Como tirar melhor proveito da presença digital

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O que você vai ver nesse texto:

Sabemos que as pessoas são habituadas a usar a internet para buscar informações sobre produtos, valores, opções disponíveis no mercado, localização de lojas, etc. 

Provavelmente, você já usou o Google à procura da melhor oferta e da opinião de outros usuários antes de decidir fazer uma compra, seja online ou na loja física, não é mesmo? Isso acontece porque a internet é um meio rápido e prático de encontrar informações variadas, e é através dela que muitas pessoas baseiam suas opiniões.

Pesquisas a respeito do uso da internet apontam que o Brasil é o 2° país em que usuários passam mais tempo on-line com média de 9h13, atrás apenas da África do Sul com 9h24.

Isso significa que há bastante espaço para todos na rede virtual, e as empresas em geral entenderam isso como uma oportunidade de expandir seus negócios e ganhar mais visibilidade, através do processo de transformação digital.

 Deixe de lado essa ideia de que internet é só para peixes grandes, você pode sim colocar em prática ações que beneficiarão o seu comércio no ambiente online e fora dele. Mas para isso, é importante que você participe dessa transformação digital nas empresas, e abrace esse movimento que vem cada vez mais transformando a forma como os consumidores se relacionam com as marcas.

Como posso melhorar minha presença digital?

Ter uma boa presença digital, cada vez mais, contribui para a “saúde” dos negócios. Você pode melhorar sua presença digital avaliando o cenário atual do seu comércio, pesquisando canais e plataformas de nicho, criando conteúdo de valor e cadastrando-se no Perfil da Empresa no Google. 

Mas para entender melhor, listamos e explicamos sobre cada um desses 4 tópicos, que podem ajudar o seu comércio a criar uma boa presença digital e trazer mais visibilidade: 

Quer inovar a divulgação de sua loja? É só criar um catálogo digital de produtos do Nex! Com esse recurso você cria uma vitrine virtual para sua loja de forma simples e gratuita. 

Avalie as possibilidades e condições do seu comércio

Aqui na Nextar concordamos que o primeiro passo antes de colocar em prática qualquer ação, é avaliar se você está preparado para gerir a presença digital do seu comércio, bem como identificar quais mídias são mais adequadas para ser a sua vitrine no mundo digital.

Depois de uma avaliação profunda, você vai conseguir identificar quais canais são mais ideais para introduzir o seu negócio nesse meio, de forma que você e sua equipe tenham tempo e disposição para manter estes canais sempre atualizados. Veja alguns exemplos de canais usados por empresas:

  • WhatsApp.
  • Instagram.
  • Facebook.
  • Google.
  • TikTok.
  • E-mail.
  • Reclame Aqui.

Um ponto importante é: não queira abraçar todo ambiente digital de uma vez só. É bem provável que você não consiga dar conta de gerir tantos canais e o efeito positivo que esperava, pode acabar sendo reverso. Ao invés disso, vá experimentando os canais aos poucos e entendendo onde seu público se concentra, para somar esforços nos locais certos.

Pesquise redes sociais e plataformas de nicho

Outra dica é pesquisar redes sociais e canais que falem diretamente com o seu público. Fugir do comum pode acabar sendo mais vantajoso em termos de visibilidade para o seu negócio e, automaticamente, de relacionamento com possíveis novos clientes.

Isso porque as redes sociais e plataformas de nicho são canais mais direcionados e permitem que você fale com as pessoas certas. Além do que, pressupõe-se que nesses canais de nicho, as pessoas estejam mais abertas à comunicação, facilitando o seu contato. Veja alguns exemplos desses canais:

  • Telegram: voltada principalmente para conversas em grupos, compartilhamento de dicas e envio de arquivos. Pode ser usado para fortalecer o vínculo com clientes através de dicas e materiais exclusivos.
  • TripAdvisor: voltado para viagens, hospedagem e tudo que engloba turismo.
  • Pinterest: rede social focada na descoberta e compartilhamento de inspirações visuais, como decoração, moda, e culinária.

Então, se você souber aproveitar os canais certos e as oportunidades que eles abrem, gerando conteúdos que o seu público tem interesse em consumir, as chances de conseguir engajamento para o seu comércio podem ser relativamente maiores do que em redes de massa.

Crie conteúdo

Divulgar o que a sua loja faz ou vende é importante sim. Mas você não pode se mostrar só preocupado em vender, bombardeando os clientes e possíveis clientes com ofertas, produtos, preço e assuntos relacionados à compra.

Ao invés disso, aproveite a visibilidade para fazer uma estratégia de criação de conteúdo para mídias digitais. A melhor forma de provar a qualidade do seu serviço é levar informação que agregue à pessoa atingida por ela. Veja alguns exemplos de conteúdos de valor:

  • Vídeo contando a história e trajetória do seu negócio.
  • Posts com dicas de usos alternativos do seu produto.
  • Posts com curiosidades sobre algum dos seus produtos (processo de fabricação, história de como surgiu…)
  • Vídeos sobre produtos com dicas de durabilidade e boas práticas de conservação.

Acredite: bons conteúdos fortalecem a confiança do público-alvo no seu comércio e constroem um posicionamento de marca mais sólido. 

Além disso, bons conteúdos estreitam relações e reforçam a lembrança de que sua loja está à disposição deles. Sendo a primeira (ou uma das primeiras lojas) a vir em suas mentes quando pensarem em produtos do seu nicho de mercado. Vale muito a pena investir em comunicação digital!

É claro que a divulgação de produtos não pode ficar de fora, afinal, seus clientes precisam saber o que você vende, certo? Nesses casos, pense em formas criativas de mostrar seus produtos, utilize estratégias novas que atraiam a atenção do público.

Cadastre-se no Perfil da Empresa no Google

Agora responda para si mesmo, depois de tudo que você viu até aqui, ainda vai querer que o seu comércio não seja encontrado no Google quando alguém pesquisar sobre o seu mercado de atuação?

Cadastrando-se no Perfil da Empresa no Google e preenchendo as principais informações do seu comércio, como horário de funcionamento, localização, imagens e outros, você passa a aparecer nas buscas do Google quando alguém procurar pela sua empresa. Legal né? Veja um exemplo de como aparecem as lojas cadastradas e com as informações preenchidas:

Reprodução | Lojas Kanto A - Resultado de busca no Google

Quer saber mais sobre o assunto e como fazer isso na prática? Dê um pulinho no nosso post sobre essa ferramenta gratuita do Google, que é ideal para divulgação de empresas e possibilita que o seu comércio tenha um espaço na lista de resultados orgânicos sem sequer precisar ter um site.

Tomando essas pequenas ações, sua loja já conseguirá tirar melhor proveito do ambiente digital e tendo maior presença online. Aos poucos, continue se atualizando e aplicando novas ações. 

Lembre-se: os consumidores estão cada vez mais exigentes, a concorrência é grande e os internautas buscam inovação a todo momento. Ah, não esqueça de levar novidades à sua loja física também. Real e virtual devem sempre estar em sintonia.

E para ajudar no seu desempenho em vendas, seja online ou presencial, use o sistema de gestão do Nex! Com ele, você cadastra produto e clientes, cria seu catálogo digital, gerencia o estoque, e muito mais! Crie sua conta agora e aproveite para testar 14 dias grátis do nosso plano Pro.

Conclusão

Agora que você já sabe a importância da tecnologia nas empresas e como conquistar a sua presença digital, conta pra gente: qual vai ser a primeira ação que a sua loja vai colocar em prática? Estamos curiosos para saber se o nosso post ajudou você a ver o ambiente digital com outros olhos. 

Nos vemos nos próximos textos. Boas vendas!

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