8 sinais de que sua loja precisa de um sistema de gestão

Será que o seu negócio está precisando do auxílio de um sistema de gestão? Descubra lendo o texto a seguir!

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O que você vai ver nesse texto:

Quem trabalha com comércio sabe que o cotidiano é corrido, com inúmeras áreas e processos para administrar. Por conta disso, atualmente, lojas de segmentos variados estão em busca de ter um gerenciamento mais profissional e organizado, por isso muitas adotam um sistema de gestão integrado. 

Utilizar essa ferramenta no seu negócio, pode melhorar o controle de estoque, o controle de caixa, a controlar os gastos, na melhoria das vendas e manter a loja com saldo positivo. 

Por conta dessas situações, preparei este post com 8 sinais de que a sua loja precisa de um sistema de gestão. Leia para saber mais sobre esse assunto! 

Que tal facilitar a gestão do seu negócio? Com o Nex, você pode gerenciar todas áreas do seu negócio em poucos minutos! Conte com: Cadastro de produtos, Controle de vendas, Controle de estoque, Controle de caixa, Vendas online, Gerador de relatórios e muito mais. Conheça todos os recursos do Nex!

8 Sinais de que está na hora de investir em um sistema de gestão

Descubra agora se você precisa da ajuda de um sistema de gestão para sua empresa: 

1. Há muitos processos para cuidar

No final do mês, os comerciantes precisam averiguar todos os dados para ver como estão a venda de produtos, os lucros e a saúde financeira. Fazer essa análise manualmente pode ser cansativa e tomar muito tempo do dia de trabalho. 

Muitas vezes o gestor até desiste de conferir as informações detalhadamente porque pode ocorrer a falta de algum dado importante e consequentemente ter uma falha. 

Se você tem um negócio que precisa administrar vários setores, é preciso da ajuda de um sistema de gestão integrado, como o Nex. Com ele, você consegue concentrar tudo num único sistema, facilitando o encontro de informações importantes. 

2. Baixa produtividade e automatização na loja

O excesso de burocracia é um fator que afeta a produtividade da equipe e do empreendedor. Utilizando um sistema PDV, ele agiliza o atendimento e registra todas as vendas que foram realizadas. Além disso, ele facilita o cadastro de produtos e a gestão de estoque. 

O excesso de burocracia é um fator que afeta a produtividade da equipe e do empreendedor. Afinal, todas as informações da empresa estão correlacionadas e precisam ser analisadas separadamente para verificar aspectos específicos da gestão, para que depois você possa juntar os dados e ter uma visão melhor do que está acontecendo com o seu negócio. 

Normalmente, os gestores montam uma planilha e colocam todas as informações, mas esse processo pode demorar e acarretar atrasos ou perdas de materiais importantes. 

Automatizando a sua loja, ajuda no aumento da produtividade e desempenho do seu negócio. Pois, a economia de tempo para execução das tarefas, a centralização das informações em um único sistema. 

3. Dificuldade para encontrar informações importantes facilmente

Sabe aquela sensação de perder algo e não conseguir achar? Esse sentimento pode ocorrer na hora de procurar informações importantes. Porque alguns dados podem ficar no financeiro, no estoque, no caixa e por aí vai. 

Um sistema de gestão pode mudar essa rotina no seu negócio. Ele é capaz de agilizar processos, de manter as informações atualizadas, de facilitar o fluxo e de ajudar o empreendedor a ter estratégias mais assertivas. 

4. Inconsistências no caixa

No entanto, podem ocorrer erros na hora de fechar o caixa. 

Fazer a contagem e anotar manualmente os valores do caixa pode ser um processo cansativo e alguns dados podem passar despercebidos, comprometendo a saúde financeira da sua loja. Por isso, busque por formas alternativas de organização, como um sistema de controle de caixa

Com ele, você consegue fazer abertura e fechamento de caixa com mais facilidade e evita que ocorra quebra de caixa frequentemente. Além disso, ele permite que você foque o tempo em outras atividades.

5. Problemas para controlar o estoque

Faltam produtos essenciais para o aumento das vendas? Está sobrando mercadorias que foram compradas em excesso? Essas duas perguntas podem indicar uma gestão de estoque ineficiente e pode resultar na perda de lucro e de clientes. 

Para evitar que essas duas situações aconteçam, é preciso ter muita atenção na gestão de estoque. O sistema de gestão de estoque Nex oferece recursos necessários para um controle de estoque eficiente. Utilize a tecnologia ao seu favor para melhorar as áreas da sua loja. 

6. Ausência de relatórios gerenciais

Você precisa administrar diversas áreas da sua empresa? Se sim, é necessário que você faça relatórios para juntar todas as informações do seu negócio. 

Fazer essa tarefa manualmente pode acarretar em erros e retrabalhos. Por isso utilizar um software de gestão, evita que você fique parado em uma atividade por muitas horas e agiliza na tomada de decisões e preparar estratégias mais assertivas para o aumento das vendas, dos canais de comunicação, do relacionamento com os clientes e do controle de estoque. 

Com o gerador de relatórios do Nex, você tem todas as informações do estoque, de despesa e do faturamento em minutos! 

7. Falta de controle dos funcionários

Gerenciar manualmente um grande volume de informações e dados dos seus funcionários pode gastar bastante tempo, não é mesmo? Sem contar que você pode perder informações como, os dados pessoais do colaborador, a carga horária, a folha de pagamento e o controle de comissão

Se você tem funcionários que cuidam de setores específicos no seu negócio é essencial ter um sistema de gestão que te ajude a gerenciar todos esses processos. Um operador de estoque, por exemplo, precisa ficar atento na falta de produtos para que não prejudique a venda, utilizando um recurso de gestão de estoque, o estoquista não precisará se preocupar com falhas ou perda de mercadorias. 

8. Complicações no planejamento e na tomada de decisões

Para um planejamento seguro é preciso de uma análise detalhada dos números. Quando o armazenamento dos dados é feito através de anotações manuais, como em papéis ou ferramentas separadas, o trabalho ficará mais pesado e demandará mais tempo.    

Para que o negócio mantenha-se em pleno crescimento é necessário criar planos com base em dados anteriores, porque com eles, você poderá comparar o desempenho em diferentes períodos para o crescimento do seu negócio, identificando as áreas de sucesso, as melhores estratégias e definir os objetivos concretos a curto, médio e longo prazo. 

Esse entrave é um sinal de que a sua loja precisa de um sistema de gestão. O software permite que você realize projeções baseadas nesses relatórios gerenciais, além disso, ele armazena as informações relevantes do negócio. 

Após você ter visto os sinais de que a sua loja precisa de um sistema de gestão integrado, no tópico abaixo irei te apresentar as vantagens de investir em um sistema de gestão.

Vantagens de usar um sistema de gestão

O objetivo do sistema de gestão para empresas é otimizar os resultados e tornar a vida do empreendedor mais fácil. 

Ao incluir um sistema de gestão no operacional de um comércio, muitos processos são automatizados e reunidos em um só lugar. Pensando nisso, separei três vantagens para utilizar um software de gestão na sua loja: 

  • Redução de custos: um dos principais benefícios é a redução de custos para empresa. O sistema permite que você tenha uma melhor organização financeira, ou seja, com um software de gestão é possível visualizar todos os gastos de maneira eficiente. 
  • Automatização de processos: ao automatizar os processos, a loja atinge a produtividade ideal e, consequentemente, aumenta o seu lucro. Um sistema de gestão integrado garante a otimização de tarefas rotineiras, facilitando o preenchimento e a análise de informações. Evitando erros e os resultados alcançados serão mais favoráveis. 
  • Organização de dados importantes: outro benefício é a facilidade de comunicação entre setores através da centralização de informações. Manter os dados de desempenho unificados em sistema de gestão, permite que o empreendedor tome decisões mais estratégicas com rapidez. Além disso, é possível acompanhar as mudanças dos dados em tempo real. 

Você está a poucos passos de otimizar a sua loja. Com o Nex, você tem recursos que ajudam a ter uma rotina organizada e todas as informações do seu negócio estarão em um só lugar. Teste por 14 dias gratuitamente! 

Conclusão

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, são muitos dados e informações para analisar. Então ter um sistema que te ajuda a alcançar objetivos estabelecidos pode ser uma mão na roda.

Lembre-se de utilizar a tecnologia ao seu favor, pensando sempre na qualidade da sua rotina e na saúde do seu negócio. 

Espero que esse texto tenha esclarecido os sinais de que a sua loja precisa de um sistema de gestão. 

Obrigada por ler até aqui! 

Te vejo em próximas postagens, até logo!

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Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

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