Já parou para pensar o que seria de uma loja sem seus clientes?
São eles que mantêm qualquer negócio de pé, por que não ter um dia especial para agradecer seus consumidores e caprichar em ações especiais? Todas as datas comemorativas são uma excelente oportunidade para alavancar as vendas de um negócio e aumentar seu faturamento.
Mas diferente de outras datas, o Dia do Cliente abrange um leque bem mais amplo, não sendo preciso focar em um único nicho como no Dia das Mães, Dia das Crianças ou Dia dos Namorados.
Com cada vez mais concorrentes tentando atrair a atenção dos consumidores, é necessário ser inovador e pensar em estratégias eficientes para movimentar sua loja e fidelizar os consumidores.
Para ajudar, separamos 11 ideias criativas para se inspirar e comemorar o Dia do Cliente com tudo! Vamos lá?
O que é e qual é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é comemorado no Brasil em 15 de setembro. A data foi criada para valorizar a relação entre empresas e consumidores, estreitar laços entre comércios e consumidores, homenageando e agradecendo uma das partes mais importantes de qualquer negócio: o cliente.
Além de homenagear seus clientes, muitos comércios, como forma de agradecimento, aproveitam o Dia do Cliente para oferecer promoções, brindes, sorteios, fazer eventos, decorações especiais e tudo o que a criatividade permitir para reverenciar a figura do cliente.
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Por que investir no Dia do Cliente?
Com o Dia dos Pais em agosto e o Dia das Crianças e Halloween no mês de outubro, setembro é um mês que costuma ter um fluxo de vendas menor. Uma boa saída para reverter esse cenário é entrar na onda e comemorar o Dia do Cliente no seu comércio.
Com a criação de ações especiais para homenagear seus consumidores, essa data é o momento ideal para melhorar o nível de satisfação e a experiência de seus clientes, aumentar a taxa de fidelização e atrair um público maior para a sua loja.
Por isso, aproveitar o Dia do Cliente em 2025 é uma estratégia inteligente para:
- Aumentar o fluxo de vendas em um mês tradicionalmente mais fraco.
- Demonstrar reconhecimento e valorização do cliente.
- Reforçar o posicionamento da marca como preocupada com o relacionamento.
Dia do Cliente 2025: 11 ideias para aplicar na sua loja
Agora que você já sabe a importância desta data, separamos algumas ideias para comemorar o Dia do Cliente em sua loja. Confira!
1. Crie campanhas especiais para o Dia do Cliente
Não adianta criar ofertas imperdíveis e atividades criativas em sua loja, se os consumidores não souberem delas.
Invista em uma boa divulgação para garantir que um número maior de pessoas saiba de todas as ações exclusivas que você vai promover nesta data.
Publique posts de Dia do Cliente e crie a partir deles uma campanha de marketing especial com depoimentos de clientes satisfeitos, casos de sucesso e demais provas sociais que mostram os diferenciais do seu negócio. Isso vai aumentar sua autoridade como marca e mostrar ao público a opinião positiva de quem realmente importa: seus clientes.
Não se esqueça de divulgar as campanhas em suas principais plataformas, como redes sociais, site e blog. Se a sua ideia é estender as promoções do Dia do Cliente por um período maior, como “Semana do Cliente” ou “Mês do Cliente”, planeje-se para dedicar uma verba especial para essa campanha e aumentar seu alcance.
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2. Dê descontos nas compras
Essa é uma das vantagens mais aguardadas pelos clientes nesta data. Afinal, quem não gosta de um desconto?
Existem diferentes estratégias na hora de oferecer descontos e beneficiar seu consumidor, você pode optar por dar desconto nos produtos favoritos do público ou desconto em produtos selecionados, por exemplo. Essa segunda estratégia é ótima para movimentar seu estoque parado.
Outra ideia de promoção do Dia do Cliente que você pode aplicar é oferecer descontos progressivos, aqui quanto mais produtos o cliente comprar, maior será seu desconto. Você também pode preparar kits exclusivos de produtos com descontos especiais, como kits de livros ou maquiagem.
3. Ofereça frete grátis
Se você trabalha com entregas para fora do seu bairro ou cidade, sabe que o valor do frete ou da entrega influencia bastante na decisão de compra do consumidor.

Por isso, oferecer frete grátis no Dia do Cliente pode ser um bom atrativo para aumentar suas vendas neste dia.
Um planejamento eficiente é fundamental nesta dica para não bagunçar sua logística. Você pode oferecer frete grátis para clientes da região de sua loja e para os clientes de outras cidades, frete grátis somente acima de um determinado valor.
Se você optar por essa opção, não se esqueça de calcular a taxa de entrega de acordo com valor mínimo do pedido para que sua loja possa oferecer frete grátis aos clientes mais distantes.
4. Ofereça amostras e brindes para os clientes
As amostras grátis são uma das melhores estratégias para que novos e até mesmo atuais clientes conheçam seus produtos. Se o segmento do seu negócio permite esse tipo de estratégia, não deixe de aproveitar! Faça a distribuição de amostras no Dia do Cliente para que mais pessoas conheçam o que você vende.
Oferecer um brinde para os clientes como canetas, bottons, adesivos, bloco de notas, etc. é uma ótima forma de fidelizar e fazer seu negócio ser lembrado.
Para que essa pequena ação não cause prejuízos financeiros, uma opção é oferecer os brindes apenas para compras acima de um determinado valor.
Além de cuidar da saúde financeira de sua loja, você também vai estar estimulando o consumidor a comprar um pouco mais para ter direito ao seu presente.
5. Presenteie os clientes fiéis
Não são apenas as experiências negativas que os consumidores compartilham entre si. Boas experiências podem ter uma repercussão muito grande e atrair novos clientes até seu comércio.
Clientes leais e satisfeitos atuam como embaixadores de uma marca, fazendo uma propaganda positiva de sua loja sem cobrar por isso. O “boca a boca” ainda é um dos marketings mais efetivos. Então nada melhor que presentear os consumidores fiéis a você.
É importante que o presente esteja de acordo com seu segmento de mercado e o perfil de clientes. Ofereça presentes úteis e criativos que demonstrem a sua gratidão para os clientes que permanecem ao seu lado.
Mas o que presentear no Dia do Cliente? Já que estamos falando de um grupo mais seleto, pense em presentes um pouco mais elaborados, como:
- Cestas especiais.
- Kits exclusivos com produtos selecionados.
- Aromatizadores de ambiente.
- Canecas ou garrafinhas (squeezes) personalizadas.
- Ecobags.
- Cartão do Dia do Cliente personalizado com cupom.
- Vantagens especiais, como um desconto maior.
Presenteá-los é uma maneira de tornar sua marca ainda mais especial para eles e aumentar as indicações positivas de sua loja.
Tenha um sistema de fidelidade simples e prático em sua loja com o cadastro de clientes do Nex! Conheça em poucos cliques quem são seus clientes mais leais para presenteá-los. Saiba mais aqui.
6. Faça sorteios
Fazer sorteios pode ser uma forma bastante atrativa de movimentar sua base de clientes. Você pode sortear alguns produtos de sua loja, cupons promocionais ou até mesmo experiências, tudo vai depender do seu tipo de cliente e suas preferências.
Vamos imaginar que você é dono de uma loja de cosméticos, uma ideia é criar combos de produtos personalizados e sorteá-los, por exemplo um “kit de cuidados com a pele”.
Ou então se você tem um restaurante, é possível sortear um jantar especial para 2 pessoas. As opções são muitas, o mais importante é criar um sorteio chamativo e personalizado para seus clientes.
7. Promova um concurso
Concursos são uma ótima maneira de engajar o público e fortalecer a sua marca! Um dos mais clássicos é o famoso concurso de “melhor comentário”, “melhor foto/vídeo” sobre um assunto específico.
Nós aqui do Nex adoramos conhecer mais a fundo nossos clientes, no nosso último concurso, por exemplo, pedimos que os clientes compartilhassem em nossas redes sociais uma experiência positiva que tiveram com nossa equipe de atendimento.
Essa estratégia ajuda não somente a engajar seu público atual, mas também a melhorar a reputação de sua marca para novos clientes. Veja alguns exemplos:
- Em caso de papelarias, concursos de desenhos/pinturas utilizando materiais da loja são uma boa ideia. Lojas de maquiagem e cosméticos podem usar a mesma estratégia!
- Em lojas de bijuterias e de calçados, é possível premiar o vídeo mais curtido de “unboxing”, pedindo aos seus consumidores para desembalar os produtos de sua loja de uma forma criativa.
- Para lojas de roupas: promova desafios de estilo, como “melhor look montado com peças da loja” ou “transformação de visual”. Peça aos clientes para postarem fotos com as roupas e marcarem sua loja.
- Para mercadinhos e mercados de bairro: crie desafios como “receita com produtos da loja” ou “compra do mês mais econômica”. Os clientes podem enviar fotos ou vídeos mostrando o que prepararam ou compraram.
- Para distribuidoras de bebidas: promova concursos com temas como “melhor geladeira personalizada com nossos produtos” ou “foto mais criativa do seu churrasco com as bebidas da loja”.
8. Chame a atenção com lançamentos
Se você está pensando em anunciar um novo produto ou serviço em sua loja, aproveite o Dia do Cliente para aumentar a visibilidade do seu lançamento! Divulgue as novidades um pouco antes para os clientes mais assíduos como forma de recompensa pela sua fidelidade.
Mas se um lançamento ainda não está em seus planos, uma saída é negociar com seus fornecedores e oferecer produtos exclusivos para a data, com vendas limitadas.
Para turbinar sua estratégia de divulgação, faça uso dos gatilhos de venda de novidade e escassez. Entenda o que são e como aplicá-los, clicando aqui.
9. Ofereça um benefício para o mês inteiro
Você deve conhecer algumas marcas que decidem estender o Dia do Cliente e oferecer benefícios durante o mês inteiro.
Pensando nos pequenos e médios comércios, não são todas as ações que podem ser aplicadas durante o mês inteiro, mas ainda assim é uma estratégia muito interessante a se pensar que pode trazer bons benefícios.
Oferecer brindes o mês inteiro ou frete grátis talvez fique inviável, mas outras estratégias como descontos progressivos e um sorteio por semana seja mais fácil.
Planejamento e organização são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia.
10. Invista em um bom atendimento
É claro que o atendimento ao cliente é importante em qualquer data. No entanto, em datas comemorativas, como o Dia do Cliente, vale uma atenção especial. Ser bem atendido pelo vendedor conquista clientes e gera maior identificação com a sua marca.

Certifique-se que toda a sua equipe, mesmo que pequena, esteja motivada e preparada para fazer o cliente se sentir especial em seu dia.
Aqui no blog, temos um artigo repleto de dicas sobre como melhorar o atendimento em sua loja, confira aqui.
11. Forneça experiências autênticas e diferentes
Fuja do óbvio e use sua imaginação para incrementar as ações convencionais e torná-las únicas e envolventes.
Que tal fazer uma decoração especial para atrair a atenção de clientes e pedestres? E uma live no Instagram interagindo com seu público? Para deixar essa ação ainda melhor, experimente chamar um convidado especial para falar com seus seguidores também.
Adicione um toque especial em cada ação que decidir fazer, experiências positivas geram sentimentos alegres, e é isso que vai fazer seu cliente querer voltar a comprar com você!
Dicas para planejar ações para o Dia do Cliente
Saiba o que você deve considerar para tornar suas estratégias para este dia mais assertivas:
Conheça seu consumidor
Se você acompanha nosso blog, sabe que não é a primeira vez que destacamos a importância de conhecer o seu cliente. Isso ajuda a melhorar seu atendimento, criar relacionamentos mais duradouros e cativar novos clientes.
Entender quem são as pessoas que compram com você, suas preferências, hábitos, faixas etárias, estilos de vida e até mesmo o que valorizam no atendimento, permite que você ofereça exatamente o que elas procuram. Isso não só melhora o atendimento, mas fortalece o relacionamento e cria vínculos de confiança e fidelidade.
Aqui vão algumas formas práticas de conhecer melhor seu consumidor:
- Pergunte diretamente o que ele procura ou o que achou da compra.
- Faça pesquisas de satisfação periodicamente.
- Use o histórico de vendas para identificar padrões de comportamento e produtos mais comprados por cada cliente.
- Crie um cadastro simples com nome, data de nascimento e canais de contato preferidos.
- Atenção aos feedbacks: eles mostram pontos fortes e oportunidades de melhoria no seu negócio.
- Ofereça cupons personalizados ou indicações de produtos com base no que ele já comprou.
Planeje suas ações com antecedência
Definir cada um dos passos de suas ações é uma parte crucial que você não pode abrir mão.
Falamos em outros itens, mas é importante destacar essa etapa tão importante para o sucesso da estratégia e da sua loja.
Organize o que será feito, quando será feito, por quem, como vai ser a divulgação, avalie o aspecto financeiro do seu negócio para garantir que você pode fornecer bons descontos, enfim, quanto mais detalhado for o seu planejamento, menores as chances de você encontrar surpresas desagradáveis no meio do caminho.
Conheça e respeite os direitos do consumidor
Conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é essencial para que sua loja esteja de acordo com as práticas estabelecidas no documento oficial e criar uma boa relação com o cliente.

Além disso, de acordo com a Lei Nº 12.291, é obrigatório que estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços mantenham um exemplar do CDC em local visível e de fácil acesso ao público, passível de multa para quem não cumprir.
Prepare seu estoque
Quando datas comemorativas ou períodos de alto movimento se aproximam, como o Dia do Cliente, é fundamental que você se prepare, começando com um bom planejamento de estoque.
Planeje seus pedidos com antecedência. Antecipar-se é uma forma de garantir melhores negociações com fornecedores, evitar rupturas de estoque e ainda se proteger de atrasos na entrega. Afinal, não tem nada mais frustrante do que atrair o cliente com uma boa campanha e não ter o item disponível na hora da venda.
Aqui vão algumas dicas práticas para otimizar a preparação do estoque:
- Use um sistema de gestão que indique quais produtos tiveram mais saída no mês do Dia do Cliente.
- Avalie quais foram os produtos mais vendidos no Dia do Cliente anterior ou nos últimos meses para saber quais itens valem reposição rápida e quais produtos podem ser comprados sob demanda.
- Organize o espaço da loja para dar destaque aos itens em promoção ou mais buscados.
- Tenha um sistema de gestão que permita criar categorias para produtos “campeões de venda” e acompanhe de perto o desempenho deles.
- Monte kits com produtos parados ou de menor saída, combinando com os de maior procura.
Seguindo essas dicas, você terá um melhor desempenho nas vendas da data e isso ajudará a melhorar suas próximas estratégias de promoção.
Personalize seu atendimento
Atendimento personalizado é um dos maiores diferenciais que um pequeno comércio pode oferecer. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença na percepção do cliente.
Chamar o cliente pelo nome, lembrar das últimas compras que ele fez, perguntar se gostou de determinado produto ou até mesmo sugerir algo com base no que ele já levou... tudo isso demonstra atenção, cuidado e cria uma relação de confiança.
Esse tipo de conexão torna a experiência muito mais humana e agradável. E o melhor: aumenta consideravelmente as chances de fidelização e indicações.
Aqui vão algumas ideias práticas para colocar em ação:
- Use um sistema que registre o histórico de compras dos clientes e detalhes como data de aniversário.
- Ofereça produtos relacionados ou complementares ao que o cliente costuma comprar.
- Lembre de datas importantes para aquele cliente e envie promoções personalizadas.
- Mantenha um canal de comunicação direto (como WhatsApp) para tirar dúvidas e manter o relacionamento ativo.
Cuide do pós-venda
O relacionamento com o cliente não termina quando a compra é concluída, na verdade, é aí que ele pode se fortalecer ainda mais. Manter um bom pós-venda é essencial para fidelizar quem já comprou com você e aumentar as chances de retorno e indicações.
Invista em ações simples, mas eficientes, como mensagens de agradecimento personalizadas, envio de promoções exclusivas e pesquisas de satisfação para entender como melhorar ainda mais a experiência.
Nessa data especial, aproveite para reforçar esse vínculo com uma mensagem de Dia do Cliente. Você pode enviar por WhatsApp, e-mail ou redes sociais, o importante é mostrar que lembra e valoriza quem escolheu comprar com você.
Veja mais sobre o assunto em nosso texto “Pós-venda: saiba o que fazer para encantar seus clientes”
Simplifique o planejamento com um sistema de gestão
Com um sistema de gestão, você consegue criar promoções, controlar estoque, registrar vendas, cadastrar clientes, gerar relatórios completos e muito mais. Tudo isso te ajuda nas estratégias para datas especiais, economiza tempo e reduz erros, deixando você mais livre para focar no cliente.
Todos esses recursos você encontra no Nex! Um sistema de vendas que possui recursos de controle de promoção, estoque, cadastro de clientes, controle de entregas, PDV e todas as facilidades para você preparar sua loja para datas especiais. Acesse Nex na Web e crie sua conta agora mesmo.
Conclusão
Lembre-se, no Dia do Cliente seus consumidores esperam receber algum tipo de reconhecimento: homenagens, presentes ou até mesmo um simples elogio.
Cada pequena ação que você fizer para deixar o coração de seus clientes mais quentinho neste dia é válida, por isso não deixe de aproveitar!
Gostou das dicas? Comece a aplicar na sua loja e aproveite o melhor desta data!

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!