O conceito de marketing local diz respeito às estratégias que podem ser usadas para fazer uma segmentação de clientes baseada na localização. O objetivo é alavancar as vendas do negócio, focando nos resultados.
Este texto é para quem quer aprender diversas formas de utilizar o marketing local para dar maior visibilidade à sua loja, atraindo mais clientes que residem ou transitam na região, com exemplos práticos e os principais benefícios dessa estratégia.
Boa leitura!
O que é marketing local?
O marketing local é o conjunto de ações e promoções feitas para divulgar um negócio em uma região específica, usando o segmento geográfico para focar nas pessoas que moram ou circulam perto do estabelecimento.
Qualquer ação de comunicação precisa levar em conta onde o público está. Por isso, a ideia é focar em estratégias que ajudem a atrair quem mora ou trabalha perto do seu negócio.
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Por que o marketing local é tão eficiente?
O marketing local é muito eficiente porque todas as estratégias são focadas exatamente no consumidor final, aquele que está nas imediações do seu negócio.
Mas vale ressaltar que, mesmo sendo muito eficiente, o marketing local não deve ser a sua única frente.
Ela pode e deve ser combinada com outras estratégias para alcançar resultados ainda mais favoráveis.
Quais os principais benefícios do marketing local?
O marketing local destaca seu negócio e direciona suas estratégias ao público correto.
Essa estratégia também melhora seu relacionamento com os clientes, valorizando aqueles que estão mais propensos a comprar na sua loja.
Além de oferecer informações fundamentais sobre os seus clientes, também estimula a percepção dos consumidores próximos sobre a qualidade do seu estabelecimento e dos seus produtos.
Como implementar o marketing local?

Entenda quem é a sua persona
A maneira mais efetiva de aplicar o marketing local é coletar informações importantes dos seus possíveis fregueses para facilitar a construção do seu consumidor ideal (persona).
Assim você cria um diálogo mais assertivo com o público, abrindo caminhos para mais vendas.
Defina os objetivos da sua estratégia
Toda estratégia precisa de um objetivo bem definido, pois só assim você conseguirá saber se alcançou um resultado positivo.
Estabeleça metas realistas sobre fidelização, número de vendas ou aumento do ticket médio, por exemplo.
Compartilhe com seus colaboradores e acompanhe os resultados de perto. Lembrando que, sempre que for necessário, faça ajustes nas metas ou até mesmo no propósito delas.
Escolha as ferramentas
Você pode considerar como ferramenta de marketing local tudo que ajude o cliente a encontrar informações ou melhorar a percepção sobre o seu produto ou serviço.
Placas, iluminação, fachadas ou até mesmo panfletagem podem ajudar na divulgação.
Mas não se esqueça das ferramentas digitais: conte com anúncios nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e, principalmente, os recursos grátis do Google, como o Perfil da empresa no Google.
Ofereça um atendimento de excelência
Aplicando tudo o que foi dito aqui até agora, você colhe informações suficientes para saber como seu cliente prefere ser atendido.
Um bom atendimento é a garantia do retorno do seu cliente. Um atendimento de excelência transforma seu consumidor em um divulgador do seu negócio.
Aplique a empatia e, principalmente, a honestidade para garantir que comprar na sua loja seja sempre uma experiência positiva.
Incentive avaliações de clientes

É importante que você estimule seus clientes a avaliarem sua loja nas redes sociais.
Avaliações positivas atraem ainda mais clientes, dando autoridade ao seu empreendimento e aumentando a confiança dos seus possíveis compradores.
Esse assunto foi abordado de forma mais completa em outro texto do nosso blog. Caso queira saber mais, clique aqui para ler sobre os 9 principais gatilhos de venda.
Trabalhe com o SEO local

O SEO local é uma estratégia que envolve o processo de otimização da sua presença na internet para atrair mais negócios por meio de pesquisas locais.
Sendo que pesquisas locais são aquelas que incluem localização de alguma forma, como “restaurantes em Curitiba” ou “sorveterias perto de casa”, por exemplo.
Aliar o SEO local com estratégias de marketing digital para negócios locais, como redes sociais ativas, vai ajudar seu comércio a se destacar ainda mais.
Quanto mais informações a internet e, principalmente, o Google tiverem sobre o seu negócio, maiores são as chances do seu cliente ir ao seu encontro.
Você pode aprender mais sobre como colocar o seu comércio no Google sem pagar nada clicando aqui.
Estratégias para fazer um marketing local de sucesso

Investir na segmentação
Ao invés de divulgar seu comércio para o maior número de pessoas, cujo interesse no seu produto pode ser baixo, direcione seus recursos para encontrar as pessoas que definitivamente comprariam na sua loja.
Colete o maior número de informações sobre o público-alvo e direcione suas estratégias e recursos para alcançá-lo com assertividade. Vale mapear hábitos de consumo, faixa etária, gênero, etc.
Priorizar os clientes mais importantes
Isso é algo que falo sempre aqui no blog e que você vai encontrar em grande parte da literatura sobre empreendedorismo: encontrar um cliente novo custa mais do que fidelizar um cliente antigo.
Fique de olho no perfil dos seus clientes mais constantes e documentos as características mais constantes entre eles.
Quando tiver um perfil mais consistente, invista em alcançar mais pessoas com as mesmas características.
Tendo isso em mente, promoções direcionadas para esse público específico têm mais chances de sucesso, por exemplo.
Usar as ferramentas do marketing digital
O próprio Instagram comercial, por exemplo, dá informações fundamentais sobre o seu público: gênero, idade e localização.
Outras ferramentas vão oferecer o mesmo para ajudar a compreender os hábitos de navegação do seu público na internet.
Isso facilita muito na hora de se aproximar dos seus clientes e abrir espaço para tirar dúvidas, sem ruídos na comunicação.
Analisar as ferramentas de geomarketing
Não adianta muito ter acesso a um recurso e não utilizá-lo propriamente.
Além de acessar as informações oferecidas pelas ferramentas de geomarketing, você precisa aprender a como e quando utilizá-las.
Analisar profundamente as ferramentas de geomarketing vai te ajudar a interagir melhor com seu público e o momento mais propício para isso. Veja alguns exemplos de ferramentas para geomarketing:
Explorar as plataformas digitais
Aqui eu retomo a importância da internet para o negócio local.
Alguns negócios não se adaptam muito bem ao universo digital, mas isso não significa que não possam buscar relevância através de anúncios com segmentação local, por exemplo.
Utilize o poder do WhatsApp e demais redes sociais para estabelecer seu comércio como acessível, atual e consequentemente, atingir mais pessoas.
Aproveitar a audiência dos buscadores locais
Buscadores locais funcionam como o Google e, ajudam as pessoas a encontrarem informações, produtos ou serviços em uma localização específica.
Alguns exemplos de ferramentas usadas como buscadores locais são: Google, Bing, “Localizações” no Instagram.
Investir em buscadores locais pode ser uma ótima oportunidade para conseguir mais visibilidade para a sua loja, além de aumentar a possibilidade de se posicionar melhor nos resultados das buscas sem investimento em anúncios ou impulsionamentos.
Se a sua região tem um guia local, procure por uma parceria. A oportunidade de ter um espaço para apresentar seu negócio em uma plataforma bem segmentada pode aumentar significativamente a procura pelos seus produtos ou serviços.
Fortalecer laços com a comunidade
No marketing local, é necessário considerar também as estratégias a serem desenvolvidas fora da internet.
Uma delas é apoiar eventos realizados pela comunidade, oferecendo patrocínio para projetos sociais. Esse tipo de iniciativa tende a fazer com que um negócio seja bem visto pelos moradores.
É possível ainda fazer parcerias com outros negócios e profissionais localizados na mesma região. Dessa forma, é possível alcançar clientes que consomem em outros estabelecimentos.
Otimizar seu conteúdo online
Entre os exemplos de marketing local na internet está a construção de conteúdo ou sites otimizados, que permitem entregar soluções personalizadas aos usuários.
Se você produz conteúdo para algum blog, ou para redes sociais, por exemplo, pode começar a utilizar palavras e termos que já são pesquisados pelo seu público ou que são tendência no seu nicho.
Esses termos e tendências podem ser encontrados através da ferramenta gratuita Google Trends. Isso vai tornar seu conteúdo mais visível pelas pessoas que procuram por esses termos.
Além disso, sites otimizados também são importantes para uma boa relevância nos resultados de busca online.
Qual a diferença entre marketing local e individual?
O marketing local tem por objetivo principal a segmentação de um público próximo a um estabelecimento, voltando suas estratégias para firmar a relação entre um consumidor e o comércio local.
Enquanto o marketing individual consiste em preparar uma linha de comunicação ou de produtos para atender somente a uma parcela de consumidores, como customizações de roupas por encomenda.
Como, por exemplo, o caso de joalherias que confeccionam seus produtos a partir do direcionamento dos seus clientes, tornando cada peça única, individual.
Quais os melhores canais para aplicar o marketing local?
O melhor canal para colocar em prática o marketing local é, sem dúvida, o “Perfil da empresa no Google".
E as razões são bem simples: o Google favorece os próprios resultados, é um recurso gratuito e é completamente voltado para as estratégias de marketing local. Além disso, é extremamente simples de ser usado e as manutenções são poucas e pontuais.
Um outro recurso que é uma ótima opção para quem não quer investir num site é o catálogo online. Ele permite que seu público visualize seus produtos de forma prática, seja acessando o link pelo Google ou pelas redes sociais como WhatsApp e Instagram.

Com isso, você facilita a jornada de compra, aumenta as chances de venda, já que o consumidor pode consultar preços, descrições e disponibilidade sem precisar sair de casa.
E por fim, um canal que vem rapidamente se ajustando para estimular e gerar negócios é o Instagram.
Além da possibilidade de fechar vendas diretamente pela plataforma, você divulga com clareza os seus produtos e ainda pode interagir com possíveis clientes, fortalecendo a percepção da sua marca.
E é claro que essas três plataformas não anulam o potencial de redes sociais como o Facebook e WhatsApp, por exemplo.
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Conclusão
Agora que você entendeu como funciona o marketing local e como pode ser uma frente de baixo custo entre as suas estratégias, já pode começar a colocar em prática todas as dicas.
Não esqueça da importância de combinar com outras estratégias e explorar todos os recursos que estão disponíveis de forma gratuita.
Esse texto foi uma colaboração com a equipe do blog UP Sites.
Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.




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