as normas legais e, portanto, se reserva o direito de remover do ar páginas que estejam em desacordo com a legislação, garantindo a segurança e a conformidade de nossos serviços.

Preze pelo bom atendimento dos seus clientes

Ter um bom atendimento ao cliente pode ser um diferencial entre os seus concorrentes. 

Todo comércio, ainda que seja novo, é importante procurar sempre investir nas melhores estratégias para ter sucesso no mercado e gerar crescimento no seu negócio.   

Um dos pontos de atenção é a forma como você lida com o seu potencial cliente, pois um bom atendimento atrai a fidelização do cliente e futuros cadastros. Além desses fatores mencionados, outros benefícios podem ser conquistados com um bom atendimento, são eles:

  • Criação de vínculos com os clientes e fortalecimento do relacionamento.
  • Maior valorização e fidelização. 
  • Boas indicações. 

Caso você queira saber mais sobre esse assunto, leia o texto “O que um bom atendimento pode fazer pela sua loja?” no blog do Nex. 

Fique de olho na concorrência e novidades do mercado

Além da divulgação, planejamento e escolher uma boa região, estude sobre o mercado de livraria. 

É necessário estar por dentro dos livros e acessórios do momento, portanto, é essencial que esteja informado das novidades de produtos, meios de pagamento, envios e novas tecnologias que podem te ajudar no crescimento do seu negócio.

Uma das formas da sua livraria ser um sucesso é estudar sobre os seus concorrentes, obter esse conhecimento pode te ajudar na hora das vendas e estratégias de marketing, você conseguirá ter um plano com pontos fortes e negativos, podendo evitar erros, fazer melhorias e destacar pontos fortes. 

Promova eventos na sua livraria

Algo que pode ser um diferencial na sua livraria é promover eventos, você pode fazer eventos infantis, como por exemplo, contação de histórias, teatro e atividades lúdicas. Isso pode ser um fator forte para atrair a atenção dos clientes e futuros consumidores. 

Existem outras atividades como pequenos shows de músicas, evento de lançamento de livros, palestra e sessão de autógrafos com autores. 

Automatize a gestão com um sistema para livraria

Agora que você já sabe como montar a sua livraria virtual e física, uma das partes mais importantes é ter uma gestão que te ajude nesse processo. 

Uma boa administração é um dos principais pilares para que a sua livraria seja bem sucedida. 

Usar um sistema para livraria vai potencializar a sua rotina, facilitando tarefas que, quando realizadas manualmente, demandam mais tempo e dedicação, ocupando o tempo que poderia ser utilizado para focar em outras áreas. 

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Conclusão

Atender as exigências legais e ter uma boa estrutura física é essencial para abrir uma livraria bem sucedida. 

Contudo, os outros fatores apontados como: público-alvo, tipos de produto e divulgação são importantes para o seu negócio ter sucesso.  

Lembre-se que o seu cliente espera produtos inovadores, bom atendimento e serviços de boa qualidade. 

Espero que a sua tão sonhada livraria se torne realidade e te desejo uma boa jornada! Fico à disposição para tirar qualquer dúvida.

Até a próxima e bom negócio!

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Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

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