Como tirar melhor proveito do ambiente digital

Quer saber como aproveitar tudo que a internet e o ambiente digital de uma forma geral pode oferecer para seu comércio?

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O que você vai ver nesse texto:

Vamos iniciar o texto de hoje com um questionamento: “Como a sua loja está posicionada no ambiente digital”?

Qual a relevância dessa resposta pra gente? Na verdade, a intenção aqui é fazer você se questionar sobre o quanto está aproveitando o ambiente digital como um aliado do seu comércio. Isso mesmo! 

Ter um boa presença online, cada vez mais, contribui para a “saúde” dos negócios.

Sabemos que as pessoas são habituadas a usar a internet para buscar informações sobre produtos, valores, opções disponíveis no mercado, localização de lojas etc. Provavelmente, você ou alguém da sua família já pesquisou sites, fanpages ou utilizou o Google à procura da melhor oferta e da opinião de outros usuários antes de decidir de fato efetuar uma compra, seja online ou na loja física, não é mesmo?

Além do mais, pesquisas a respeito do uso da internet apontam o Brasil como o sendo o terceiro país no mundo a passar mais tempo no universo online. Segundo a agência “We Are Social”, dos quase 205 milhões de brasileiros, 54% são usuários ativos da rede e passam na internet o dobro de tempo que gastam assistindo televisão.

Isto significa que há bastante espaço para todos na rede virtual. Deixe de lado essa ideia de que internet é só para peixes grandes, você pode sim colocar em prática ações que beneficiarão o seu pequeno comércio no ambiente online e fora dele. Abra a mente e se jogue nesse universo.

Os benefícios de se estar presente e ativo no ambiente digital

Listamos 4 tópicos que podem ajudar o seu comércio a criar uma boa divulgação no ambiente digital e sair à frente da concorrência:

Avalie as possibilidades e condições do seu comércio

Aqui na Nextar concordamos que o primeiro passo antes de colocar em prática qualquer ação, é avaliar se você está preparado para gerir a presença digital do seu comércio, bem como identificar quais mídias são mais adequadas para ser a sua vitrine no mundo digital.

Depois de uma avaliação profunda, você vai conseguir identificar quais canais cumprirão o papel de introduzir o seu negócio nesse meio sem queimar sua imagem. Ou seja, que você e  sua equipe terão braço para manter sempre atualizados.

DICA:USE COM MODERAÇÃO!!! Não queira abraçar todo ambiente digital de uma vez só. É bem provável que você não consiga dar conta de gerir tantos canais e o efeito positivo que esperava, pode acabar sendo reverso.

Pesquise redes sociais de nicho

Outra dica é pesquisar redes sociais que falem diretamente com o seu público. Fugir do comum pode acabar sendo mais vantajoso em termos de visibilidade para o seu negócio e, automaticamente, de relacionamento com possíveis novos clientes.

Isso porque canais segmentados permitem que você fale com as pessoas certas. Além do que, pressupõe-se que nas redes sociais de nicho, as pessoas estejam mais abertas à comunicação, facilitando o seu contato.

Ou seja, se você souber aproveitar os canais certos e as oportunidades que eles abrem, gerando conteúdos que o seu público tem interesse em consumir, as chances de conseguir engajamento para o seu comércio podem ser relativamente maiores do que em redes de massa.

Crie conteúdo

Divulgar o que a sua loja faz ou vende é importante sim. Mas você não pode se mostrar só preocupado em vender, bombardeando os usuários com ofertas, produtos, preço e assuntos relacionados à compra.

Aproveite a visibilidade para proporcionar conteúdos que agreguem conhecimento a quem interessar for. A melhor forma de provar a qualidade do seu serviço é levar informação que agregue a pessoa atingida por ela. Acredite: bons conteúdos fortalecem a confiança do público-alvo no seu comércio. Estreita relações e reforça a lembrança de que sua loja está a disposição deles. Sendo a primeira - ou uma das primeiras lojas - a vir em suas mentes quando pensarem em produtos do seu nicho de mercado. Vale muito a pena investir neste tipo de comunicação!

É claro que a divulgação de produtos não pode ficar de fora, afinal, seus clientes precisam saber o que você vende, certo? Nesses casos, pense em formas criativas de mostrar seus produtos, utilize estratégias novas que atraiam a atenção do público.


Nossa dica para inovar na divulgação de sua mercadoria é criar o Catálogo Digital de Produtos do Nex, com esse recurso você cria um site para sua loja de forma simples e gratuita. Além de facilitar a divulgação de seus produtos, o recurso também facilita a vida do seu cliente, pois com nosso catálogo digital é possível fazer pedido online direto pelo site da loja. Está esperando o quê para começar a divulgar seu catálogo?

Perfil da empresa no Google

Agora responda para si mesmo, depois de tudo que você viu até aqui, ainda vai querer que o seu comércio não seja encontrado no Google quando alguém pesquisar sobre o seu mercado de atuação?

Então, dê um pulinho no nosso post da semana passada e saiba tudo sobre a ferramenta gratuita do Google que possibilita que o seu comércio tenha um espaço na lista de pesquisas orgânicas sem sequer precisar ter um site.

Tomando essas pequenas ações, sua loja já conseguirá tirar melhor proveito do ambiente digital. Aos poucos, continue se atualizando e aplicando novas ações. Lembre-se: os consumidores estão cada vez mais exigentes, a concorrência é grande e os internautas buscam inovação a todo momento. Ah, não esqueça de levar novidades à sua loja física também. Real e virtual devem sempre estar em sintonia.

Agora que você já sabe como conquistar o seu espaço na internet, conta pra gente qual vai ser a primeira ação que a sua loja vai colocar em prática. Estamos curiosos para saber se o nosso post ajudou você a ver o ambiente digital com outros olhos.

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